Navegando por Assunto "Livros didáticos"
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Item A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)(2018-02-20T03:00:00Z) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.Item A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens(2022-07-18) Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6889986563201805Tendo em vista os preconceitos que os falantes de variações linguísticas enfrentam na sociedade, as escolas podem reproduzir essa prática, seja através do currículo, das imposições docentes e/ou dos instrumentos institucionais como o livro didático de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem das Variações Linguísticas no Livro Didático do aluno de Língua Portuguesa do 6º ano - fundamental II. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999, 2004, 2006), Bunzen (2007), Rojo (2003) e Travaglia (2011). Os resultados indicam a abordagem tradicionalista das variações linguísticas, sem propor reflexão e discussão do tema, limitando-se à presença de atividades que focalizam aspectos gramaticais. Ainda, o tema preconceito linguístico é ignorado.Item A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem(2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático usado na sala de aula da EREM Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério – PE, estabelecendo relação com a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, com o fito de compreender o seu alinhamento com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Logo, a música aqui tratada foi investigada enquanto elemento da linguagem, especificamente na área de Artes. A análise consistiu em observar a relação da BNCC com o livro didático adotado pela escola campo de estágio para compreender de que forma esse material apresenta a música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o professor de Língua Portuguesa nas aulas de linguagem. Para tanto, consideramos sequências didáticas presentes no livro e observamos a relação dessas atividades com as competências assumidas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa que, neste caso, traz a música no entrelaçamento dos conteúdos. Posteriormente, aplicamos um Plano de Atividades a fim de perceber, na prática, como a música consegue ter aceitação junto aos estudantes conforme propõe a BNCC. Para compreender o papel do livro didático de língua portuguesa na sala de aula, tomamos como referência os estudos de Bunzen (2014), considerações de Dionísio e Bezerra (2020) sobre o livro didático de Português, alinhando-se à música no texto de Vila Nova (2012).Item A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?(2023-05-03) Nascimento, Gleybson Rodrigues do; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/1751589909512790O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.Item A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias(2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641A literatura infantojuvenil é um segmento literário que se dedica exclusivamente aos adolescentes e às crianças,inserindo o aluno ao processo de leitura. Com acesso ao livro didático, o aluno tem a possibilidade de ser um futuro leitor, desenvolvendo a sua criticidade de leitura em graus mais profundos. Neste sentido, o presente trabalho traz reflexões acerca do tratamento dado à literatura infantojuvenil nos exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa no6º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, trazemos uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português/Linguagens (6º ano), dos autores William Cereja e Thereza Cochar. O trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado no livro didático de Língua Portuguesa (coleção Português/Linguagens) para a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores no ensino fundamental/anos finais, tendo em vista atividades propostas para práticas de leitura literária. Os objetivos específicos são: Estudar a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores; Descrever principais gêneros textuais utilizados para atividades de leituras literárias infantojuvenis apresentadas na coleção de livros didáticos do ensino fundamental-Português/Linguagens (6º ano) e Analisar propostas de exercícios de leituras literárias infantojuvenis em livros didáticos de língua portuguesa, com foco na coleção Português/Linguagens (6º ano). Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Nela, pesquisamos estudos de importantes autores que trouxeram contribuições relevantes sobre a literatura infantojuvenil, como Zilberman, Lajolo, Pinheiro e Cosson.Item A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português(2021-08-20) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.Item A música na educação infantil: intervenção com o livro didático Bandinha DÓ RÉ MI(2019) Santos, Jaíne de Siqueira; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/6819587873371892Esta pesquisa teve como objetivo intervir com música em uma escola de Educação Infantil Municipal de Garanhuns através do livro didático intitulado: BANDINHA DÓ RÉ MI, Método de Musicalização Infantil. Para tanto, buscamos observar se ele está adequado à Proposta Educacional Infantil do Município de Garanhuns, referente ao que deve ser trabalhado em sala de aula com música. Procuramos identificar, através de entrevistas, como está sendo trabalhada a música na Educação Infantil, na referida escola. Aplicamos, na sala da Educação Infantil II, algumas atividades do livro “BANDINHA DÓ RÉ MI”, durante a disciplina de Estágio I, quando utilizamos uma sequência didática com musicalização, elaborada por nós, que continha em alguns momentos a intervenção com o livro. Por fim, analisamos e discutimos os resultados encontrados. Realizamos a entrevista com três professoras da Educação Infantil, que não possuíam formação musical. Através da entrevista e das observações, percebemos que a música não era trabalhada em seus aspectos específicos, como por exemplo, som, silêncio e ritmo, como sugeria a proposta do Município de Garanhuns utilizada pela escola. Constatamos que as professoras não utilizavam nenhum livro didático, apesar de existirem livros com esse tema na sala de leitura da escola. Observamos, ainda, que os livros encontrados não contemplavam totalmente a Proposta Municipal, pois trabalhavam os aspectos específicos da música separadamente. A partir dessas observações e levantamentos bibliográficos, foram realizadas três intervenções, usando o livro BANDINHA DÓ RÉ MI, para introdução dos primeiros conhecimentos dos aspectos musicais específicos com as crianças. Como resultados desta intervenção, conseguimos demonstrar que o livro sugerido atende às especificidades da Proposta Municipal e pode orientar as professoras sem formação musical quanto à prática de musicalização na Educação Infantil. Por meio das atividades, percebemos que as crianças compreenderam o que era ritmo, som, silêncio e notação musical, entre outros aspectos. Por fim, a partir da apresentação de um coral dos alunos, acompanhados por instrumentos confeccionados por eles, observou-se uma integração e socialização entre os alunos e também professoras. Com isso concluímos que é possível introduzir, na Educação Infantil, a música com suas especificidades, uma vez que as crianças conseguiram apreender os assuntos sem dificuldades, além de demonstrar que é possível o professor lecionar com música, mesmo sem ter uma formação específica, baseando-se apenas em alguns bons direcionamentos do livro.Item A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"(2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a progressão do conhecimento histórico no livro didático do 8 ano da coleção ‘História, Sociedade e Cidadania’ (2018), escrito por Alfredo Boulos Júnior. Para tal, observou-se a partir da Análise de conteúdo, como os temas/problemas ligados a História da África foram abordados na sessão destinadas aos exercícios, atividades de revisão e itens de avaliação. Ao longo do texto, lançamos mãos dos fundamentos dos dispositivos legais e de referências bibliográficas.Item A progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesa(2019-07-19T03:00:00Z) Barros, Delmira Yane; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/5922055242333315O presente trabalho consiste em um estudo sobre a progressão dos gêneros da ordem do argumentar em duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa (uma do Ensino Fundamental, anos finais, e outra do Ensino Médio) mais adotadas no município de Garanhuns-PE. Partindo aqui da ideia de que o livro didático é uma ferramenta de grande importância no ensino e na aprendizagem. Utilizamos, como aporte teórico, os conceitos de agrupamento e progressão de gêneros propostos por Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004); o conceito de gênero textual proposto por Marcuschi (2001) e as considerações sobre o ensino de argumentação propostas por Ribeiro (2009). Nossa metodologia fez uso da análise documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), pois realizamos um mapeamento geral dos gêneros presentes em ambas coleções, procurando identificar o agrupamento e observar a progressão dos gêneros da ordem do argumentar. Os resultados aqui encontrados, em relação à progressão, evidenciaram que o gênero artigo de opinião e o gênero redação escolar são os gêneros que se mantém frequentes em todos os volumes das coleções, o primeiro na coleção de Ensino Fundamental e o último, na coleção de Ensino Médio.Item A representação de gêneros textuais em atividades de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental(2019) Pimentel, Débora Cristine Maria Rosas Marinho; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Os gêneros textuais estão presentes em todas as esferas de comunicação em sociedade e assumem especial relevância para o estudo delíngua portuguesa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a representação de gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa(LDP) do 7º ano do ensino fundamental, considerando a diversidade de gêneros em atividades propostas parapráticas de leitura. Elencamos como objetivos específicos: 1) identificar os gêneros textuais mais recorrentes nas atividades de leitura apresentadas em livro didático do 7° ano do ensino fundamental; 2) verificar as concepções norteadoras do livro didático analisado sobre gêneros textuais, com foco nas atividades de leitura,e, por fim, 3) avaliar usos dos gêneros textuais em práticas para o ensino-aprendizagem direcionadas ao eixo leitura, tendo em vista seleção e análise de atividades direcionadas para práticas de leituras no livro didático em foco. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental, tendo em vista o LDP como instrumento de análise. Verificamos situações dentro do LDPem que a diversidade dos gêneros textuais favoreceuo estudo dos conteúdos gramaticais, proporcionando aos alunos uma aproximação entre os assuntos estudados e os acontecimentos reais de uso da língua. Podemos, ao final da pesquisa, ratificar que a representação dos gêneros textuais no LDP analisado consiste em uma excelente abordagem para atividades de leitura, tendo em vista que o conhecimento dessa modalidade pode colaborar para formação do sujeito letrado.Item Abordagem da história da Química nas teorias ácido base nos livros didáticos do PNLD 2018(2023-09-20) Ferreira, Gabrielly Simões; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/2558554946002483Os conceitos ácidos e bases são de grande interesse na Química, no entanto, a abordagem desse tema está sendo vista de forma distorcida sem considerar o contexto do seu desenvolvimento, o que acaba provocando generalizações em seu entendimento, o que causa uma má compreensão desses conceitos por parte dos alunos. Uma das principais generalizações está na abordagem encontrada nos livros didáticos, que não levam em consideração o contexto histórico no qual esses conceitos foram inseridos, assim, vale a importância da avaliação da história da ciência nos livros textos de Química como uma forma de auxiliar o ensino desses conceitos. Os ácidos e bases são conhecidos desde a antiguidade e, ao longo do tempo, estudiosos tentaram defini-los, uma consequência disso, foram as grandes contribuições científicas para as ciências, como as de Boyle, Joseph Black, Lavoisier, e muitos outros nomes, até chegar as definições mais atuais para os ácidos e bases. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a inserção da história da Ciência no conteúdo de ácidos e bases nos livros didático de Química do PNLD 2018. A metodologia para a avaliação das obras consistiu em três categorias: Quantidade de conteúdos históricos, forma de abordagem e qualidade das informações históricas. Além de analisar quatro critérios: histórias anedóticas; linearidade, ausência do contexto histórico mais amplo e consensualidade. Dentre os livros avaliados alguns não apresentam conteúdo histórico, os que apresentam, em sua maioria, está colocado de forma mínima e pouco satisfatória. Em apenas uma das obras o conteúdo histórico satisfaz, em relação a inserção de história da química no ensino dos conceitos ácido/bases, além das visões distorcidas sobre ciência aparecerem com frequência nos LDQ do PNLD 2018. O PNLD aponta a história da Ciência como uma característica fundamental que deve ser incluída nos livros didáticos, porém, isso não ocorre de forma satisfatória e, apesar de haver definições mais amplas em relação ao tema, as definições de Arrhenius são as mais utilizadas ou a única abordada nos livros textos de química do PNLD 2018.Item Abordagem sobre solução química e livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018: uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados nas resoluções de problemas(2018-02-22) Costa, Heloiza Helena da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; Sales, Amanda Maria Vieira Mendes; http://lattes.cnpq.br/7097156673431056; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3964151656906564Este trabalho objetiva caracterizar os enunciados das questões sobre soluções químicas em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD/2018, conforme características do Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP) de acordo com Freire e Silva (2013); Batinga (2010); Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994). Para isso, adotamos o seguinte procedimento metodológico: 1) Levantamento bibliográfico, 2) Seleção dos dados da pesquisa, 3) Análise das questões e 4) Transformação de algumas questões em potenciais Problemas. O presente estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, e quanto ao procedimento, consiste em uma pesquisa documental. Para analise da unidade didática sobre Soluções Químicas foram elaboradas algumas perguntas/critérios para examinar os textos, as ilustrações e enunciados das questões apresentadas em seis livros didáticos de Química. Em seguida, os enunciados caracterizados como exercícios segundo Lopes (1994) foram transformados em potenciais problemas do tipo escolar (Pozo e Crespo, 1998; Freire e Silva, 2013). Os resultados mostraram que a identificação e análise das questões sobre Soluções Químicas indicam que estas apresentavam características de exercícios, segundo Pozo e Crespo (1998) e Lopes (1994), por privilegiar características do ensino e aprendizagem por meio de memorização e repetições de algoritmos, sem levar em consideração o contexto. Após a identificação e análise dessas questões, buscou-se transformá-las em potenciais problemas do tipo escolar, ou seja, tornando as questões em enunciados mais abertos, retirando as orientações do enunciado que facilitariam a sua resolução imediata, dando margem para estratégias e resoluções diversas e inserindo um contexto que aproximasse o enunciado da realidade dos alunos (POZO e CRESPO, 1998). Por fim, esta pesquisa propiciou uma introdução de elementos do EABRP para abordar atividades sobre o conteúdo de soluções químicas em livros didáticos do ensino médio, buscando a contextualização de diferentes situações e inserindo temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos, conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Química.Item Análise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023(2023-09-12) Melo, Camila da Silva; Silva, João Roberto Ratis Tenório da; http://lattes.cnpq.br/2659442558566241Considerando a grande importância que os livros didáticos de ciências têm no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências na educação básica, os estudos e pesquisas voltados para esse material vêm aumentando de forma bastante significativa. Considerando que o ensino de ciências não tem uma importância apenas pedagógica, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar diretamente na sociedade. Uma interessante alternativa encontrada para essa proposta é o ensino de ciências por meio da história da ciência. Assim, a presente pesquisa buscou analisar a abordagem histórica e epistêmica do conteúdo de transformações da matéria no livro didático do 9º ano selecionado pela rede pública de ensino da cidade de Araçoiaba – PE. A pesquisa é qualitativa com perspectiva documental e os critérios da análise foram baseados nos critérios determinados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Foi feita a identificação dos conteúdos no livro, seguida da análise e discussão dos critérios propostos na metodologia. Feita a análise foi possível observar que o livro não atende aos critérios estabelecidos nesta pesquisa, pois não faz uma abordagem contextualizada quanto a história da química, além de não envolver aspectos sociais, políticos, ambientais ou tecnológicos na apresentação do conteúdo.Item Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2020-09-11) Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/2085134828641901Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.Item Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental(2019) Nascimento, Edvânia Silva; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.Item Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor(2023-05-09) Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019No Brasil, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por conseguinte, do Novo Ensino Médio, os Livros Didáticos precisaram alterar sua estrutura passando a ser organizados por áreas de conhecimento. Nesse sentido, para atender o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias sofreram alterações. Nesse contexto, a pesquisa descrita nesta monografia teve como objetivo analisar pressupostos da abordagem CTS presentes na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – manual do professor. Portanto, foi realizada uma pesquisa documental, cuja fonte de dados foi o capítulo 5 da respectiva obra. Os resultados apontam que o capítulo 5 apresenta pressupostos educacionais da abordagem CTS, dado que foram identificados aspectos voltados para os propósitos desta abordagem, segundo Strieder e Kawamura (2017), os quais foram: estabelecimento de relações entre conhecimento científico escolar e contexto; proposição de questionamentos e posicionamentos acerca de questões sociais; e proposição de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de compromissos sociais pelos estudantes. Portanto, o capítulo analisado do livro em tela tem potencial para o desenvolvimento da abordagem CTS no ensino de Ciências e da Química. E esse resultado pode contribuir para as pesquisas da área de ensino de Química quando se trata da abordagem CTS