Navegando por Assunto "Motores de jogos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Comparação entre os motores de jogo Unity, Godot e GameMaker: um estudo de caso(2024-03-07) Fittipaldi, Mateus Meneses; Nascimento, Leandro Marques do; http://lattes.cnpq.br/9163931285515006; http://lattes.cnpq.br/8247465357821435Jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas e representam um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. Além do entretenimento proporcionado aos jogadores, a atividade de criação de jogos também traz diversos benefícios. Para facilitar a criação desses produtos, os motores de jogo surgem como resultado de décadas de desenvolvimento na indústria de jogos. Por meio deles, criar jogos nunca foi tão fácil e acessível como é hoje. No entanto, diante da ampla variedade de opções disponíveis, escolher o motor mais adequado para um projeto requer compreensão de suas funcionalidades, capacidades e adequação ao tipo de jogo desejado. Nesse contexto, foram selecionados três dos motores de jogo gratuitos mais populares - Unity, Godot e GameMaker - para uma análise detalhada de suas capacidades e recursos. A avaliação ocorreu por meio do desenvolvimento do jogo ”Fox VS Plants”, em cada um dos motores selecionados, e da participação em três game jams, quando foi possível desenvolver mais dois jogos, aumentando assim a validade do estudo. Os resultados da comparação revelam que cada motor possui seus pontos fortes e fracos: Unity possui mais recursos, Godot é mais simples de usar e GameMaker é aprendida mais facilmente.
