Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Leitura (Primeira infância)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    De roda em roda: o letramento literário com crianças de 01 a 03 anos
    (2025-06-09) Mendes, Giovanna Xavier Vieira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3413302404106328
    Este trabalho investigou as experiências literárias com crianças de 01 a 03 anos, buscando analisar as estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma educadora, investigar a organização de sua prática pedagógica, e refletir sobre a participação das crianças durante a mediação de leitura. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola particular de Educação Infantil, em Recife, envolvendo uma educadora e as crianças da faixa etária observada. Utilizando observação, diário de campo e entrevista semiestruturada, a coleta de dados resultou na revelação de uma prática pedagógica baseada em encantamento e escuta, com rituais para iniciar e finalizar as atividades literárias, aprofundamento nas histórias durante as semanas e respeito aos movimentos e interesses infantis. As crianças, que participam cada uma à sua maneira, indo desde o simples olhar até a imitação, demonstram apropriação dos gestos de leitura. Embora exista uma limitação ao acesso dos materiais, há uma valorização por parte da educadora de inserir as crianças no universo literário desde cedo, compreendendo a literatura para além da palavra escrita. A pesquisa conclui que pode, sim, existir letramento literário com crianças pequenas, ao envolver rotina, planejamento, intencionalidade, vínculo, respeito e compromisso com a infância.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Rodas de leitura nos últimos anos da educação infantil
    (2025-02-26) Martins, Jaqueline Camilo da Silva; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/6290265208623786
    Esta monografia teve como objetivo geral investigar o trabalho envolvendo a compreensão leitora nas rodas de leitura da educação infantil, especificamente em duas turmas do grupo IV e V de duas instituições municipais localizadas na cidade do Recife-PE. Para isso, definimos os seguintes objetivos específicos: analisar como as docentes planejavam as rodas de leitura; identificar como avaliavam os conhecimentos das crianças em relação à compreensão leitora; observar o tempo destinado ao trabalho de leitura nas rodas de leitura; e mapear os recursos utilizados nas vivências das rodas de leitura. Desse modo, utilizamos como aporte teórico Solé (1998) e Brandão (2005), o que nos auxiliou na compreensão da importância do trabalho literário nas rodas de leitura nos anos finais da educação infantil, assim como na compreensão das especificidades desses momentos na rotina das professoras, além da ação mediadora com ênfase no fomento à compreensão leitora das crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, inspirada no estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada. Na definição das categorias de análise, utilizamos a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), que propiciou o entendimento sobre o trabalho desenvolvido pelas professoras que objetivavam um compromisso relevante com o desenvolvimento da compreensão leitora, como também a concepção da importância das rodas de leitura na construção leitora das crianças. Mesmo as professoras compreendendo a importância das rodas, identificamos a necessidade de se repensar a abordagem adotada no planejamento das rodas de leitura, descentralizando as rodas das temáticas curriculares ou da didatização. Diante dessa situação, constatou-se também a carência de um acervo diversificado nas duas instituições de ensino pesquisadas, assim como a necessidade de as rodas de leitura acontecerem de forma sistemática na rotina da educação infantil.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão