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    A importância da educação ambiental em escolas municipais campesinas
    (2021) Santos, Marlos Alan Pereira; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/0921179810780076
    Por meio da Educação Ambiental é possível criar um futuro sustentável em que haja progresso. Sendo assim, o presente estudo buscou investigar como a Educação Ambiental, desenvolvida pelos professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas como também entrevistas in loco com professores e análise da percepção de alunos a respeito do tema, em uma escola da comunidade campesinha da cidade de Quebrangulo, Alagoas. Investigou-se como a Educação Ambiental desenvolvida pelos professores do terceiro e quarto ano do ensino fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Através das análises realizadas, percebeu-se a importância da abordagem do meio-ambiente em todos os seus sentidos, do reconhecimento da percepção distinta de meio ambiente por cada pessoa, como também, da importância e necessidade de melhoria da abordagem do tema da educação ambiental na formação de professores. Pois, verificou-se que os docentes ainda não possuíam uma visão sistemática da proposta da EA, além disso, as questões presentes no contexto do campo, também não são devidamente exploradas para que os estudantes possam compreendê-las. Percebeu-se que, a não abordagem dificulta todo desenvolvimento das capacidades cognitivas essenciais à vida deste discente. Desta forma, ser consciente de sua importância individual e coletiva no meio em que habita é fundamental, neste sentido, o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo diante das relações que ocorrem na esfera socioeconômica e ambiental, dentro e fora do campo, são fundamentais para ele. Assim, com alguns déficits relacionados ao olhar sistêmico da Educação Ambiental, concluindo que são necessárias mudanças na abordagem da EA e no preparo dos professores para essa abordagem, para que assim possa- se atingir um futuro sustentável.
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    A logística reversa como mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos
    (2022-10-02) Silva, Julio Cesar Santos; Sobral, Marcos Felipe Falcão; http://lattes.cnpq.br/2546363657228762
    A logística reversa tem sido utilizada nos últimos anos como instrumento de combate ao descarte de resíduos na natureza evitando danos, como a poluição do solo, das águas e do ar, decorrentes das atividades humanas. O presente artigo tem como escopo analisar como a logística reversa pode funcionar como um mecanismo fundamental na busca pela redução dos impactos causados no meio ambiente quando o descarte dos resíduos sólidos é realizado de forma inadequada. Os resultados encontrados neste estudo são frutos de uma revisão bibliográfica somada à obtenção de dados numéricos de fontes secundárias. Por meio desses resultados, foi possível compreender leis e regulamentações que regem o manejo e descarte dos resíduos, bem como tomar conhecimento dos diferentes tipos de materiais descartados e as classificações existentes. Os resultados deste estudo contribuíram para o entendimento da importância da logística reversa dos óleos lubrificantes que, ao receber um descarte irregular, são capazes de causar impactos ambientais que podem ser irreparáveis não só ao meio ambiente como também à sociedade.
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    A sustentabilidade agregando valor na economia empresarial: um levantamento sobre ideias e comportamentos de uma economia sustentável
    (2019) Amaral, Diogo Fernandes Alves; Araújo, Chiara Natércia França; http://lattes.cnpq.br/7273384016233113
    À medida que a conscientização cresce nos últimos anos sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, o mundo está caminhando para uma tendência, onde as empresas e os investidores estão buscando impactar positivamente o meio ambiente. Criou-se uma nova visão em que a redução de emissões poluentes ou investimento em fontes de energia limpa ou sustentável podem gerar lucro e contribuir com o nível de crescimento econômico. É neste cenário que este trabalho se baseia, para realizar uma análise sobre como as empresas, os investidores e a sociedade estão caminhando, para poder obter uma preservação maior do meio ambiente, conjuntamente com o crescimento econômico. Observou-se que as empresas estão adotando um novo comportamento de preocupação maior com o meio ambiente, no qual estão buscando novas técnicas que possam contribuir com a redução dos seus custos ou geração de receita com a inclusão da sustentabilidade na sua gestão empresarial. Foi observado também que está iniciando a formação de novas oportunidades de investimento em tecnologia verde. Empresas que estão investimento na criação de tecnologias verdes possuem grande apoio da sociedade e tem um potencial de crescimento enorme dentro do mercado. Os investidores estão buscando empresas socialmente responsáveis para realizar seus investimentos, podendo ser feito através da bolsa de valores, investimentos em fundos verdes, fundos SRI. Portanto mostrou-se neste presente trabalho como a sustentabilidade veio para ficar. As novas oportunidades de investimento, novas técnicas sustentáveis, novos comportamentos dos agentes econômicos e como estão caminhando para agregar o valor da sustentabilidade na economia.
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    Ações de controle e fiscalização ambiental no município de Igarassu/PE
    (2022) Silva, Geisa Freitas do Monte; Beltrame, Leocádia Terezinha Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/1127762636779912; http://lattes.cnpq.br/9574858428043207
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    Acompanhamento das atividades da empresa Agroceres Multimix Nutrição Animal, em Patrocínio - MG
    (2018) Oliveira, José Weliton Sá; Silva, Fabiana Maria da; http://lattes.cnpq.br/3782949109950763; http://lattes.cnpq.br/8330283936607107
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado no Centro de Pesquisas “Professor José Maria Lamas da Silva”pertencente à empresa Agroceres Multimix Nutrição Animal Ltda, localizado na fazenda Serra Negra, que fica às margens das BR-365, distante cerca de 7,8km da cidade de Patrocínio/MG. No centro de pesquisa eram desenvolvidos experimentos relacionados à nutrição, nas áreas da suinocultura,onde pude participar de manejos sanitários, cuidados com matrizes e crias,além da participação de experimentos realizados a pisos de escamoteador no galpão de creche; e manejo alimentar dos animais. Na avicultura acompanhei os manejos sanitários, manejo alimentar, reprodutivo,além de análise e qualidade de ovos,recepção de pintos, vacinação e manejo de debicagem. No setor de bovinocultura leiteira, participei nas seguintes atividades: manejo sanitário do galpão e seus equipamentos, manejo de ordenha, manejo nutricional e manejo reprodutivo no acompanhamento de ultrassonografia dos animais e inseminação artificial, além do acompanhamento e manejos das bezerras.Já na bovinocultura de corte os manejos realizados eram manejo alimentar com o acompanhamento do fornecimento de deitas, manejo sanitário das instalações e dos animais, no controle de doenças como tuberculose, e na recepção de novo loto.Além de estar envolvido na fábrica de ração no processo de mistura de ingredientes de rações para suprimento da demande dos setores de suínos e aves do centro de pesquisa, no manuseio de maquinas e no manejo de limpeza. O mesmo proporcionou ao estagiário a vivência diária de uma fazenda de produção, além de por em prática, os conhecimentos obtidos em sala de aula, além da convivência diária com outras pessoas fazendo assim com que houvesse a aquisição de novos conhecimentos e aprimoramento nas relações interpessoais e profissionais.
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    Adsorção de corantes oriundos de efluentes industriais em óxido de grafeno: modelagem computacional
    (2022-10-11) Batista, Edinália Bleilla; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/1237659961194397
    Os corantes são uma fonte de cores para diversas aplicações desde tempos remotos. Com o desenvolvimento das sociedades a demanda por esses produtos cresceu junto com o desenvolvimento da indústria do mesmo setor. A produção industrial de corantes tem grande importância no mercado, porém os resíduos gerados nas etapas finais de produção podem ser contaminantes dos efluentes onde são despejados. Para tentar contornar este problema existem opções de interesse ambiental, uma dessas opções é o uso de adsorventes para captura das moléculas de corantes. O óxido de grafeno é um recente agente adsorvente e promissor. O objetivo deste trabalho é investigar os modos de interação que ocorrem entre o agente adsorvente óxido de grafeno e a molécula de corante azul de metileno. Como metodologia foi empregada modelagem molecular através de otimização da geometria do óxido de grafeno e azul de metileno por método semiempírico RM1 e PM7. De acordo com os parâmetros físico- químicos obtidos, o RM1 foi o que melhor otimizou as moléculas estudadas (óxido de grafeno e azul de metilo), o melhor método para o violeta genciana foi o PM7. A segunda etapa foi realizado cálculo de docking molecular com o AutoDock Vina, o resultado obtido foi uma energia de acoplamento entre o azul de metileno e óxido de grafeno de -10,4 kcal.mol- -1 e -14,5 kcal.mol-1 para o violeta genciana. Tal resultado foi observado por interação quase que planar entre as duas moléculas e apresentou interações intermoleculares do tipo empilhamento π – π. Com o exposto é possível concluir que a modelagem molecular pode ser uma ferramenta poderosa para o estudo de materiais que apresentam propriedades de importâncias diversas, nesse caso de importância industrial e ambiental.
