Navegando por Assunto "Jovens"
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Item A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade(2023-05-04) Silva, Erika Lídia dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8813141059872155Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular.Item Informalidade nos trilhos: jovens trabalhadores no metrô do Recife(2019) Carneiro Junior, Risael Sybalde; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064A presente monografia parte da constatação de que o mundo do trabalho é estruturante das relações sociais nas sociedades humanas, portanto, a categoria trabalho é importante para a Sociologia no seu esforço de explicar os fenômenos sociais. Durante o século XX profundas modificações marcaram o mundo do trabalho, tratamos especificamente do trabalho informal entre jovens, destacando as razões que levam os jovens para esse tipo de trabalho e levantando a hipótese, de que eles pertencem a famílias de baixa renda, necessitando de fontes complementares para o sustento familiar, enquanto buscam uma qualificação profissional tendo em vista um trabalho mais estável. Como objetivo central, definimos por investigar as causas que levam os jovens a se submeterem ao trabalho informal, fortemente precarizado no metrô do Recife. O caminho metodológico percorrido teve como base a pesquisa qualitativa, através de entrevistas individuais semi-estruturadas e observações de campo, como referências teóricas levantamos desde os fundadores da sociologia aos autores contemporâneos da sociologia do trabalho, com ênfase nos brasileiros Ricardo Antunes e Giovanni Alves, e para o estudos da juventude, focalizamos em Helena Abramo. Na conclusão demonstramos como a hipótese foi confirmada, contudo, destacamos que, o conceito e a condição de baixa renda, é insuficiente para caracterizar a dinâmica cotidiana e as expectativas de vida de jovens trabalhadores informais.Item O papel da educação financeira para a juventude: estratégias de construção de uma relação saudável com o dinheiro(2023-09-15) Souza, Thayná Valesca Ramos de; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/2071420323826118O trabalho tem por objetivo apresentar o papel da educação financeira para a juventude a partir de um programa de formação para estudantes do Ensino Médio como estratégia de contribuir para uma relação saudável com o dinheiro. O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo e exploratório. Para coleta de dados e informações foi usado a pesquisa bibliográfica. Nas pesquisas realizadas, percebeu-se que o endividamento dos jovens no Brasil está aumentando e que a educação financeira pode auxiliar na diminuição desse indicador. Além disso, a partir da avaliação do projeto piloto sobre educação financeira para jovens do Ensino Médio, apresentou resultados relativamente melhores quando comparados com os grupos de controle. Concluiu-se, com os resultados da pesquisa, que a educação financeira é um tema de grande relevância para os alunos do ensino médio, sendo indispensável na formação de jovens conscientes de tudo que envolve o sistema financeiro. Portanto, constata-se que a Educação Financeira ensinada aos jovens nas escolas, disponibiliza as informações necessárias, para que em um futuro breve os mesmos obtenham não somente lucidez e equilíbrio ao tratar o orçamento familiar, mas também conhecimentos que impliquem em sua independência financeira.Item O protagonismo juvenil da AIESEC: uma experiência internacional no chão do Nordeste(2018) Conceição, Carolina Gomes da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/8590335938652477A presente monografia trata dos jovens e sua relação com a sociedade enquanto protagonistas que assumem o papel de atores sociais. Para tal, tomamos como referência a experiência de uma organização de jovens denominada Aiesec. No campo teórico, o trabalho é embasado na “Sociologia da Juventude”, tal qual formulada por Karl Mannheim e pesquisadores posteriores. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar como e se a Aiesec contribui para a prática do protagonismo juvenil a partir de seu discurso e ações. Para a compreensão e reflexão acerca do tema, autores como Antonio Carlos Gomes da Costa e Regina Magalhães Souza contribuíram para o debate do protagonismo juvenil na contemporaneidade. O método adotado nesta pesquisa foi a metodologia qualitativa, utilizando-se de entrevista semiestruturada e observação participante. Quanto à hipótese, esta foi confirmada através das análises dos dados coletados, sendo assim foi possível encontrar evidências de que a Aiesec proporciona e estimula ambientes onde as juventudes podem exercer sua capacidade protagonista, ocupar espaços de decisão e atuar como agentes transformadores em diversos âmbitos da sociedade.
