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Navegando por Assunto "Literatura latino-americana"

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    Cidade patrícia e cidade burguesa: desencontros entre as formas tradicionais das cidades latino-americanas e projetos de modernidade, uma análise a partir de Un buen negocio, Barranca abajo e El desalojo, de Florencio Sánchez
    (2024-03-07) Silva, Diana Belém Guimarães; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/4446408656529078
    O artigo apresenta o conceito sobre os espaços das cidades na América Latina usando como base três peças da literatura latina-americana, Barranca abajo, El desalojo e Un buen negocio do escritor uruguaio Florencio Sánchez, que juntamente com as obras de Angel Rama, La ciudad letrada, e José Luis Romero, Latinoamericana la ciudad y las ideas, foi possível identificar e definir como e porque a civilização foi retratada nas peças e assim também entender as estruturas das cidades latinas no período em questão, final do século XIX começo do século XX. Foi identificado que, no contexto dessas obras, houve um desenvolvimento nas áreas rurais ao serem absorvidas pelo crescimento das cidades urbanas, e consequentemente foram incorporadas como parte dos subúrbios delas, recebendo, em alguns casos, grande parte da aristocracia da época. Como também a barbárie presente no cenário rural através das tradições culturais ligadas a falta de educação moral e intelectual científica, ao passo que a civilização foi identificada através do desenvolvimento da riqueza, das leis e das letras proporcionando o projeto de modernização da sociedade. Proporcionando anseios mais profundos de ascender socialmente e obter o poder que a nova burguesia tinha nas cidades em que residiam. Assim como afastar as famílias marginalizadas e controlar seu desenvolvimento nas grandes cidades, com a construção de asilos, instituições corretivas e profissionais para que seus usuários não atrapalhem a civilização em desenvolvimento e/ou participem dela de forma efetiva ao oferecer serviços, em sua maioria de mão de obra barata.
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    O livro dos abraços, de Eduardo Galeano: celebração da metaliteratura/1
    (2019-07-21) Diniz, Lucas Feitoza; Carvalho, Nilson Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0340660402161393; http://lattes.cnpq.br/7368559083531623
    A leitura dos textos que compõem O livro dos abraços (2015 [1989]), do escritor uruguaio Eduardo Galeano, desautomatiza a tripartição aristotélica entre os gêneros literários, uma vez que nos relatos da obra confluem os estilos épico, lírico e dramático, bem como o registro histórico-jornalístico-biográfico. Como sistematizar a unidade e a literariedade de uma obra tão complexa? Partindo dessa problemática; do proposto por Benjamin (1987) sobre a figura do narrador; das discussões de Staiger (1977) sobre os estilos épico, lírico e dramático; e da noção de formas simples (JOLLES, 1976), bem como da fortuna crítica à obra de Galeano (especialmente Palaversich (1995)) e da crítica que fez o próprio Galeano (1980b, 1991, 1995) o presente trabalho buscou investigar, a partir do percurso das relações entre memória, sociedade, e (meta)literatura, a composição do estilo textual na obra O livro dos abraços. A pesquisa foi de caráter qualitativo e bibliográfico: partindo da leitura da obra, e das reflexões suscitadas por esta leitura, procedeu-se ao cotejo com os textos teóricos, e daí à análise. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de uma classificação que conforme a unidade dos relatos num todo coeso, a partir da maneira como o fenômeno metaliterário se apresenta nos textos de O livro dos abraços. Para isso, propomos, como sistematização crítica, as categorias meta (englobando os relatos que se voltam para sua própria imanência enquanto construção artística), amphi (englobando os relatos que se voltam para a relação com a alteridade) e exo (englobando os relatos que que se voltam para seu exterior, para as condições sociais que motivam a escrita). Em relação à forma de cada relato, mobilizamos a noção de simulacro metagenérico, como uma possibilidade de esquema metaliterário (isto é, um modo pelo qual o fenômeno metaliterário se autoevidencia aos olhos do analista). Como noção geral de escrita literária, percebe-se que Galeano desconstrói a forma do relato tradicional, construindo em seu lugar a forma que ele entende como um relato, algo por sua vez ligado à noção do que entende por literatura.
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    O realismo mágico em "El reino de este mundo"
    (1985) Camarotti, Marco
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