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    América Latina em foco: perspectivas multidisciplinares sobre direitos humanos e ambientais
    (2017) Maia, Fernando Joaquim Ferreira; Cunha, Belinda Pereira
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    Análise da percepção antrópica ambiental relacionado ao uso da energia solar fotovoltaica
    (2022-05-27) Vieira, Tainá Vicência dos Santos; Medeiros, Daniel Portela Wanderley de; http://lattes.cnpq.br/8861961336552382; http://lattes.cnpq.br/5370346283219779
    A energia produzida pela luz solar, apresenta processos de produção de eletricidade mais simples, do que a obtenção de energia através do processo convencional. Nesse sentido, a quantidade de pessoas que buscam o uso dos recursos naturais tem aumentado. Com esse cenário, a necessidade de utilização de energias sustentáveis é primordial para diminuição dos impactos ambientais. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar os estudos, sobre a percepção antrópica ambiental aplicados em questionários, compilando estudos qualitativos sobre os benefícios/malefícios da energia solar fotovoltaica, a partir das pesquisas encontradas. Observou-se que os entrevistados tinham pouco conhecimento sobre o uso da energia fotovoltaica, citando apenas seus benefícios, considerada uma fonte de energia economicamente viável e que garantia benefícios ao meio ambiente. O gênero e a faixa etária dos entrevistados variam ao longo da pesquisa, sendo algumas com predominância por homens e outros por mulheres, com idades entre 14 e 60 anos. Ambas as pesquisas encontraram algumas respostas semelhantes, verifica-se que a energia solar está em alta, pois é menos prejudicial ao meio ambiente, especialmente quando se trata de resíduos poluentes como o dióxido de carbono (CO²), citando que a redução de custos das placas é uma das maiores vantagens para o setor da energia solar fotovoltaica. No entanto, mais pesquisas e novas análises das vantagens e desvantagens do uso dessa fonte de energia fotovoltaica são necessárias para melhorar a recuperação da degradação ambiental e reduzir o impacto ambiental.
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    Aplicação da energia solar diante às tecnologias sustentáveis e sua viabilidade econômica
    (2022-06-03) Lima, Kathleen de Souza; Medeiros, Daniel Portela Wanderley de; http://lattes.cnpq.br/8861961336552382; http://lattes.cnpq.br/5177348184289948
    O sol é a fonte de energia mais abundante e intensa ao alcance da Terra. A necessidade de gerar energia acompanhou a evolução da raça humana e teve um pico quando, na Revolução Industrial, começou-se a queimar combustíveis fósseis para gerar energia. Atualmente, investe-se muito em formas de geração de energia renováveis, ou seja, que agridem menos o meio ambiente, logo, com o avanço da tecnologia é possível utilizar o sol como fonte de energia elétrica limpa e inesgotável. Atualmente, tomando como base os infográficos da ABSOLAR, a utilização da energia solar fotovoltaica vem sendo umas das principais fontes de energia limpa que começou a se desenvolver exponencialmente desde 2012 no Brasil. Por essas razões, objetivou-se elaborar um contexto histórico sobre a aplicação da energia solar e sua viabilidade quanto ao desenvolvimento sustentável, viabilidade econômica e inovações tecnológicas, através da hipótese de que a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada como a melhor alternativa de geração de energia elétrica diante as fontes renováveis. O trabalho se trata de uma revisão bibliográfica e está inserido na categoria de pesquisa qualitativa. Foram selecionados dados de 30 artigos e dois sites relevantes (ONS e EPE) através do uso de referenciais teóricos já publicados em livros, revistas, artigos científicos e sites, sendo estes publicados entre 2010 a 2022. Diante desse estudo, surgem as seguintes indagações: O recurso solar pode suprir toda a demanda energética da humanidade? Porque a energia solar fotovoltaica se destaca e tende a crescer tanto se ainda em 2022 ela ocupa a 4º posição? Porque no Brasil ainda não existe um parque industrial para produção dos painéis e inversores solar? Através dessas análises pode-se concluir que a energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa e que seu processo de geração, além de não produzir resíduos, não libera calor residual, de forma que ela não modifica o equilíbrio da biosfera e não abrange nenhum tipo de poluição, contribuindo claramente para a preservação do nosso meio ambiente, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável e econômico, onde sua aquisição se torna cada dia mais viável.
