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Navegando por Assunto "Marketing de relacionamento"

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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.
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    Estudo do comportamento e perfil do consumidor de Petshop X em Pernambuco: perfil do consumidor
    (2021-08-04) Silva, Marcelo Honorato da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1206428457088423
    Objetivou-se com este relato de caso definir e entender o perfil dos consumidores e seus hábitos de compra em uma grande rede de Petshops de Recife, em Pernambuco. O mercado pet é um dos segmentos que mais crescem no mundo, tendo o Brasil como segundo maior mercado global e ultrapassando no ano de 2020 a marca de US $230 bilhões de faturamento no ano. Definir tanto o perfil dos consumidores, sua lealdade com o estabelecimento e o seu comportamento de compra é primordial nos dias atuais, devido ao grande número de concorrentes e tendo como objetivo a fidelização dos mesmos. Levando em consideração o Marketing de Relacionamento, essa pesquisa abordou e elaborou questionários investigativos, aplicados aos clientes, sendo o estudo de natureza descritiva e exploratória. Foi identificado que o perfil/comportamento do consumidor é definido por famílias geralmente com filhos, com bom poder aquisitivo, bastante informados, com boa escolaridade, cada vez mais exigentes dentre outros. Priorizam o bom atendimento, porém o preço ainda é um fator importante. Procuram cada vez mais promoções e descontos, uma boa estrutura de loja entre outros. Com isso, foram definidas ações de marketing mais assertivas e voltadas para o público específico da empresa, ajudando na criação de ferramentas de fidelização e melhoria nos resultados finais.
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    Evolução recente do mercado esportivo no Brasil: análise do impacto financeiro do programa sócio torcedor em clubes brasileiros
    (2024-10-04) Jordão, Francisco Maia; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    O trabalho intitulado "Evolução recente do mercado esportivo no Brasil: análise do impacto financeiro do programa sócio torcedor em clubes brasileiros" tem como objetivo investigar a relação dos torcedores com os clubes de futebol no Brasil, especialmente no contexto dos programas de sócio torcedor. Este estudo busca entender como esses programas influenciam o consumo dos torcedores e o impacto financeiro dos clubes participantes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O futebol no Brasil vai além de ser apenas um esporte; é um fenômeno sociocultural profundamente enraizado na identidade nacional. A paixão dos torcedores desafia as premissas da economia neoclássica, onde as decisões de consumo são guiadas por fatores emocionais e simbólicos, e não apenas por uma análise racional de custos e benefícios. A metodologia envolve a análise de um clube de cada região do Brasil, considerando desempenho recente, base de fãs e história. A pesquisa examina as diferenças de preços dos programas de sócio torcedor em relação à renda per capita de cada estado, explorando como a economia comportamental pode decifrar os mecanismos que impulsionam as decisões de consumo no futebol. Através deste estudo, busca-se fornecer uma compreensão mais profunda sobre como a paixão pelo futebol influencia o comportamento do consumidor e como os clubes podem otimizar seus programas de sócio torcedor para maximizar o impacto financeiro.
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