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Navegando por Assunto "Medicina veterinária"

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    Cartilha de conscientização sobre a febre amarela
    (EDUFRPE, 2022) Barbosa, Lillian Aderne Leite; Lima, Ciel Silva de Oliveira Veras; Melo Júnior, Esdras Cabral de; Almeida, Bárbara Ferreira de; Vieira, Amanda Mota; Brandespim, Daniel Friguglietti; Pinheiro Junior, José Wilton; Maia, Rita de Cássia Carvalho
    A Febre Amarela (FA) é uma doença de grande relevância para Saúde Única, por ser uma zoonose grave e de rápido curso em animais e humanos. Dessa forma, foi elaborada a presente cartilha didática com o objetivo informar, de maneira sucinta, os profissionais de saúde sobre aspectos essenciais na vigilância e controle da febre amarela. Espera-se que esta cartilha apoie as ações de rotina e possibilite uma rápida e segura atuação diante de casos suspeitos em humanos e em primatas não humanos (PNH).
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05) Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373
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    Memorial descritivo da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-07) Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
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    O papel do médico veterinário na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis à luz da agenda 2030
    (2022-06-06) Silva, Hosana Gomes da; Cavalcanti, Erika Fernanda Torres Samico Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5256493441853885; http://lattes.cnpq.br/1851939491455491
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo descrever as atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), que está inserido na etapa final do curso de Medicina Veterinária. O estágio foi realizado na instituição de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico, Fundação Oswaldo Cruz, Gerência Regional de Brasília/Distrito Federal, com enfoque na atuação em apoiar as atividades do Colaboratório de Saúde, Tecnologia e Sociedade. Durante as 420h de estágio, foi possível acompanhar a atuação do Colaboratório em dois projetos principais: Radar de Territórios do DF e o projeto Economia Ecológica, Saúde, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional em terreiros religiosos de matriz africana no DF. No primeiro, foi acompanhado o desenvolvimento do projeto na região administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol com intuito de identificar fatores de risco de relevância ao território, classificação de risco e construção de uma Cartografia Social. O projeto tem como objetivo final consolidar a Sala de Cooperação Social na região trabalhada e formar Pesquisadores Populares que atuem na produção de dados para fortalecer a vigilância popular em saúde e governança territorial com a rede sociotécnica local. No segundo projeto acompanhado, foi trabalhado em terreiros de matriz africana da região administrativa de Planaltina. Tem-se como objetivo final de que o projeto construa ações em desenvolvimento de tecnologias sociais e criação de redes sociotécnicas, interligando comunidades de terreiros e instituições governamentais a fim de ser potencializado a implementação de Territórios Saudáveis e Sustentáveis e Bem Viver no Distrito Federal. Como resultado destas experiências, é possível destacar que a atuação profissional Médico Veterinário tem forte relevância no âmbito da saúde pública. Visto que o processo saúde-doença sofre influência dos chamados determinantes sociais, o conceito ampliado em saúde (norteador das atividades do Sistema Único de Saúde brasileiro) converge esses determinantes em fatores importantes a serem trabalhados pelas equipes em prol da atenção integral à saúde. Assim, o médico veterinário exerce um importante papel na participação nas atividades do âmbito do SUS, pois é um profissional dotado de habilidades multidisciplinares, importantes na atuação em saúde coletiva e para a visão sistêmica das interações relacionadas a tríade humanos-ambiente-animais.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do município do Recife - PE, Brasil: fluxo de atendimento a casos humanos suspeitos de esporotricose no município de Camaragibe - PE
    (2021-07-15) Paula, Alexsandra Silva de; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/8160895943907205
    O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina importante que interliga o conhecimento acadêmico com a prática profissional. A atuação profissional do médico veterinário na saúde pública está relacionada às diferentes atividades que contemplam desde a gestão, planejamento em saúde até as mais comuns e já conhecidas, como vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. A vivência do estágio foi realizada na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ) da Prefeitura Municipal do Recife. No período 17 de agosto a 25 de novembro de 2020, foi cumprida a carga horária de 420 horas. Na UVACZ foram desenvolvidas diariamente inúmeras atividades, desde Controle de vetores à vigilância no controle das zoonoses, monitoramento na qualidade da água, solo e ar entre outras atividades, incluído educação em saúde. Diante do exposto, o objetivo do ESO foi descrever as atividades realizadas na UVACZ agregando conhecimentos e experiências na área de saúde pública. Este relatório foi dividido em dois capítulos, o primeiro descreve as atividades de rotina UVACZ, o segundo versa sobre um relato de caso de esporotricose, e fluxo de atendimento a casos suspeitos desta zoonose no município de Camaragibe-PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório proporcionou a vivência da experiência profissional que auxiliou no amadurecimento para o exercício da profissão, visto a ampliação do conhecimento e a oportunidade da realização de práticas não vivenciadas até então, durante o curso de graduação.
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