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    Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais
    (2023-12-28) Silva, Deyse Luana Azevedo da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/7975680861922198
    O ensino de Física ainda precisa ser melhorado no que diz respeito à aplicação de diferentes métodos de ensino e na disponibilidade de materiais didáticos voltados à aplicação da ciência no cotidiano. Esses fatores poderiam proporcionar a facilidade de compreensão dos conteúdos e promover maior interesse dos estudantes da educação básica. Isso, porém, requer um trabalho árduo e contínuo, uma vez que é um grande desafio para o professor romper a barreira de uma visão caótica que foi rotulada à disciplina. É possível o entendimento dos conteúdos desta ciência se a execução das aulas for além dos cálculos matemáticos, pois existem vários fenômenos naturais envolvidos no cotidiano que podem ser explorados no processo de aprendizagem. A Física, sendo trabalhada com praticidade, envolvendo o meio ambiente, por exemplo, fornece um vasto conhecimento aplicado. Através de vivências compartilhadas e estimulantes, essa junção possibilita uma visão de mundo crítica, com intervenções para a diminuição dos impactos ambientais. Os conceitos físicos extraídos das temáticas ambientais “poluição do ar”, “poluição da água” e “poluição do solo” foram algumas problemáticas estudadas neste trabalho. Procedendo nessa perceptiva, o estudo tem como objetivo proporcionar e relacionar o ensino de Física com questões ambientais, sendo assim uma proposta metodológica para ser utilizada pelo professor na sala de aula. O trabalho detalha a construção de maquetes com utilização de materiais de baixo custo e recicláveis, utilizando a Física experimental como soluções para problemas ambientais, e relata a vivência da aplicação desta prática em uma turma de 3. ano do ensino médio.
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    Assistência Veterinária aos Pequenos Criadores de Bovinos de Leite de Poção - PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2011) Lima, Paulo Fernandes de
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    Atividade prática no ensino de arte, utilizando recursos recicláveis
    (2021-08-25) Silva, Rosane Coelho da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o emprego de atividades práticas de criação de peças artísticas, utilizando recursos materiais recicláveis, nas aulas de Artes. Para tanto, propomos duas ações que equivalem aos nossos objetivos específicos: identificar quais os prejuízos causados pelos descartes de materiais recicláveis no meio ambiente e propor atividades para o ensino de Artes utilizando materiais recicláveis, que estão no cotidiano dos estudantes. O referencial teórico contempla discussões acerca do ensino de Arte e sobre materiais recicláveis, que devem ser reutilizáveis para o bem do meio ambiente. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa de campo qualitativa, em que utilizamos como instrumento para coleta de dados a observação e atividades desenvolvidas na Escola de Ensino Médio, localizada no município de Paudalho. Os resultados obtidos com as discussões propostas e atividades práticas contribuíram para o conhecimento sobre a questão dos problemas ambientais causados pelos descartes inadequados de materiais, assim como para a conscientização da necessidade de reutilizar e reciclar o lixo, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.
