Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Metrô"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mobilidade urbana em Recife - PE: a importância do sistema metro-ferroviário como uma política pública permanente na Região Metropolitana do Recife (RMR)
    (2025-08-04) Fidelis, Robson da Silveira; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/5167608098419729
    Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca de dados bibliográficos como artigos, ensaios sobre o tema em questão, matérias jornalísticas, dados oficiais e governamentais que abordam a mobilidade urbana na cidade do Recife e da sua região metropolitana, que é um tema presente na sociologia urbana. Partindo de uma perspectiva mais ampla e geral e em seguida desembocando no modal metroferroviário, que é conhecido como Sistema Metrorec de Pernambuco. Utilizarei neste trabalho a metodologia de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que é uma atividade fundamental em trabalhos acadêmicos e científicos (Maria; Ivan,2020). Para atingir o objetivo proposto nos resultados das pesquisas, foi implementado um questionário de doze perguntas para três funcionários de carreira da estatal metroferroviária - CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Entre os escolhidos está um servidor da área de implantação de projetos (viabilidade de implantação de diversos recursos), o outro é atualmente gestor geral de todas as estações de trens, tem quase 40 anos de serviço na empresa, já foi membro do CONAD (conselho de administração da estatal que fica em Brasília) da CBTU. Por fim, o terceiro e último entrevistado é o atual presidente do sindicato da categoria metroferroviária em Pernambuco (SINDMETRO-PE) e presidente da FENAMETRO (Federação Nacional dos Metroviários). Os participantes foram designados como 1; 2; e 3 no decorrer desse trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transporte público sobre trilhos: percepções sobre a área de manutenção do sistema metropolitano do Grande Recife
    (2021-02-26) Santos Junior, Amaro Marcos dos; Conceição Neto, Vera Lúcia da; http://lattes.cnpq.br/0931010026635538; http://lattes.cnpq.br/9324648810783418
    Esta pesquisa tem por finalidade analisar os principais problemas enfrentados pelos profissionais dos setores de manutenção de transporte público de trens metropolitanos do Grande Recife, diante das constantes falhas presentes no sistema. A manutenção do sistema metroferroviário consiste em procedimentos necessários para manter as máquinas, os equipamentos e toda a infraestrutura do sistema em pleno funcionamento. Essas ações também permitem zelar pela segurança e conforto dos usuários dos metrôs que precisam se deslocar diariamente pela Região Metropolitana do Recife (RMR). Os metrôs que circulam nas grandes cidades são tidos por muitos estudiosos como a solução para os graves problemas de mobilidade urbana. Diante do atual cenário que o sistema metroferroviário da região se encontra, deseja- se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são os problemas percebidos pelos profissionais de manutenção dos trens metropolitanos do Grande Recife que comprometem a continuidade dos serviços públicos de transporte coletivo sobre trilhos? Para isso, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio de levantamento de informações por formulários baseados em 20 entrevistas estruturadas com participantes que atuam nos setores de manutenção metroferroviário, nas funções de supervisores de manutenção, técnicos industriais de manutenção e assistentes de manutenção do quadro efetivo do Metrorec e de referências bibliográficas e documentais publicados com conteúdos relevantes acerca do assunto discutido. Os resultados identificam que os profissionais da manutenção apontam como os principais problemas enfrentados por eles diante da continuidade dos serviços: a redução de recursos para compras de matéria-prima, ferramentas e peças de reposição para o sistema, os desgastes de peças das composições e trilhos provocadas por falta das manutenções programadas, o que contribui com o canibalismo, sucateamento e a indisponibilidade da frota ativa. A dificuldade de relacionamento com os superiores, os roubos de cabos e fios e o vandalismo, também foram percebidos por alguns dos profissionais, adversidades essas, que tendem a aumentar o volume de trabalho e deturpar a imagem da manutenção.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão