Navegando por Assunto "Língua espanhola - Estudo e ensino"
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Item Aspectos prosódicos do espanhol falado por brasileiros: reflexões e estratégias para o desenvolvimento da competência comunicativa(2025-02-10) Santos, Felipe José dos; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/3411324503668691O presente trabalho aborda os desafios enfrentados por aprendizes brasileiros no desenvolvimento da competência oral em espanhol, com foco nas características entonacionais que impactam a comunicação na língua meta. Partindo de uma análise teórica e comparativa sobre os fenômenos da interlíngua e da transferência melódica, discutiu-se como os padrões prosódicos do português brasileiro influenciam a produção oral no espanhol, dificultando a fluidez e a inteligibilidade da comunicação. Com base em uma revisão bibliográfica que abrange conceitos fundamentais de prosódia e entonação, foram analisados estudos de referência que evidenciam as diferenças entre os contornos melódicos das duas línguas, destacando os desvios mais recorrentes no espanhol falado por brasileiros. Esses dados subsidiaram a elaboração de uma proposta didática voltada para o ensino de oralidade em espanhol, utilizando o gênero discursivo podcast como ferramenta central. A sequência didática proposta, estruturada em módulos que integram atividades de percepção auditiva, produção oral e escrita, tem como objetivo principal promover a aprendizagem significativa da língua espanhola por meio de tarefas participativas, bem como desenvolver as habilidades comunicativas dos aprendizes, superando os obstáculos impostos pela transferência melódica e pela interlíngua. Este estudo contribui para reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, destacando a importância de metodologias que fomentem o bom desenvolvimento da competência comunicativa, além de oferecer suporte teórico e prático aos professores que desejam somar novas perspectivas para o ensino da oralidade em espanhol.Item Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural(2024-12-21) Silva, Ilanna Myrella Matias de Lima e; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/8603054166236930Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de contos no ensino da língua espanhola, com foco na aquisição linguística e no desenvolvimento de uma consciência crítica cultural nos alunos. Para isso, são utilizados como referencial teórico os princípios de Krashen (1985) sobre a aquisição de línguas e as ideias de Vygotsky (1986) sobre a mediação social no aprendizado, para compreender o papel do professor como mediador entre o conteúdo e o aluno e ressaltar a importância da exposição do estudante a um ambiente com recursos diversos para estimular a aquisição do conhecimento. O estudo destaca que o contexto social e cultural do aluno, sua motivação pessoal e as estratégias pedagógicas influenciam diretamente na internalização da língua e na construção da consciência intercultural. A análise de atividades que utilizam as obras “Una carta a Dios”, de Gregorio López y Fuentes, e “El árbol de oro”, de Ana María Matute, busca compreender como o contato com contos contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, além de estimular uma reflexão crítica sobre temas universais como fé, esperança e valores humanos.
