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    As abordagens historiográficas recentes sobre o jesuíta Jorge Benci e os novos horizontes de pesquisa
    (2024-12-03) Maia, Sheyla Mafra Holanda; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/8345867252412083
    Os estudos historiográficos sobre Jorge Benci estão longe de serem abundantes se comparados aos de jesuítas que lhe foram contemporâneos, como Antônio Vieira. A escassez de trabalhos talvez se justifique pelo fato destes estarem, quase sempre, limitados à análise da obra benciana Economia cristã dos senhores no governo dos escravos (1705), circunscrevendo os debates sobre o jesuíta itálico e suas produções apenas ao tema da escravidão africana. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar a historiografia produzida sobre Jorge Benci, desde a década de 1980, com o fim de apontar novos questionamentos e caminhos de análise para as futuras pesquisas sobre o padre jesuíta.
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    As artes do desenho e da pintura na Olinda colonial: os artífices jesuítas e suas obras. (1551-1759)
    (2020-10-26) Patriota, Paulo José Falcão; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/7683702803374338
    O seguinte trabalho investigou os irmãos coadjutores da Companhia de Jesus incumbidos do ofício da pintura, escultura e outros ofícios ligados à arte do desenho - como carpinteiros, douradores e entalhadores, residentes e atuantes no Real Colégio Jesuíta de Olinda e sua possível oficina de arte, entre os séculos XVI e XVIII. Inicialmente, compreendemos os principais problemas e discussões referentes ao conceito de Barroco e seus múltiplos usos pela historiografia européia e brasileira, sendo às artes picturais nosso enfoque. Em seguida, auxiliados pela extensa obra do historiador Serafim Leite e pelos Catálogos Trienais da Companhia de Jesus, realizamos um levantamento prosopográfico dos artífices inacianos e suas obras.
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    Filhos bem criados, estudantes bem formatos: a Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684), uma educação para além do ensino escolar
    (2022-09-23) Silva, Sandro Victor Vilar da; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/3800869029694200
    O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de documentação primária da obra Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684) do padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Pretendemos trazer novas reflexões acerca do conteúdo da obra, destacando seu caráter pedagógico prescritivo, característico de um tratado de política de crianças para as comunidades luso-americanas do final do século XVII. Inserindo a obra no contexto maior de uma literatura pedagógica voltada para educação pueril de influência humanista erasmiano, voltada para as crianças que se tornariam os futuros estudantes dos Colégios pertencentes à ordem na América Portuguesa. Partindo do entendimento da literatura como sistema de Antônio Cândido, analisamos obra, autor e público-alvo de maneira integrada. Fazendo uso da metodologia do contextualismo linguístico, buscamos enquadrar a obra como objeto orgânico localizado no tempo e o autor como um agente histórico transpassado por influências e motivações.
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