Navegando por Assunto "Monitoria"
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Item Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Aproveitamento integral do pescado: Relatório da atividade de monitoria na disciplina Aproveitamento Integral do Pescado(2021-11-13) Silva, Márcia Gomes Tavares da; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/4286048324269297A monitoria acadêmica é o processo de ensino-aprendizagem, onde desenvolve a autonomia e a formação integral dos monitores, incentivando a integração entre alunos e professores, onde foi possível vivenciar um pouco do que significa a palavra docência. Durante as aulas teóricas e práticas pôde vivenciar e aprender sobre essa divisa de patente existente na instituição de ensino, conhecida como discente e docente. O contato monitor-aluno é de grande importância para o repasse dos conhecimentos adquiridos sobre a disciplina a qual atuou como monitora, todo o processo foi de grande importância para abertura de futuras atuações do aluno na fase de formação profissional. A disciplina de Aproveitamento Integral do Pescado tem como objetivo repassar o conhecimento teórico-prático da melhor forma, para que seja absorvido pelo aluno com maior grau de aprendizagem. As aulas teóricas eram realizadas em sala de aula, localizada no bloco do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Universidade Federal Rural de Pernambuco, após a cada aula teórica, era realizada uma aula prática no setor de beneficiamento do pescado que se encontra localizado na mesma instituição, na Base de Pesca e Aquicultura Professor Johei Koike, onde era posto em prática todo o assunto teórico anterior lecionado em sala pelo docente responsável pela disciplina, o professor Paulo Roberto. No Departamento de Pesca e Aquicultura que fica localizado o Laboratório de Tecnologia do Pescado (Latpesc) onde os alunos conheciam e vivenciavam o uso de equipamentos tecnológicos utilizados para produção de subprodutos e derivados do pescado. A partir da monitoria pude participar de eventos que colaborou para o crescimento e conhecimento do meu currículo acadêmico, onde ministrei a Oficina Técnica de Filetagem e Elaboração de Empanado, no XVIII Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, realizado na comunidade Marreco, localizado no município de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte de Pernambuco, eventos como esse, que colaborou para meu crescimento acadêmico e profissional.Item Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca(2023-05-03) Oliveira, Jacicleide Maria de; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543; http://lattes.cnpq.br/0648216732717534O programa de monitoramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem como objetivo incentivar os alunos que demonstram interesse e aptidão para uma carreira acadêmica, cooperando com o corpo docente nas atividades de ensino. O programa de monitoramento tem duas categorias: bolsa e voluntariado, com carga horária semanal de 12 horas. O objetivo deste relatório é apresentar as principais atividades realizadas na disciplina de 09100 - Introdução à Engenharia de Pesca no período de 2020-2022. O componente de Introdução à Engenharia de Pesca faz parte do núcleo de conhecimentos básicos e seu conteúdo programático abrange a abordagem do contexto histórico, mercado de trabalho, áreas de atuação, regulamentação do profissional, princípios de formação ética e conhecimento dos ecossistemas aquáticos e seus recursos pesqueiros. A monitoria iniciou em agosto de 2020 a agosto de 2022 e em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. A monitoria no período de agosto de 2020 a outubro de 2021 foi realizada de forma voluntária, com a oferta da bolsa de monitoria a partir de novembro de 2021 até agosto de 2022. Foram realizados nesse período seis períodos letivos, em que dois foram períodos letivos excepcionais (PLE) e quatro períodos letivos regulares. Além disso, componente foi ministrado em diferentes modalidades de ensino: remoto (PLE 2020.3; PLE 2020.4; 2020.1; 2020.2), híbrido (2021.1) e presencial (2021.2). Nos períodos letivos de forma remota e híbrida, as atividades de monitoria consistiram no acompanhamento de aulas, atendimento aos alunos, gravação de tutoriais, elaboração de videoaulas, organização do ciclo de palestras, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tais como Google Meet, Google Classroom, Canva, YouTube, OCam e WhatsApp. A partir de março de 2022, a monitoria foi conduzida para período híbrido e presencial, algumas TDIC se mantiveram como Google Classroom e Whatsapp, e atividades consistiram na elaboração de aula expositiva, acompanhamento e atendimento aos discentes. A experiência de monitoramento proporcionou a oportunidade de observar diferentes modalidades de ensino para os cursos de graduação da UFRPE, que tiveram que se adaptar ao ensino remoto e híbrido devido à pandemia. Apesar dos desafios do ensino remoto, o conteúdo do curso foi entregue de acordo com seu currículo. O programa teve como objetivo motivar os alunos e promover a excelência do ensino.Item Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca(2021-03-01) Oliveira, Thomas Henrique Lima de; Coimbra, Maria Raquel Moura; http://lattes.cnpq.br/7669497233462075; http://lattes.cnpq.br/3427258257502707O Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE foi o pioneiro na América latina. Essa história começou com sonho de um reitor, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, que registrou: “Em 1969, conquistei a Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No meu discurso de posse, introduzi o dogma da interiorização com a frase: a caminhada seguindo o Sol. Escrevi currículos para 11 novos cursos na UFRPE, com muita luta em seu mandato só consegui a criação de cinco, sendo um deles o curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca.” Em 1970, o curso foi aprovando, em uma reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRPE por meio da Resolução Nº 12-A/70. A primeira turma iniciou as aulas em 1971 e no ano de 1974 seus integrantes colaram grau e receberam o título de Engenheiro de Pesca. No ano de 1983 a Engenharia de Pesca começou a participar do sistema CONFEA/CREAS. As conquistas iam se somando e, em 2004, o curso recebeu conceito máximo de cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nestes 50 anos, o curso serviu de modelo para outras instituições sendo de grande valia para a formação do profissional. A disciplina de Introdução à Engenharia de Pesca, com uma carga horária de 45 horas é de extrema importância na formação do futuro profissional, sendo ministrada logo no 1° período da graduação, levando ao aluno uma visão geral e panorâmica do curso. O programa de monitoria que segue a Resolução Nº 262/2001 PREG, regulamenta todas as normas a serem observadas pelos docentes e discentes, desde o papel do orientador e as obrigações do monitor (a). Um dos objetivos da monitoria acadêmica é despertar o gosto pela carreira de docente, tendo como principal metodologia de ensino a interação dos estudantes em sala de aula com aulas expositivas abertas, dinâmica de grupo e atividades extraclasse, motivando a interação de todos os estudantes da disciplina Introdução à Engenharia de Pesca. Os resultados da monitoria foram expressos em questionários de avaliação alunos/monitor ao término de cada vivência com respostas positivas ao trabalho desempenhado pelo monitor.Item Equiparação ESO: monitoria disciplina Cozinha Brasileira I(2023-08-10) Silva, Diego Dias da; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402A atividade de monitoria tem importância fundamental para a trajetória do aluno de graduação, estimulando-o com os desafios da sala de aula, além do contato direto com diferentes processos de aprendizado e a possibilidade de desenvolver aptidões para lidar com eles. A monitoria estreita o convívio com as atividades relacionadas à área acadêmica e promove a cooperação entre discentes e docentes, tornando-se uma experiência agregadora para o currículo acadêmico e profissional. Dessa forma, a monitoria em Cozinha Brasileira I teve como objetivos o acompanhamento das atividades em sala de aula, auxiliando nas atividades de docência, dinâmicas de grupo, apresentação de seminários e pesquisas relacionadas à disciplina. O período de realização da monitoria teve vigência de 12 meses, perfazendo carga horária total de 576 horas. Todas as atividades realizadas em sala de aula e laboratório de aula prática foram supervisionadas e acompanhadas pela professora da disciplina. A disciplina Cozinha Brasileira I apresentou como abordagem de conteúdo os ensinamentos das cozinhas dos Norte e Nordeste do Brasil, trazendo conhecimento sobre as influências econômicas, étnicas, política e culturais como fatores importantes para a formação desta gastronomia, como também os costumes alimentares, festejos, técnicas e preparações típicas de cada local. As atividades e funções executadas durante o período da monitoria englobaram o acompanhamento em aulas de conteúdo teórico sobre a disciplina, auxílio em avaliações e aulas práticas, pesquisas do conteúdo da disciplina e nas apresentações de seminários, dando suporte para sanar possíveis dúvidas dos alunos e dispondo materiais de pesquisa selecionados previamente pela professora. Na aplicação de provas práticas, contribuía com a supervisão e assistência à professora nas demandas de reposição de material, suporte na construção do plano de ataque e avaliações de degustação. A avaliação prática aplicada foi a execução de uma receita de família que se propaga ao longo dos anos, trazendo as características da receita, contando a história e as motivações que envolviam a escolha da mesma. A avaliação pontuou requisitos como criatividade, sabor, aroma, visual da preparação, bem como interação do grupo na realização da prova, organização e tempo de execução. Os resultados das avaliações foram bem satisfatórios, permitindo a aplicação de técnicas aprendidas ao longo da disciplina e trazendo uma interação com a diversidade de conhecimentos aplicados. A atividade de monitoria acadêmica permitiu uma vivência na docência bastante produtiva, agregando na formação profissional e proporcionando maior ganho de experiência e conhecimento prático das dinâmicas de aula, tanto teórico como práticas.Item Equiparação ESO: monitoria Disciplina Saúde, Ambiente e Consumo; Tecnologias e Consumo(2023) Nascimento, Eduardo Alves do; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/2126544134457497O objetivo deste relatório é apresentar de forma didática e prática experiências das seguintes áreas: saúde, meio ambiente e consumo; tecnologia e consumo. Juntas, essas áreas formam princípios que norteiam uma sociedade que consome de forma consciente e sustentável sem parar. O consumo consciente reflete a responsabilidade social e seu impacto nos indivíduos, sendo um modelo sustentável que reflete todo o ecossistema, incluindo a vida humana, desde o meio em que está inserido até a sua manutenção. Participar da elaboração e desenvolvimento das atividades dos professores consultores relacionados às áreas que lecionam. Como monitor, eu exerci atividades presenciais e remotas, grande parte da monitoria foi feita remotamente. Durante o período da monitoria, foi prestado apoio nas atividades em sala de aula, auxiliando os orientadores nas atividades e organização de materiais didáticos, instrução dos alunos em sala de aula em relação a disciplina, relatórios, atividades escritas, coleta de materiais acadêmicos. A monitoria foi concluída com um bom aproveitamento acadêmico, sendo responsável por trazer novos conhecimentos acadêmicos e profissionais.Item Relatório da monitoria em Cozinha Clássica I(2023-08-09) Aprígio, Rayana Serafio; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/3374059387178683A monitoria acadêmica tem se mostrado nas Instituições de Educação Superior (IES) como um programa que deve cumprir, principalmente, duas funções: iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino de graduação. A disciplina de Cozinha Clássica I, do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda em sua ementa a cozinha clássica francesa, seu histórico e os fatos que a constituíram para que se tornasse uma referência de cozinha internacional, abordando também técnicas culinárias, preparações clássicas e suas teorias. O trabalho de conclusão de curso presente, trata-se de uma equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da monitoria da disciplina de Cozinha Clássica I.Item Relatório de atividade de monitoria disciplina de cozinha europeia(2024-03-05) Rodrigues, Vinícius dos Santos Faran; Romeiro, Edenilze Teles; http://lattes.cnpq.br/1160900303161454; http://lattes.cnpq.br/0869186412207574Este relatório de monitoria acadêmica apresenta uma análise abrangente das atividades de acompanhamento realizadas durante o período referente aos semestres letivos de 2022.1 e 2022.2. O objetivo principal da monitoria foi oferecer suporte educacional adicional aos estudantes, auxiliando-os no aprimoramento de habilidades específicas relacionadas aos conteúdos abordados em sala, através de novas metodologias ligadas a criatividade e desafios. As atividades incluíram esclarecimento de dúvidas, correção de atividades, desenvolvimento de dinâmicas, aulas e atividades avaliativas. Durante o período monitorado, foi possível observar uma melhoria significativa no desempenho acadêmico dos participantes, refletindo o impacto positivo das iniciativas de monitoria. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para aprimorar futuras estratégias de suporte estudantil, visando promover o sucesso acadêmico e a excelência educacional.Item Relatório de atividades de monitoria da disciplina de Matemática Computacional(2021) Chagas, Aline Maria Soares das; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1870372657071312Item Relatório de monitoria da disciplina Técnica Dietética(2019) Souza, Iasmin Azevedo; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/2783325994343231
