Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Laboratórios"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características e contribuições dos laboratórios de inovação: uma revisão sistemática de literatura
    (2021-03-05) Oliveira, Bruna Roberta Lima de; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa descrever características e contribuições dos laboratórios de inovação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os laboratórios de inovação fazem parte de diversos setores, assim como têm personalidade jurídica separada e autonomia decisória. São laboratórios voltados à gestão dos processos, à criação de novos métodos e ferramentas, bem como solução de problemas sociais, em interação direta com a sociedade. A pesquisa tem como limitação as restrições de tempo que impossibilitou a busca em outras bases de dados. Porém, esta é uma oportunidade para futuros trabalhos
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Como definir a estratégia de um laboratório de inovação no setor público? Um estudo de caso da iniciativa de inovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
    (2021-12-03) Agostinho, Matheus Cavalcanti; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/7317129861491898
    Nesta última década, os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais freqüentes e importantes para alavancar a inovação no setor público brasileiro, em todas as esferas e áreas de atuação. No entanto, apenas recentemente e ainda superficialmente surgem relatos na literatura e em relatórios técnicos desenvolvidos pelos órgãos públicos sobre como estes laboratórios são estruturados. Para entender sobre a estratégia de inovação de um laboratório de governo, como reflexo da gestão da inovação, conduzimos um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que adota um modelo de inovação aberta para resolver seus desafios e alavancar a instituição, fortalecendo a imagem dos órgãos de controle externo perante a opinião pública. A partir do acompanhamento e participação na estruturação do seu laboratório de inovação, o Prisma Lab., pudemos olhar para diversas outras iniciativas pelo Brasil, fazendo um benchmarking destes laboratórios, e nos inspirar no que tem sido adotado em relação às metodologias adotadas para seus projetos, ao método de inovação (topdown ou bottomup), à natureza colaborativa, e assim, chegar a uma ideia inicial da vocação do laboratório, através de questionários e oficinas realizadas com servidores do TCE-PE, apresentando-lhes tudo que foi levantado durante a pesquisa. Espera-se que o conhecimento gerado neste trabalho possa inspirar futuras iniciativas de inovação no setor público brasileiro, contribuindo para sairmos de um cenário de escassez de relatos mais detalhados, e auxiliar nos estudos sobre o movimento de inovação em governo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Como definir os serviços de um laboratório de inovação no setor público? Uma pesquisa qualitativa
    (2023-09-14) Lima, Marcos Inácio de Paula; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/8990127783724258
    A evolução e efetividade dos serviços oferecidos pelo governo podem ser promovidas por práticas de inovação. São elas que abrem caminho para repensar atividades, lidar com recursos limitados disponíveis e validar a qualidade dos resultados entregues à população. Neste contexto, laboratórios de inovação surgem como espaços de fomentar à ideação e experimentação, criando oportunidades e buscando melhorias para os serviços fornecidos por um órgão de governo. Neste trabalho, investigamos a estruturação destas unidades sob a ótica das atividade que ela pode oferecer. Para entender como um laboratório de inovação define seus principais serviços, realizamos uma pesquisa de opinião, via questionário, com 6 instituições. A partir deste levantamento, foi possível explorar aspectos como passos para definição de serviços de um laboratório de inovação, dificuldades encontradas e lições aprendidas. Como isso, apresentamos a experiência de instituições públicas e norteamos a estruturação destas unidades de inovaçãao por outros órgãos públicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Guia prático de biossegurança para laboratório
    (EDUFRPE, 2022) Rodrigues, Davi dos Santos; Almeida, Bárbara Ferreira de; Vieira, Amanda Mota; Nascimento, Sérgio Alves do; Maia, Rita de Cássia Carvalho; Pinheiro Junior, José Wilton
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implementação da metodologia 5S no laboratório de instrumentação, automação e controle da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho – UACSA
    (2025-03-21) Cruz, Rafaella Eduarda Gama; Manuel, João Baptista; https://lattes.cnpq.br/4875282407783258; https://lattes.cnpq.br/9848789258675530
