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    A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português
    (2021-08-20) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969
    Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.
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    As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte
    (2019-08-03) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509
    Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.
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    Aspectos descritivos e sócio-históricos da língua falada em Pernambuco
    (EDUFRPE; FACEPE, 2015) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Sá, Edmilson José de
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    Efeitos Discursivos da Linguagem Humorístca no Gênero Stand-up
    (2018-07-25) Lúcio, Gabrielli da Silva Melo; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    Este trabalho tem por objetivo analisar através de uma metodologia analítica qualitativa os efeitos discursivos de um gênero humorístico que vem se destacando nas últimas décadas, o Stand-up; uma das mais recentes formas de se fazer humor no Brasil. Baseado nas teorias de Pêcheux (2009) e Orlandi (2010), e levando em consideração aspectos teóricos da Análise do Discurso Francesa, centramo-nos nas condições de produção dos discursos Ditos e Não Ditos, bem como nos variados efeitos de sentido encontrados em trechos de shows de Stand-up produzidos pelo apresentador e humorista Rafael Bastos. Percebeu-se mediante as análises, que o gênero carrega em seus discursos fortes cargas ideológicas que são propositalmente camufladas através dos Não Ditos, pelo fato da inviabilidade de serem totalmente proferidas. Tais chacotas são fundamentadas nos valores e nas relações que a sociedade compartilha, constituindo o que muitos chamam de humor negro. Assim, surgiu a necessidade de se fazer um estudo sobre o gênero em seus alicerces linguísticos, sociais e ideológicos.
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    “Neologismos decolando na velocidade da luz”: diferenças na fala dos jogadores brasileiros de Pokémon Go
    (2019-12-18) Lima, Diego Luciano Leonardo de; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080
    Este trabalho apresenta uma análise de variações linguísticas, com o foco principal nos Neologismos que surgem da comunicação entre os membros de diferentes grupos, sendo o dos gamers e usuários do jogo Pokémon Go a serem analisados. A partir disso foi feito um estudo a respeito das características na linguagem dessa comunidade que a diferenciam da linguagem das demais pessoas e grupos sociais e se essas diferenças interferem na compreensão de quem as escuta. Dessa forma seu objetivo é de além de analisar as variações existentes na linguagem desse grupo, entender como e por quê elas surgem, e o papel da comunicação social para a criação de novas palavras, seja essa comunicação em conversas face-a-face ou através das mídias digitais online. Para a realização desta pesquisa foram abordados os estudos de Carvalho (1984), Tarallo (1990) e Bortoni-Ricardo (2014) como principais aportes teóricos. Por observar as diferenças da linguagem a pesquisa é qualitativa e a análise foi feita por meio da coleta de capturas de tela nos grupos de WhatAapp do jogo da cidade de Garanhuns-PE e analisando vídeos do jogo feitos por jogadores. Os resultados trazem uma compreensão mais clara da linguagem desse grupo, desde suas origens até as razões e preferências para o uso de determinados termos, e ao entendimento dos significados de cada uma delas. Todo o estudo teve grande base na pesquisa Sociolinguística, estudos de Neologismos e sobre a influência dos games na comunicação.
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    O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto: fragmento poético-alegórico do humano
    (2023-04-17) Lira, Fabiana Pasini; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/1485009160158716
    Este trabalho visa a interpretar o texto poético a partir da alegoria. Para identificar como o recurso alegórico colabora na apreensão da poesia de João Cabral de Melo Neto, adotamos como corpus excertos do poema O cão sem plumas, cuja análise foi norteada por uma abordagem sócio-histórica. Os referenciais teóricos utilizados na pesquisa remetem às obras de Walter Benjamin, João Adolfo Hansen, Erich Auerbach, Umberto Eco e Sérgio Paulo Rouanet. Ao estabelecer uma leitura do poema cabralino à luz da alegoria na Antiguidade Clássica, embasada na retórica, e na modernidade, vinculada à história, o método dialético permitiu registrar um produtivo diálogo entre texto e contexto. A resultante dessas inferências alude à configuração de um cão antropomorfizado ao espelhar o rio Capibaribe, imagem que, deslocada no tempo, permitiu observar o processo de degradação ambiental e a exploração de homens situados à margem do desenvolvimento social.
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    O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual
    (2021-04-10) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971
    Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.
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