no Novo Ensino Médio e no livro didático da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.Item Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio(2019-07-26T03:00:00Z) Soares, Maria Fernanda; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Esta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.Item Análise do tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa(2019-07-30T03:00:00Z) Lopes, Fernando José Valença; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/2655392880923714A língua que falamos não possui uma única forma. Ela é heterogênea e está cheia de variações. Basta observarmos como usamos a linguagem, e assim perceberemos que uma pessoa não fala igual à outra. Essa variação se justifica através dos fatores linguísticos e extralinguísticos que influenciam na forma de comunicação de cada falante. Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o tratamento dado à variação linguística no livro didático de língua portuguesa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, sendo justificada por ter como base o livro didático. De forma mais específica, faremos uma abordagem sobre os estudos sociolinguísticos, observando as formas de variação da língua e aplicando o conteúdo na análise do material. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Labov (2008), Tarallo (1986), Ilari e Basso (2006), González (2015), entre outros, para tratarmos de questões relativas à variação linguística e ao livro didático, além de outros temas correlacionados. A análise do livro apresentou a variação linguística presente no capítulo analisado, descrevendo as formas de variação, mas ainda limitando-se sobre a forma em que ela deve ser de fato apresentada. Portanto, devemos reconhecer que já é um avanço o fato de termos a presença dessa temática explanada no material didático. Isso porque, desta maneira, é possível compreender que a língua não deve ser tratada como homogênea e que o professor deve assumir uma postura heterogênea, no que tange à forma de trabalhar com as variações linguísticas, ao exercer a docência.Item Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3(2019) Sousa, Gabriel Silva e; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9288114223375223Este trabalho tem como objetivo central analisar refletir se há materialização dos World Englishes e a heterogeneidade linguística nas atividades de listening do livro didático Circles 3, avaliado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016) e utilizado como material didático nas escolas de referência em ensino médio da cidade de Salgueiro – PE. Analisamos também suas aproximações e distanciamentos com os conceitos presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o nível Médio - OCEM e as bases teóricas adotadas pela obra em si. Para tanto, recorremos como base teórica, os trabalhos de Kachru (1985), Rajagopalan (2005) e Leffa (2016), que discutem o ensino e o lugar da língua inglesa no mundo. Consideramos também as próprias bases legais para a o ensino médio, Brasil (2006) que tratam da importância do ensino de línguas envolvendo a consciência da heterogeneidade das manifestações linguísticas como um aspecto importante para a formação cidadã, visto que também era o documento vigente no período de avaliação e aprovação da obra. O corpus desta pesquisa foi adotado a partir da experiência de um estágio obrigatório no ano de 2018, sendo a habilidade de listening da obra o objeto de nosso estudo, visto que o material adota em sua mídia física (CDROM) áudios de personalidades de diversas nacionalidades e contextos. Como metodologia, utilizamos descrição e análise das atividades voltadas para a habilidade de listening, pois ocorre um diálogo entre os áudios escolhidos pela coleção e as bases norteadoras do material. A partir desta pesquisa, verificamos que há materialização dos World Englishes nas atividades e de aspectos relacionados a heterogeneidade linguística, todavia as manifestações ocorrem apenas em três unidades e ainda não de maneira aprofundada, sendo que nas outras cinco se apresentam somente em termos de exposição nas faixas, sem reflexão prática a respeito da língua inglesa e suas variações. Desta forma, verificamos que há um distanciamento entre a proposta de enfocar os World Englishes como discussão e a sua materialização nos exercícios apresentados. Tendo em vista o processo de descrição e análise, mediante à realidade da língua inglesa em um contexto global e heterogêneo, ressaltamos a importância do diálogo entre o material didático e a formação cidadã voltada para a consciência crítica e reflexiva das diversas facetas contextuais, culturais e geográficas da língua.Item Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna(2023-01-10) Andrade, Karlla Pessoa de; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1825913450330826A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa.