    A metodologia 5S, originada na cultura japonesa, baseia se em cinco sensos: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Inicialmente aplicada na indústria, ela se expandiu para diversos contextos, como ambientes educacionais, administrativos e até mesmo pessoais. Este trabalho teve como objetivo a aplicação da metodologia 5S para otimizar a gestão do laboratório de Instrumentação, Automação e Controle (LIAC) da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho – UACSA, visando otimizar a gestão do espaço e melhorar os processos operacionais. O estudo seguiu etapas estruturadas: diagnóstico do laboratório utilizando registros fotográficos e checklist, planejamento das ações para cada senso e implementação prática das melhorias. As intervenções incluíram eliminação de materiais desnecessários, reorganização de itens com identificação adequada, criação de rotinas de limpeza e adoção de práticas padronizadas e disciplinadas. A avaliação dos resultados revelou avanços significativos, como a redução de desperdícios, aumento da eficiência operacional e melhoria geral na funcionalidade do espaço. Este trabalho não apenas contribuiu para a otimização do laboratório, mas também reforça a aplicabilidade do 5S em ambientes educacionais, oferecendo um modelo replicável para outros contextos institucionais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFRPE, município de Recife e na Indústria de Laticínios Leta Ltda, município de Bom Conselho – PE, Brasil. Utilização de leites fermentados como coadjuvante ao tratamento de depressão: uma revisão
    (2025-02-26) Menezes, Letícia Silva Freire de; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836; http://lattes.cnpq.br/5089286783890416
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área da medicina veterinária, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Letícia Silva Freire de Menezes, sob orientação e supervisão, respectivamente, da professora Drª Maria Betânia de Queiroz Rolim e das médicas veterinárias Janaina Azevedo Guimarães e Kallyane Lira de Araújo; e como objetivo secundário, de realizar uma revisão de literatura sobre a utilização de leites fermentados como coadjuvante ao tratamento da depressão. O ESO ocorreu no período de 1 de novembro a 20 de dezembro de 2024; e 20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025, no Laboratório de Patologia Clínica Veterinária – LPCV – no Hospital Veterinário da UFRPE, localizada no município de Recife/PE e no período de 2 de janeiro a 17 de janeiro de 2025 na Indústria de Laticínios LETA Ltda, localizada no município de Bom Conselho/PE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Clínica Veterinária Bixo’s no município de Jaboatão dos Guararapes – PE, Brasil: erliquiose canina: relato de caso
    (2024-03-05) Cordeiro, Maria Clara Santiago; Silva Júnior, Valdemiro Amaro da; http://lattes.cnpq.br/9776641299895749; http://lattes.cnpq.br/0525192371402584
    O Estágio Supervisionado Obrigatório é uma disciplina pertencente ao 11º período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária, com carga horária total de 420 horas. Consiste em uma grande oportunidade que permite ao aluno experienciar vivências práticas e desenvolver habilidades na área escolhida, tendo, assim, grande importância na formação profissional do aluno. Objetivou-se com este trabalho relatar as vivências experienciadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no laboratório de Patologia Clínica da Clínica Veterinária Bixo’s durante o período de 02 de outubro de 2023 a 19 de janeiro de 2024. As atividades realizadas nesse período consistiram em processamento de amostras destinadas as análises hematológicas e bioquímicas, uroanálises, parasitológicos de fezes e pele, testes imunocromatográficos, citologias dermatológicas, e, ao final das análises, a confecção dos seus respectivos laudos. O estágio supervisionado obrigatório foi uma experiência muito enriquecedora, que proporcionou treinamento para as vivências práticas da área de patologia clínica, permitindo que o aluno se ambiente com a rotina profissional após sua graduação, preparando-o para o mercado de trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. Práticas laboratoriais de análise de sementes - IPA
    (2022-05-27) Carvalho, Robson Oliveira de; Santos, Mércia Virginia Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/9565465836878202
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final estágio curricular obrigatório
    (2018) Farias, Marcus Vinícius Veloso Freire; Silva, Suely Alves da; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0855267639037254
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de técnicas laboratoriais na avaliação da produção de ruminantes em ambientes semiáridos: Produção animal
