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    A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno
    (2023-09-22) Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/8927048743803766
    Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.
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    Desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-12-23) Silva, Cristiana Eduardo da; Araújo, Ana Cristina de; http://lattes.cnpq.br/9622047401596304; http://lattes.cnpq.br/1480271977321521
    Este estudo aborda o tema da formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os desafios enfrentados no percurso desse processo educacional. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os principais desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo Gil (2002) e tem como aporte teórico os estudos de Solé (1998); Kleiman (2024); Brandão (2006); Freire (2021); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (2001), Base Nacional Comum Curricular (2018) entre outros. Os resultados demonstram a necessidade do aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do ensino da leitura e compreensão textual e apontam que a formação de leitores deve ser uma prioridade nas instituições de ensino, o que requer um compromisso de todos os profissionais. As sugestões apresentadas pretendem contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que permitam formar bons leitores, preparando-os para ler a palavra, o mundo e intervir nas relações sociais das quais fazem parte.
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    Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
    (2019) Lima, Carmem Lúcia da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
    O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: . Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.
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    Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores
    (2019) Assunção, Milena Adrielly Soares de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A literatura de cordel possui características próprias que podem motivar os estudantes às práticas de leituras e letramentos literários, com vistas à formação de alunos leitores mais críticos e reflexivos. Reconhecendo a importância da literatura decordel no processo de formação de leitores na educação básica, o principal objetivo deste trabalho é estudar o gênero cordel, tendo em vista aplicações didáticas em sala de aula para a formação de leitores críticos no ensino fundamental.Como objetivos específicos, elencamos: 1) planejar atividades e sequências didáticas com uso de cordel em sala de aula para motivar a formação de leitores no ensino fundamental; 2) aplicar sequência didática para explorar o gênero cordel, com foco na formação de leitores críticos de literatura popular. Por meio de linguagem coloquial, com características da poética popular, a literatura de cordel pode se transformar em recurso importante para apoiar a formação de leitores críticos dentre e fora dos muros escolares. Como aporte teórico, o presente estudo fundamentou-se nas abordagens de diversos autores, tais como: Cosson (2006); Soares (2004);Pinheiro (2018),os quais contribuem para ampliar as reflexões sobre letramento literário, escolarização da literatura e o trabalho com o cordel em sala de aula. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa ação com abordagem qualitativa, considerando a participação de estudantes do 8º ano ensino fundamental de uma escola pública. Aplicamos a metodologia de leitura literária de Cosson (2006),com foco na organização de sequência didática para a inserção da literatura em sala de aula. Os resultados apontam para a motivação dos estudantes a partir das experiências vivenciadas com o cordel em sala de aula.
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