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Navegando por Assunto "Manual do professor"

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    O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor
    (2023-09-11T03:00:00Z) Andrade, Maria Eduarda Souza de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/1175764069503949
    O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.
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    O manual do professor da Educação Infantil: o que orienta para o trabalho com a literatura infantil?
    (2023-09-11T03:00:00Z) Arruda, Emylly Eduarda Santos; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/9842889661801222
    Nosso estudo teve como objetivo investigar como o livro didático destinado às crianças da Educação Infantil contempla o trabalho envolvendo a literatura infantil, mais especificamente, analisar as propostas envolvendo literatura infantil no edital 02/2020 do PNLD; analisar as propostas do manual do professor voltadas ao trabalho com a literatura infantil; analisar no manual do professor a concepção de ensino e de aprendizagem voltada para a Educação Infantil; analisar as propostas pedagógicas do manual do professor destinadas ao trabalho com a literatura infantil. Para isso, nos apoiamos nos estudos de Teberosky e Colomer (2003) que revelam a importância de um ensino com foco na formação leitora desde a Educação Infantil. Diante disso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo a análise de duas coleções “Buriti Mirim Creche” de autoria de Barbosa, Vieira e Kautzmann (2020), voltado para as crianças de 0-3 anos e 11 meses; e “Desafios: educação Infantil” de autoria de Bianco (2020), voltado às crianças pequenas, de 4 e 5 anos. Utilizamos da análise documental, tomando como referência os estudos de Bardin (1988). A análise dos dados revelou que a coleção “Buriti Mirim Creche” está organizada em formato de itinerários pedagógicos e alguns destes, contemplam o trabalho com a literatura infantil para diferentes faixas etárias: os bebês e crianças bem pequenas. As sugestões dadas pelas autoras contém intencionalidade pedagógica contribuindo assim, para a formação leitora, no que diz respeito ao trabalho com os livros, o estímulo ao hábito da leitura, o incentivo à imaginação, desenvolver e ampliar o vocabulário através da literatura, entre outras atividades. Já na coleção “Desafios Educação Infantil”, o trabalho com a literatura infantil aparece em propostas envolvendo a leitura de fragmentos de histórias lidas pela professora, com o objetivo de responder às atividades propostas que pouco estimulam as crianças a se envolverem com os textos literários, bem como pouco fomentam uma educação literária.
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