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    A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais
    (2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A problemática de pesquisa que norteou este estudo foi: como o conteúdo de ensino Jogo pode contribuir para a socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em analisar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. E como objetivos específicos definimos: compreender a importância do jogo no processo de socialização na escola e na educação física; compreender o Jogo como conteúdo de ensino da educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais; identificar o conteúdo de ensino Jogo proposto nas políticas educacionais e matrizes curriculares da educação física no Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, examinando artigos acadêmicos que abordam a relação entre o conteúdo de ensino Jogo e a socialização dos estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o conteúdo de ensino jogo desempenha um papel significativo na promoção da socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais. Este conteúdo contribui para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais e emocionais dos estudantes. Em particular, destaca-se sua influência positiva na dimensão social, na qual os jogos facilitam a interação entre os alunos, promovem a cooperação e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. O Jogo é um conhecimento vasto que está sendo cada vez mais desvendado, permitindo-nos compreender suas diversas facetas, não sendo apenas considerado como uma atividade relacionada à infância ou ao simples ato de “brincar por brincar”, pelo contrário, reconhecemos seu valor educacional como conteúdo de ensino da Educação Física, ou seja um conhecimento cultural relevante para o processo de socialização no contexto escolar.
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    A educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimento
    (2021-12-02) Andrade, Quesia Gouveia de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os jogos surgiram na história da humanidade, seus desenvolvimentos e como se apresentam hoje; categorizar os diferentes tipos de jogos existentes na atualidade; e identificar as contribuições dos jogos populares para a educação física escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente de artigos científicos publicados em Português entre os anos de 2011 e 2021, desenvolvida numa abordagem qualitativa, e realizada nos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), e nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde buscamos aprofundar o tema jogos populares e suas contribuições na formação do desenvolvimento desses sujeitos. Para essas análises, nos fundamentamos no historiador Johan Huizinga, no que tange a discussão sobre a origem e transformação dos jogos ao longo do tempo; em autores como Fausto Amaro e Tizuko Kishimoto, para caracterizar e conceituar os jogos, bem como para compreender sua relação com a educação, juntamente com o Coletivo de Autores, que trata do conceito de “Cultura Corporal”; e nos trabalhos de Adriana Friedmann, Camila Valduga e Roger Caillois, para a categorização dos diferentes tipos de jogos existentes na atualidade. Apesar da literatura indicar que os jogos populares são um importante instrumento para o desenvolvimento, constituindo-se como um conteúdo que precisa ser tratado pedagogicamente pela educação física escolar, e como um patrimônio cultural, nossa pesquisa demonstra que, atualmente, eles estão perdendo espaço para os jogos eletrônicos, e alerta para a necessidade de serem discutidos pela produção do conhecimento dentro da educação física escolar, devido a sua importância na prática pedagógica.
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    A importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no ensino fundamental anos iniciais
    (2023-04-28) Silva, Ana Paula Pereira; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3145178293717769
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar a importância do jogo enquanto conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física, partindo da problemática: Qual a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental dos anos iniciais - 1º ao 5º ano? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em publicações acadêmicas. E como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: identificar historicamente o conceito de jogo; compreender o conhecimento da Educação Física escolar; analisar o jogo como conteúdo de ensino nas propostas do Currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental anos iniciais; compreender o jogo como conteúdo de ensino da Educação Física escolar. A pesquisa busca responder teoricamente esses objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino Jogo é um importante conteúdo da Educação Física, principalmente no Ensino Fundamental anos iniciais, pois é um conhecimento que colabora na construção de diversos fatores como, desenvolvimento cognitivo, motor, criatividade, aspectos sociais, culturais e emocionais. O Jogo é um conhecimento amplo, que vem sendo desmistificado e assim passamos a entender suas múltiplas dimensões, não sendo associado apenas como apropriação do mundo infantil, do brincar pelo brincar, mas afirmando o seu valor educacional na perspectiva de conhecimento e conteúdo de ensino no âmbito escolar.
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    A influência das produções cinematográficas da Marvel de - 2008 até 2019 (Saga do infinito) - nas relações de consumo da sociedade atual: um estudo sobre o consumo de jogos como processo transmidiático
    (2024-03-11) Araújo, Giovanne Allan Rodrigues de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/8436503318974218
    Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o modelo de indústria cultural atual que influencia os consumidores jovens e adultos a consumir determinado produto derivado das produções cinematográficas da Marvel (2008 - 2019) levando em consideração de como esse modelo influencia no consumo de jogos digitais licenciáveis como modelo multimídia. Ao entender o que leva o consumidor a busca de determinados jogos utilizando a narrativa transmídia e o livro da cultura de convergência de Henry Jenkins, para embasamento teórico e metodológico, onde foi utilizado revisões bibliográficas de temas com intersecção ao trabalho. Foi utilizado como base inicial o conceito de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em 1944, se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. Será mostrado inicialmente por meio de sites a respeito da venda e consumo desses jogos relevantes que são correlacionados com o tempo de lançamento dos filmes em paralelo, sites como IGN, KOTAKU e ADRENALINE além do fórum oficial da Marvel Studios no REDDIT. Sites de conteúdo acadêmico também foram utilizados, sendo eles; SciELO, CAPES, Scopus e Google acadêmico. Teve como resultado, mostrar a importância e influência dos meios de mídia e da indústria cultural no modelo de consumo familiar das gerações X e Y.
