Navegando por Assunto "MeDiNa"
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Item Análise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNa(2024-03-07) Silva, Carlos Henrique Cordeiro da; Costa, Laiana Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/4147758573818185; http://lattes.cnpq.br/8220012340940005A indústria da construção civil brasileira tem sido estimulada a investir em tecnologias de materiais, principalmente que atendam aos preceitos da sustentabilidade, e atualizações de métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, pois grande parte da malha rodoviária do Brasil é constituída por esse tipo de pavimento e tem sofrido com o desgaste precoce, acarretando manutenções constantes. A reutilização do material fresado, também chamado de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) tem surgido como uma alternativa para a redução dos custos de pavimentação e do impacto ambiental causado por esse serviço. Essa pesquisa buscou realizar um comparativo estrutural e de custos da implantação de pavimentos com a adição de RAP nos teores de 0%, 10%, 30% e 50% na camada de revestimento, dimensionados pelo método do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER (1981) e pelo Método de Dimensionamento Nacional - MeDiNa. Inicialmente realizou-se uma coleta de dados na literatura sobre os materiais que seriam utilizados nas camadas dos pavimentos estudados. Após o dimensionamento foi realizado um comparativo estrutural e de custo de implantação de um quilômetro de via para todas as estruturas propostas na pesquisa. A Estrutura 01, com 0% de RAP e dimensionada pelo DNER (1981), foi a que apresentou menor custo, porém ao ser analisada pelo MeDiNa observou-se falha por deformação permanente no primeiro mês de projeto e quanto a fadiga no 25° mês de utilização. A Estrutura 02, com 0% de RAP foi a mais onerosa entre todas, porém, assim como as demais estruturas dimensionadas pelo MeDiNa, suportará as solicitações de tráfego durante todo o tempo de projeto (10 anos). O número de solicitações equivalentes (Neq) de falha quanto a fadiga entre as estruturas demonstrou que a 02 é 67% mais econômica. Para as demais estruturas ao aumentar o teor de RAP o custo de implantação diminui chegando a uma redução de 79% para a estrutura com uso de 50% de RAP em sua camada de revestimento. Por tanto, por meio dos resultados obtidos na pesquisa observou-se que o MeDiNa se mostrou mais adequado para atender o tempo de projeto estimado, além de permitir o uso de diferentes tipos de materiais disponíveis para a execução de pavimentos sem comprometer sua eficiência, como o é o caso das misturas asfálticas recicladas contendo RAP. Observou-se ainda, que ao aumentar o teor de RAP na mistura asfáltica diminui-se o custo da estrutura, gerando economia na implantação do pavimento.
