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Navegando por Assunto "Linguagem de programação (Computadores)"

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    An AMR-based extractive summarization method for cohesive summaries
    (2021) Silva, Pedro Assis Xavier; Lima, Rinaldo José de; Espinasse, Bernard; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/0509757461700562
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    Comparação entre os motores de jogo Unity, Godot e GameMaker: um estudo de caso
    (2024-03-07) Fittipaldi, Mateus Meneses; Nascimento, Leandro Marques do; http://lattes.cnpq.br/9163931285515006; http://lattes.cnpq.br/8247465357821435
    Jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas e representam um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. Além do entretenimento proporcionado aos jogadores, a atividade de criação de jogos também traz diversos benefícios. Para facilitar a criação desses produtos, os motores de jogo surgem como resultado de décadas de desenvolvimento na indústria de jogos. Por meio deles, criar jogos nunca foi tão fácil e acessível como é hoje. No entanto, diante da ampla variedade de opções disponíveis, escolher o motor mais adequado para um projeto requer compreensão de suas funcionalidades, capacidades e adequação ao tipo de jogo desejado. Nesse contexto, foram selecionados três dos motores de jogo gratuitos mais populares - Unity, Godot e GameMaker - para uma análise detalhada de suas capacidades e recursos. A avaliação ocorreu por meio do desenvolvimento do jogo ”Fox VS Plants”, em cada um dos motores selecionados, e da participação em três game jams, quando foi possível desenvolver mais dois jogos, aumentando assim a validade do estudo. Os resultados da comparação revelam que cada motor possui seus pontos fortes e fracos: Unity possui mais recursos, Godot é mais simples de usar e GameMaker é aprendida mais facilmente.
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    Computação reversível: fundamentos e aplicações
    (2022-10-17) Vasconcelos, Renato Pedrosa; Oliveira Junior, Wilson Rosa de; http://lattes.cnpq.br/1812805997541734; http://lattes.cnpq.br/3171786315466691
    Motivada por suas aplicações promissoras, a lógica reversível recebeu atenção significativa. Como resultado, um progresso impressionante foi feito no desenvolvimento de abordagens de síntese, implementação de elementos sequenciais e linguagens de descrição de hardware. Nesta monografia, essas conquistas recentes são empregadas para à arquitetura PDP-8 e RISC em lógica reversível que possa executar programas de software escritos em linguagem de montagem. Os respectivos componentes combinacionais e sequenciais são projetados usando técnicas de design de última geração. Incentivando a importância do estudo da existência de autômatos logicamente reversíveis sugere que os computadores físicos podem se tornar termodinamicamente reversíveis e, portanto, capazes de dissipar uma quantidade arbitrariamente pequena de energia, por etapas se operados suficientemente devagar. Os computadores de hoje são baseados em dispositivos lógicos irreversíveis, que são conhecidos por serem fundamentalmente ineficientes em termos de energia há várias décadas. A ideia é entender os conceitos em lógica reversível em lógicas irreversíveis que possam executar programas de software escritos em linguagem montagem. Nos modelos tradicionais de computação, a pura reversibilidade parece diminuir a eficiência computacional geral. No entanto, os modelos tradicionais ignoram importantes restrições físicas no processamento de informações. Linguagens de programação reversíveis muito simples podem ser úteis para o estudo de transformações reversíveis. Este estudo buscara processar conceitos conhecimentos para desenvolver a melhoria na funcionalidade e no desempenho de um ambiente de programação reversível.
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    Uma análise do impacto das linguagens de programação nos custos de execução no AWS Lambda em cenários de cold start e warm start
    (2023-04-24) Andrade Júnior, Edilson Alves de; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/3169193612606500; http://lattes.cnpq.br/5131828050788518
    Soluções de computação em nuvem pública ganharam destaque no mercado por oferecer grandes vantagens sobre os sistemas on-premises, mas o gerenciamento de fluxos de trabalho baseados na nuvem também traz preocupações. Assim como os problemas relacionados à segurança da informação e à falta de profissionais qualificados, a gestão de custos é um dos principais desafios enfrentados por usuários e organizações que migram ou já possuem suas operações na nuvem. Os provedores de nuvem definem variáveis que afetam diretamente nos comportamentos dos custos, além disso, fatores como as características fundamentais das linguagens de programação também podem contribuir com mudanças nesses comportamentos. Este trabalho teve como objetivo entender como as linguagens de programação se comportam em serviços na nuvem como o AWS Lambda, para que o gerenciamento de custos seja realizado de forma mais assertiva e eficiente, contribuindo diretamente com a redução de custos e desperdícios financeiros ao utilizar esse tipo de serviço. Os resultados evidenciaram que as características das linguagens de programação interferem significativamente nos custos financeiros de execução, elucidando que a escolha de uma determinada linguagem de programação deve ser considerada quando o custo é um requisito a ser atendido na utilização do AWS Lambda.
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    Verificação de refinamento em diagramas de sequência com estruturas de controle
    (2019) Araújo, Daniel José Freire de; Lima, Lucas Albertins de; http://lattes.cnpq.br/0465071050875729; http://lattes.cnpq.br/5219541109924367
    A linguagem UML oferece diversos tipos de diagramas para modelagem de sistemas,entre os principais diagramas comportamentais está o diagrama de sequência. O diagrama de sequência pode ser utilizado para modelar casos de uso de sistemas deforma simples e visual. Contudo, a linguagem UML como um todo apresenta modelos informais que possuem verificações baseadas em experiência humana. Este trabalho é a continuação de um linha de pesquisa que tem o objetivo de formalizar diagramas de sequência UML e realizar verificações de refinamento entre diagramas. Aqui é proposta a versão inicial de uma ferramenta capaz de traduzir diagramas de sequência UML para uma especificação formal CSP e realizar a verificação de refinamentos através do verificador FDR4. O ponto diferencial deste trabalho é o processo de formalização de fragmentos combinados que representam estruturas de controle no contexto de diagramas de sequência, aqui serão abordados os fragmentos option, alternative, parallel e loop.
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