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    Abordagens de questões étnico-raciais nas aulas de educação física
    (2021-11-30) Araújo, José Wagner de Lima; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0485749609983259
    Este trabalho buscou compreender as contribuições das abordagens de relações étnico-raciais nas aulas Educação Física para a formação antirracista dos estudantes. A sistematização de textos didáticos para o ensino do jogo percebe os desafios, as possibilidades e entende a importância em proporcionar afinidade com essa cultura. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa-ação sendo desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Física III - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O universo da pesquisa foi a turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, numa comunidade quilombola no município de Goiana- PE, através do ensino remoto. Os resultados mostraram que quando estabelecemos as relações étnico-raciais com os conteúdos da Educação Física nós legitimamos essa contribuição, proporcionamos afinidade com essa cultura, para assim construir pensamentos antirracistas. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos por adotar as abordagens de relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.
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    Contribuições do jogo popular “queimado” para a educação física escolar
    (2024-03-11) Silva, Darlen Maria Lima da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3478685409668532
    Esta pesquisa tem como propósito investigar o jogo popular queimado, partindo da problemática: quais as possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar. E como objetivos específicos: conceituar o jogo e o jogo popular como conhecimento historicamente construído pela humanidade; identificar o jogo e o jogo popular como conteúdos de ensino do componente curricular educação física e caracterizar o jogo queimado e sua origem histórica. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, visando responder tais objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino jogo, em específico o jogo popular queimado (queimada) se faz presente em todas as etapas de nossas vidas, sendo sistematizado e organizado como conteúdo de ensino na educação física. Concluímos que o jogo queimado traz contribuições relevantes: o acesso aos conhecimentos historicamente construídos pelo homem possibilita a socialização, a participação efetiva dos alunos durante as aulas, o diálogo, além de promover o desenvolvimento das funções mentais elementares e superiores, e ainda oportunizar a explorar as capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais de forma integral. Dessa forma, concluímos que, apesar dessa temática ser desafiadora, foram identificadas as contribuições desse jogo popular para a educação física, sendo necessário que os professores de educação física percebam a importância do resgate dos jogos populares, bem como ressaltem suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
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    Intencionalidade docente e sua relação com as brincadeiras na rotina da Educação Infantil
    (2023-09-12) Silva, Clecia Moreira da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6196625800412945
    O presente estudo tem como objetivo principal compreender a intencionalidade docente nas atividades de brincadeiras vivenciadas na rotina do grupo 03 da educação infantil em uma creche da rede municipal de Paudalho - PE. Busca-se compreender como o professor promove e direciona essas brincadeiras, mapeando quando e onde essas experiências ocorrem. A pesquisa é motivada pela experiência da pesquisadora em estágio em uma creche, onde percebeu a importância do brincar na educação infantil e a necessidade de planejar conscientemente esses momentos. Além disso, destaca-se a relevância social e acadêmica do estudo, enfocando a educação infantil e a investigação da intencionalidade docente nas atividades lúdicas. O estudo está organizado em três capítulos, abordando a concepção histórica de criança, a metodologia utilizada na pesquisa e a análise dos dados obtidos, destacando a relação entre a intencionalidade docente e as brincadeiras presenciadas. As conclusões ressaltam a importância da intencionalidade pedagógica na promoção de um ambiente de aprendizado enriquecedor na educação infantil
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    Jogos populares: uma revisão bibliográfica
    (2022-05-26T03:00:00Z) Silva Filho, José Fernando da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A prática dos jogos populares tem sido esquecida pelas novas gerações de crianças e adolescentes, que muitas vezes desconhecem ou conhecem superficialmente tais jogos, nesse sentido o presente estudo se propõe, a investigar como se encontra a temática jogos populares dentro da produção do conhecimento enquanto conteúdo da educação física. Para isso fomos buscar identificar como surgiu o jogo, como se desenvolveu historicamente e como se apresenta hoje. Além de descrever quais suas características e classificações. Também o analisamos enquanto conteúdo da educação física e como trata-lo pedagogicamente. Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, realizada nos periódicos das Revistas Movimento (UFRGS) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE). Após seleção e análise dos artigos encontrados, verificou-se que poucos estudos tinham relação com a temática jogos populares. A partir dos resultados encontrados podemos perceber que os jogos populares apesar do grande valor para educação e de sua importância como elemento da cultura popular, seguem perdendo espaço para outras práticas. Destacamos que o tema é bastante amplo e outros estudos serão necessários antes de uma completa compreensão deste fenômeno
