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    Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior
    (2024-03-08) Costa, Tarcísio Barbosa da; Alencar, Andrêza Leite de; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6560255346406064
    A evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão.
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    Uso de análise de sobrevivência como ferramenta na obtenção de indicadores de permanência no ensino superior
    (2024-03-06) Silva, Lhaíslla Eduarda Cavalcanti Rodrigues da; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/7477398253297436
    Este trabalho propõe uma abordagem integrada de técnicas estatísticas, Business Intelligence e conceitos de Data Science para criar um modelo de análise de sobrevivência visando compreender a permanência dos estudantes no ensino superior. Utilizando cursos de computação como estudo de caso, diferentes grupos são comparados para calcular a probabilidade de permanência dos discentes até o termino do curso. O trabalho faz uso da plataforma SABIA para dar suporte à gestão orientada a dados, destacando a importância das ferramentas tecnológicas na análise acadêmica. Os resultados revelam padrões entre os cursos de uma mesma área ao considerar a evasão como evento de interesse, apresentando quedas mais acentuadas nos períodos iniciais, especialmente em momentos críticos, como no segundo semestre, que apresentam probabilidades de permanência mais baixas em relação ao primeiro semestre, assim como o a modalidade de ingresso Outros que nos períodos finais refletem ocorrência da evasão, evidenciando a importância de intervenções personalizadas para evitar a evasão e desperdícios de recursos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz das instituições de ensino superior.
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