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    Biorremediação de corantes azo por cepas de Aspergillus isoladas do solo da caatinga
    (2023-04-19) Oliveira, Adriane Caroline Batista; Porto, Ana Lúcia Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/4989617783837981; http://lattes.cnpq.br/3498440662001137
    Nos últimos anos, a quantidade de efluentes têxteis descartados em corpos d’água tem aumentado gradativamente. Devido a compostos altamente tóxicos em sua composição, a presença de corantes entre esses compostos causam impactos prejudiciais ao meio ambiente por apresentarem difícil degradação, reduzir a atividade fotossintética nos corpos d’água, e apresentar potencial bioacumulativo. Dessa maneira, o tratamento de águas residuais utilizando a biorremediação surge como uma alternativa de remoção desses compostos. Este trabalho sugere uma alternativa ecológica para remoção de azo corantes, utilizando biomassa de fungos Aspergillus como mecanismo de descoloração dos azo corantes Congo Red, Direct Black 22 e Amido Black. Foi realizada uma seleção de fungos empregando 1g e 3g de biomassa viva das cepas Aspergillus sp. UCP 1280, Aspergillus sp. UCP 1281 e Aspergillus sp. UCP 1285 com duração de 3 horas de experimentação, sob condições de pH 7, 30°C de temperatura e 120 RPM. Os melhores resultados de descoloração, para os três corantes e com os três fungos foram alcançados quando empregado 3 g de biomassa. E o fungo que melhor descoloriu os corantes foi o Aspergillus sp. UCP 1281, que demonstrou taxas acima de 95%, 90%, 50% de descoloração para o Congo Red, Direct Black 22 e Amido Black, respectivamente. Para medir a capacidade de reutilização da biomassa e recuperação dos corantes foram aplicados como dessorventes Dimetilsulfóxido (DMSO), Ácido acético e Bicarbonato de sódio. E para todos os fungos e corantes, as melhores dessorções foram observadas com DMSO e bicarbonato, provavelmente devido ao pH básico desses eluentes. Todos os fungos testados apresentaram resultados positivos para o teste qualitativo de lacase, indicando possibilidade de degradação de corantes azo com essas cepas. Esses resultados mostram que Aspergillus apresenta alto potencial para remoção de azo corantes, mesmo com concentrações diferentes de biomassa e com estruturas químicas complexas dos corantes, mas é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas envolvendo a capacidade dessas cepas para o tratamento de azo corantes, possibilitando uma aplicação com maior escalabilidade e parâmetros otimizados para garantir a maior eficiência da descoloração.
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    Circularidade de resíduos de origem vegetal em uma indústria de grande porte em Pernambuco: um estudo de caso de economia circular
    (2025-08-07) Feitosa, Wiliane Marinho; Silva, Ana Carolina Borges Lins e; http://lattes.cnpq.br/7518216414237885; http://lattes.cnpq.br/7408056145463399
    Este trabalho apresenta uma análise do Primeiro Teste de Economia Circular (EC) dos Resíduos Orgânico e Efluente Gorduroso em um modelo produtivo que conecta a indústria de sabão em barra à criação de suínos, por meio do aproveitamento de resíduos de origem vegetal industriais como fonte alternativa de alimentação animal. O trabalho teve como objetivo principal avaliar os impactos econômicos, ambientais e sociais decorrentes da destinação de resíduos orgânicos da ASA Indústria e Comércio para a Granja Cavalcanti no interior de Pernambuco. O estudo adotou a metodologia de estudo de caso, fundamentada em levantamento de dados primários e secundários, como visitas técnicas, registros fotográficos, entrevistas com os responsáveis pelo processo e análise quantitativa dos custos de transporte, destinação e substituição alimentar. O período analisado correspondeu a julho a dezembro de 2023, totalizando seis meses de monitoramento. Os resultados evidenciaram que a ASA obteve um descarte ambientalmente correto de 179.240kg e uma economia de R$ 20.458,00 em custos de destinação de resíduos, gerando impacto social também. Já para a Granja, verificou-se a redução de 60% na substituição da ração convencional pelos resíduos de origem vegetal na dieta dos suínos. Contudo, observou-se também a leve queda de 10% no desempenho zootécnico dos animais, além do ônus logístico para o destinador final, em razão da distância média de 408 km entre os empreendimentos, o que inviabilizou a continuidade da prática no modelo descrito. A análise demonstrou que, embora a circularidade desses resíduos seja ambientalmente plausível e tecnicamente possível, para a parceria ASA – Granja não é factível. Conclui-se que a experiência analisada reforça o potencial da EC como estratégia de gestão de resíduos e de sustentabilidade industrial com parceiros geograficamente próximos e aproveitamento de outros resíduos de origem vegetal gerados pela indústria.
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    Desenvolvimento do sistema gestão integrado da Compesa
    (2020) Santos, Myckaella Joice Simone dos; Silva, Vicente de Paulo; http://lattes.cnpq.br/3590522665927472; http://lattes.cnpq.br/8605437664422681
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    Diagnóstico sócio-ambiental e elaboração de cartilha ambiental técnica em escola pública de ensino médio em Camaragibe - PE
    (2021-01-05) Melo, João Gabriel de Freitas; Santos, Alessandro Herbert de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4144662357044277; http://lattes.cnpq.br/9014815379063183
    A presente proposta visa o diagnóstico sócio-ambiental do público- alvo e do seu núcleo familiar, discussão de conhecimentos relacionados ao ambiente e suas interferências na qualidade de vida da população, palestras informativas relacionadas aos temas ambientais. Baseado nos resultados obtidos pela análise dos diagnósticos, elaborar cartilha ambiental técnica em conjunto com o público-alvo e disseminação dos conhecimentos através das cartilhas. Estes conhecimentos devem ser disseminados tanto com o público-alvo, bem como o núcleo familiar dos mesmos. Com isto pretende-se, além da discussão dos temas abordados, aumentar a percepção ambiental das pessoas e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
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    Educação ambiental em unidades de conservação no Nordeste brasileiro: revisão sistemática da literatura
    (2022-05-30) Silva, Wandson Ricardo de Queiroz; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379; http://lattes.cnpq.br/0641875189523050
    A criação e manutenção de Unidades de Conservação torna-se uma ferramenta imprescindível para proteção e conservação da biodiversidade existente nesses ambientes, bem como para ações de Educação Ambiental, aproximando os cidadãos da natureza, sensibilizando-os para favorecer reflexão e atitudes sustentáveis, além de proporcionar qualidade de vida e proteger o Planeta e a sua biodiversidade. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, ações de educação ambiental em Unidades de Conservação do Nordeste brasileiro, com base na literatura científica publicada entre os anos de 2009 a 2022. Foi um estudo de revisão sistemática, com base em estudos primários da literatura, na base de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Obteve-se um total de 30 artigos científicos que tratam da temática de Educação Ambiental em contextos de Unidades de Conservação. Os estados nordestinos que com maiores números de publicações foram: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todos representados por cinco publicações, exceto a Bahia com quatro artigos científicos, não ocorrendo registros de publicações para os anos 2010 e 2022. Desta forma, espera-se que no futuro haja um aumento substancial de publicações sobre Educação Ambiental em Unidades de Conservação, visto que são áreas fundamentais para sensibilização da população, obviamente respeitando as especificidades de cada UCs, bem como para controlar ações antropogênicas (desmatamento, poluição e caça), regular eventos climáticos (inundações, secas e degradação do solo), prestar serviços de suporte (formação do solo e ciclagem de nutrientes) e serviços socioculturais (lazer, social, espiritual e religioso).
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    Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG
    (2019-07-16) Moraes, Monalise de Melo; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2167280235780603
    Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico verifica-se um aumento do nível de consumo de produtos para suprir as necessidades de demanda desse crescimento. O avanço, apesar de contribuir para um bem-estar da população, apresenta diversos riscos ao meio ambiente, tendo em vista que os bens oferecidos da natureza são finitos. A falta de planejamento e conscientização do homem representa uma série de deteriorações ao meio ambiente, que a cada dia se intensifica produzindo grandes impactos ao planeta. Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.
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    Educação ambiental: a importância da coleta seletiva para a qualidade de vida
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Costa, Ivna Borges da
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    Educação para consumo consciente e sustentável
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares da
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