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Navegando por Assunto "Motores de indução"

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    Controle vetorial de velocidade em motor de indução trifásico para aplicações em mobilidade elétrica
    (2024-03-08) Souza, Guilherme Henrique de Carvalho; Méllo, João Paulo Ramos Agra; http://lattes.cnpq.br/2430890141645755; https://lattes.cnpq.br/6351499728705848
    A substituição dos motores a combustão por motores elétricos, já é uma realidade no Brasil. Os veículos híbridos e elétricos, estão ganhando, a cada dia, mais espaço no mercado. Isso é resultado da sua alta eficiência, baixo custo e principalmente por não emitir gases poluentes ao ambiente. O estudo de motores de indução para tração veicular, se torna um desafio para os pesquisadores, buscando métodos e estratégias para maximizar sua entrada no mercado. O controle de velocidade dos motores elétricos pode ser realizado de diversas maneiras, por exemplo, a mudança do número de polos, controle vetorial, alteração da frequência e tensão de alimentação. O controle vetorial é baseado na transformada de variáveis odq, que é uma boa representação da máquina de indução trifásica no domínio vetorial. Através deste controle, é possível desacoplar o conjugado e fluxo magnético da máquina, podendo explorar de maneira isolada cada um deles. Logo, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de controle vetorial em quadratura em malha fechada no motor elétrico utilizado no projeto de extensão Evolt Racing. Este estudo é iniciado pela validação do modelo da máquina e dos controles em malha aberta, e posteriormente fechando a malha de controle. Por fim, é realizado o acionamento do motor via inversor PWM e comparado os perfis e métodos de frenagem. As simulações foram realizadas pelos softwares PSIM e MATLAB, e a sintonia dos controladores foi realiza pelo método lugar geométrico das raízes. Foi possível validar o modelo da máquina, sintonizar os controladores para uma melhora na resposta dinâmica e controlar a velocidade do motor para regime permanente.
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