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    O conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da política de educação do Ensino Médio das escolas estaduais de Pernambuco
    (2023-04-26) Monte, Paulo Henrique Souza do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Podemos afirmar que o jogo é uma expressão cultural na sociedade, constituído por práticas sociais situadas em diferentes contextos históricos, vivenciada nos variados locais. Sua vivência se dá nas comunidades, territórios, cidades, espaços públicos e privados. A escola é um desses espaços de vivência dos jogos. Contudo, a escola se diferencia dos outros espaços por realizar um processo educativo com o trato pedagógico do conhecimento /conteúdo de ensino Jogo, que é apresentado e ensinado aos alunos pelo professor de Educação Física a partir de objetivos, métodos de ensino e avaliação. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o conteúdo de ensino jogo nos documentos norteadores da Educação Física escolar (BNCC e Currículo de Pernambuco) no Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: analisar o jogo e sua relação com os documentos norteadores da política educacional para a Educação Física escolar na produção de artigos científicos sobre o tema; analisar a política educacional da Educação Física no Ensino Médio enquanto documentos norteadores e orientadores para as escolas públicas estaduais de Pernambuco; compreender o conteúdo de ensino jogo na Educação Física escolar a partir de sua historicidade; analisar o conteúdo de ensino jogo nas propostas curriculares da Educação Física na BNCC 2018 e no Currículo de Pernambuco no Ensino Médio 2021. Diante disso, propomos uma pesquisa documental e bibliográfica, fazendo um diálogo entre o que consta nos documentos oficiais e os artigos científicos. Constatamos que os artigos científicos trazem uma série de contestações no que diz respeito às novas propostas em relação à Educação Física e o jogo. Por fim, consideramos que deve-se dar uma maior atenção ao que propõe os documentos orientadores da prática da Educação Física e do jogo, pois considerando que são essenciais no ensino médio da rede estadual de Pernambuco.
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    O ensino do jogo nas aulas de educação física no ensino médio: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2024-09-24) Silva, Edla Camila Pereira Santos Cândido da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6306987490945390
    O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida como residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esta vivência aconteceu em uma Escola de Referência de Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco. Traçamos como objetivo, compreender a sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, reconhecendo a especificidade da Educação Física na escola e o jogo como conteúdo nas aulas, descrevendo a experiência do ensino do jogo nas aulas de Educação Física. Sabemos que a organização dos conhecimentos ofertados na escola é feita de forma sistematizada através dos componentes curriculares responsáveis por abordar pedagogicamente os conhecimentos específicos de cada área e que deverão ser estudados na instituição escolar. Desse modo, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, na busca de compreender, interpretar e dialetizar o objeto de investigação, considerando que sua matéria-prima é composta de um conjunto de substantivos que se complementam: experiência, vivência, senso comum e ação. Optamos, portanto, por um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Diante dos resultados obtidos, apontamos a relevância do jogo enquanto conteúdo nas aulas de Educação, sobretudo no Ensino Médio, desconstruindo a percepção de que os estudantes deste ano de escolarização têm interesse pela temática quando são resgatados o sentido e significado da atividade para a formação.
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    O jogo como metodologia no treinamento esportivo infantil: uma revisão bibliográfica
    (2024-03-05T03:00:00Z) França, Edson Douglas da Silva; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/7599985359388369
    No treinamento esportivo infantil, há o período de transição da iniciação para o treinamento mais especializado da prática, é nesse processo de transição que se deve haver o cuidado de como se tratar o treinamento por não estar se tratando de indivíduos totalmente desenvolvidos, mas de indivíduos em desenvolvimento, tanto no âmbito fisiológico tanto nos âmbitos sociais e psicológicos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura analisando a contribuição da utilização do jogo como metodologia no treinamento esportivo de crianças. O jogo, sendo um dos conteúdos de estudo da Educação Física, é uma atividade lúdica com regras estabelecidas capaz de desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e sociais, sendo assim uma eficiente ferramenta pedagógica. A metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa. As buscas de estudos foram delimitadas por descritores e realizadas nas bases de dados Scielo e Lilacs, e a abrangência temporal dos estudos correspondeu aos anos de 2000 a 2024. Os resultados dos artigos revisados elucidaram que a aplicação de jogos como método pedagógico contribui fortemente no treinamento de práticas esportivas, por seu caráter lúdico e por promover o desenvolvimento da criatividade e autonomia, possuindo uma estrutura de organização que permite o trato das variadas competências necessárias de forma dinâmica e completa.