    (2019) Santos, Girlene Cordeiro de Lima; Cabral, Ana Maria Duarte; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243; http://lattes.cnpq.br/4558322505455643
    Neste relatório estão descritas as atividades conduzidas durante o estágio supervisionado obrigatório (ESO) realizado, de 18 de setembro a 07 de dezembro de 2018, totalizando a carga horária de 330 h, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Unidade Embrapa Semiárido, localizada no município de Petrolina, PE. Durante este período foram aplicadas técnicas laboratoriais de avaliação do desempenho vegetal e animal que compõem sistemas de produção de ruminantes em ambiente semiárido, garantindo assim, maior fixação dos assuntos abordados em sala de aula da graduação do curso Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. As atividades foram realizadas através de análises desenvolvidas nos laboratórios de Nutrição Animal, Microbiologia do Solo e Cromatografia da Embrapa Semiárido e, na Universidade Federal do Vale do São Francisco. As análises fizeram parte de projetos de pesquisa de alunos de graduação e de mestrado acompanhados por pesquisadores da Embrapa Semiárido. Outras atividades das análises fizeram parte do projeto Bem Diverso, vinculado a esta Empresa. Nesse ESO foram preparadas soluções de ácido bórico (H3BO3) a 2%, hidróxido de sódio (NaOH) a 50%, detergente neutro, detergente ácido e solução de lignina. Além de soluções ainda houve o preparo de uma mistura catalizadora. Etapas de análises bromatológicas de plantas forrageiras foram treinadas, tais como a pré-secagem da matéria verde a 55ºC, matéria seca a 105ºC, cinza, matéria orgânica, FDN, FDA, proteína bruta (dosagem de nitrogênio total) e a digestibilidade in vitro da matéria seca. O método de medição de dióxido de titânio foi usado como indicador de consumo e da digestibilidade de nutrientes em fêmeas caprinas mantidas sob pastejo em área de Caatinga e suplementadas com diferentes níveis de concentrado. Ainda neste experimento foi quantificada a creatinina e o nitrogênio amoniacal na urina das cabras. A extração de DNA de bactérias e a determinação de nitrogênio foram feitas em silagem de guandu, milho, milheto e de suas associações. A emissão de metano na silagem da rebrota de sorgo quando adicionados de feno de espécies vegetais foi medida a partir de amostras de ar coletadas. Para a implementação de cada técnica foram manuseados vários reagentes e equipamentos. Houve, sempre, a necessidade da digitalização de leituras em planilhas eletrônicas para mensuração dos resultados finais das análises. Estes métodos foram usados com vistas à avaliação dos sistemas de produção adaptados pela empresa para a criação de ruminantes nas condições do Semiárido brasileiro. Esta experiência foi decisiva para minha qualificação profissional e no direcionamento do meu aperfeiçoamento em nível de pós-graduação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de Galleria mellonella como modelo biológico em estudo experimental com Leptospira spp
    (2024-02-05) Raymundo, Eduarda Faria; Cavalcanti, Erika Fernanda Torres Samico Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5256493441853885; http://lattes.cnpq.br/8950677350944241
    O presente trabalho tem como finalidade relatar as atividades desempenhadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), uma disciplina essencial para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estágio foi realizado no Laboratório de Bacteriologia Veterinária da Universidade Federal Fluminense, localizado no Instituto Biomédico, na rua Prof. Hernani Melo, 101, 3º andar, sob a orientação da Profª Drª Érika Fernanda Torres Samico-Fernandes e supervisão da Profª Drª Maria Isabel Nogueira Di Azevedo, no período de 02/10/2023 a 22/12/2023. Durante o estágio, foi possível acompanhar a rotina do laboratório de Bacteriologia Veterinária, com foco especial no estudo e diagnóstico de Leptospira spp., participando ativamente na execução de exames sorológicos, moleculares e culturas bacteriológicas. Além disso, houve a oportunidade de acompanhar e auxiliar na produção de meios de cultura, manutenção das culturas de referência e congelamento de culturas de Leptospira spp. Ao longo desse período, foram desenvolvidas, também, práticas de extração e purificação de DNA, bem como as atividades de pesquisa realizadas no laboratório. Como resultado dessa experiência, foi possível redigir um artigo científico abordando a aplicabilidade da utilização de Galleria mellonella como biomodelo em estudos experimentais com Leptospira spp. Essa vivência proporcionou uma compreensão mais profunda das práticas laboratoriais, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando o conhecimento no âmbito da Medicina Veterinária Preventiva.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão