Navegando por Assunto "Microempreendedor individual"
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Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.Item O uso das redes sociais como ferramenta de marketing digital por microempreendedores individuais(2023-04-27) Silva, Juliana de Freitas; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/0901032948095954O estudo em questão tem como objetivo analisar como os microempreendedores individuais utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing para alavancar seus negócios. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 15 microempreendedores individuais de diferentes setores. A análise de dados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores individuais são o WhatsApp e o Instagram. Eles consideram o uso das redes sociais importante para os negócios proporcionando diversos benefícios como a possibilidade de divulgar produtos e serviços, a facilidade no relacionamento com o cliente e o baixo custo na utilização das plataformas. Mas, também mostrou que ainda existem dificuldades a serem superadas, como a falta de conhecimento técnico e de tempo para gerenciar as contas nas plataformas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se a produção de conteúdo relevante, promoção de sorteios e descontos, utilização de anúncios pagos. Conclui-se que as redes sociais são utilizadas como ferramenta de marketing digital pelos microempreendedores individuais, o que contribui para a alavancagem de seus negócios. Este uso, no entanto, ocorre de forma mais orgânica, sem a utilização de ações de impulsionamento pelas empresas, e decorre da facilidade de uso das redes. Apesar disso, alguns desafios ainda se impõem, decorrentes das dificuldades apontadas por alguns empreendedores.
