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Navegando por Assunto "Interação social"

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    A caracterização do brincar livre de crianças com transtorno do espectro autista
    (2024-10-01) França, Gabriela Souza de; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
    Este estudo tem como objetivo analisar o brincar livre de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem a interferência de adultos, visando compreender os padrões, preferências e desafios que emergem nesse contexto. O brincar, uma atividade fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, apresenta características distintas em crianças com autismo, que podem enfrentar dificuldades de interação, comunicação e criatividade nas atividades lúdicas. A revisão da literatura aponta que as crianças com TEA tendem a apresentar déficits na brincadeira simbólica e imaginativa, impactando a variedade de suas interações lúdicas. A partir de uma intervenção em um ambiente lúdico, foram observadas as experiências motoras e sociais dessas crianças, buscando explorar como ocorrem suas interações quando expostas ao brincar livre. Este estudo visa contribuir para uma maior compreensão das necessidades específicas do brincar em crianças com autismo, promovendo intervenções mais eficazes e respeitando sua autonomia.
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    Análise dos desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo
    (2021-12-09) Silva, Rosimery Alves da; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/7050666326578421
    O estudo apresenta como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa é de natureza qualitativa, de característica descritiva. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física da UFRPE, tomando com base as experiências do PSTP durante o período de fevereiro de 2019 a março de 2020. Considerando as memórias e anotações da monitora, foram analisados os comportamentos dos beneficiados, com foco nos principais desafios relacionados à interação social entre todos os participantes do programa, bem como as possibilidades que foram testadas e implementadas para superar os desafios encontrados. Os resultados da análise demonstraram que as principais dificuldades foram: na comunicação verbal e não verbal e nas relações pessoais, ao passo que as possibilidades testadas para superação dessas dificuldades foram: atendimento individualizado, conhecimento das particularidades do beneficiado, estabelecimento de rotinas e intervenções com atividades colaborativas. Conclui-se que as dificuldades na comunicação dos beneficiados do PSTP, em função das suas características, foram ser superadas por meio, principalmente, do estabelecimento de rotinas nas atividades, pois essas aumentaram o engajamento e, consequentemente, os processos de comunicação.
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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.
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    Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade estudantil: uma reflexão sobre a importância do acolhimento cultural a estudantes estrangeiros
    (2022) Silva, Kildare Rossano dos Santos; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/9607116458190818
    Neste estudo, nosso objetivo é refletir acerca da importância do acolhimento cultural aos estudantes estrangeiros e, a partir dessa reflexão, como podemos aprimorar nossas práticas de receptividade e acolhida ao alunado em questão. O estudo foi idealizado a partir de observações/percepções acerca das vivências culturais durante uma prática de docência do curso de Português Língua Estrangeira (PLE), numa cooperação entre Núcleo de Internacionalização (NINTER) e Núcleo de Idiomas (NID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Como fundamentação do objeto aqui estudado, é apresentado um apanhado teórico acerca da concepção de língua como meio de interação e sua relação com a cultura, finalizando com algumas questões a refletirmos a fim de aprimorar nossas práticas de acolhimento.
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    O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice
    (2018) Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/3956248009938233
    As mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas.
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