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    O trato com o conteúdo jogo nas aulas de educação física em escolas de referência no estado de Pernambuco
    (2019-12-17) Silva, Ednaldo Luiz da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1710065331840562
    O jogo é um fenômeno que está presente em todo o mundo, fazendo parte do quotidiano de todas as camadas sociais e é praticado com diversas intenções. Dentro do ambiente escolar, especificamente no componente curricular Educação Física, o jogo é um conteúdo a ser ensinado, porém, por muitas vezes nas aulas de Educação Física observamos o jogo sendo utilizado como um meio para abordar outros conteúdos, ou até mesmo como recreação ou premiação, como se o jogo não fosse um fenômeno dotado de conhecimentos. Está pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo Jogo é tratado nas aulas de educação física em escolas de referência no Estado de Pernambuco, assim como também busca caracterizar o jogo como conteúdo da Educação Física e identificar o uso de documentos oficiais como norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foram aplicados questionários a professores do componente curricular Educação Física de doze (12) escolas de referência situadas na zona norte do Recife. Através desses questionários foi verificado que os professores das respectivas escolas utilizam os documentos oficiais na construção de seu planejamento e o conteúdo jogo se faz presente nas aulas de educação física. Também foi possível concluir que seis (6) dos participantes utilizam o jogo primeiro como uma ferramenta pedagógica e os outros seis (6) utilizam prioritariamente como conteúdo fim. Isso mostra a necessidade de uma formação continuada para os professores da rede Estadual, para que os mesmos possam entender que o jogo no âmbito da educação física se constitui primeiro como um conhecimento da cultura corporal que deve ser apreendido e compreendido pelos estudantes.
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    Os fundamentos didático-metodológicos do jogo no atual currículo de Pernambuco no ensino fundamental
    (2022-10-10) Silva Filho, Fernando Hercílio da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694; http://lattes.cnpq.br/7786166947403990
    O Currículo de Pernambuco é o documento que atualmente orienta a política educacional e o trabalho pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas em todo o Estado. O documento tem em sua estrutura a noção de competências gerais que devem ser observadas no ensino, e também descreve as unidades temáticas, os objetivos de conhecimento das mesmas e as habilidades que serão desenvolvidas, separadas por disciplinas, entre elas a de Educação Física. O currículo na educação é um documento de grande importância, pois segue como um norte, um guia para os docentes no dia a dia de sua atividade escolar. Portanto é possível afirmar que tem impacto no aprendizado dos(as) alunos(as), sendo possível compreender o que a escola deseja que seja ensinado e qual a reflexão pedagógica a ser realizada pelos professores. Devido a sua grande relevância, várias questões precisam ser observadas na realização do currículo, não se tratando de uma tarefa fácil e muito menos, rápida. O currículo do Ensino Fundamental de Pernambuco no âmbito da educação física perdeu e muito em qualidade quando optou por não evidenciar abordagem crítico-superadora em seus princípios, deixando de lado a ideia de que o objeto do currículo é a reflexão do aluno. Diante da sociedade que vivemos onde a diferença social é de uma disparidade imensa, e evidenciando que o currículo aqui é referencial direcionado para as escolas públicas, onde encontra-se o público em maior desvantagem dentro de um quadro social, não pensar em uma política que seja libertadora, é colocar esses alunos à mercê dessa realidade, sem nenhuma perspectiva de melhora e sem saber como lutar contra sua situação. E é esse o papel da escola: é preciso se formar estudantes mentes críticos, enquanto sujeitos em um processo de emancipação, formando os cidadãos para um futuro próspero, um futuro mais igualitário.
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    Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-03-18T03:00:00Z) Ferreira, Herbert Oliveira Cavalcanti; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    Esta pesquisa tem como propósito investigar a contribuição do conteúdo de Jogos e Brincadeiras no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. A problemática que norteou esta pesquisa foi a seguinte: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental? Definimos como objetivo geral da pesquisa analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física no ensino fundamental nos anos iniciais. Definimos como objetivos específicos, os seguintes: compreender a educação física no ensino fundamental; compreender o conhecimento de jogos e brincadeiras; compreender as características dos jogos e brincadeiras como conteúdos e ensino da Educação Física no ensino fundamental. Concluímos que os jogos e brincadeiras utilizados como instrumentos pedagógicos buscam valorizar a diversidade e o conhecimento cultural, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes. Os resultados obtidos revelaram a importância da ludicidade entrelaçada com os jogos e brincadeiras, concluindo que, é no lúdico que a criança explora sua criatividade e curiosidade, sendo nesses momentos que se obtém novos conhecimentos, contribuindo na formação global do estudante, seja no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.
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    Representação da Agronomia durante desfile durante o Torneio dos Jogos Universitários.
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1960) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia em preto e branco, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal, bordas sem picotes no seu entorno. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a caneta no verso da fotografia. Não possui duplicata.
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