Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Mutação (Biologia)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de mecanismos de resistência a polimixina em isolados de Klebsiella pneumoniae
    (2021-12-17) Andrade, Rauana Lins de; Almeida, Anna Carolina Soares; Santos, Bárbara Nazly Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4795529090461229; http://lattes.cnpq.br/4891800920829895; http://lattes.cnpq.br/8836137133949593
    As Infecções por Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase têm sido um problema de saúde pública levando ao aumento da morbidade e mortalidade de pacientes, o que levou a reintrodução de um antimicrobiano previamente descontinuado para uso humano, as polimixinas. O aumento da resistência às polimixinas tem dificultado ainda mais o tratamento, o que é preocupante devido à alta disseminação mundial dessas cepas. Este estudo teve como objetivo realizar a análise genética dos sistemas de dois componentes envolvidos na resistência a polimixina em isolados de Klebsiella pneumoniae. Foram estudados 16 isolados de K. pneumoniae multirresistentes. A relação clonal foi realizada a partir da investigação de sequências palindrômicas extragênicas repetidas (REP). Os genes dos sistemas reguladores enzimáticos de dois componentes (pmrA, pmrB, phoP, phoQ) foram amplificados por reação em cadeia da polimerase (PCR). A identificação das mutações foi realizada por sequenciamento de DNA com análise comparativa utilizando a cepa MGH 78578 como referência. Foi possível distinguir a presença de quatro grupos com relação clonal da mesma espécie com variação de 2 a 5 bandas não compartilhadas, indicando um padrão de similaridade entre todas as bactérias do estudo. Todos os isolados apresentaram mais de uma mutação nas regiões codificantes dos genes estudados, a prevalência foi de mutações classificadas como silenciosas em pmrA e phoP. Porém mutações do tipo Frameshift Nonsense e Missense foram identificadas, nos genes pmrB e phoQ o que levou a alterações na cadeia de aminoácidos e produção de uma proteína não funcional. As alterações nucleotídicas nas regiões codificantes dos genes reguladores dos TCS (phoPQ e pmrAB) e o comprometimento da sequência proteica, são considerados os mecanismos mais relevantes no que diz respeito a mediação da resistência às polimixinas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise in silico de Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP) de variantes missense do gene IL17A
    (2022-10-06) Silva, João Gabriel da; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575
    Polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) é o tipo mais comum de variação gênica, com algumas causando doenças. Dessa forma, seu estudo e compreensão é fundamental para o tratamento de inúmeras doenças. De forma rápida e barata, ferramentas in silico são um ótimo caminho para a previsão de possíveis danos que um SNP pode causar. Os SNPs do IL-17A estão envolvidos em várias doenças inflamatórias humanas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, esclerose múltipla, psoríase e câncer. Desse modo, SNPs de IL-17A devem receber um foco maior na área médica. Este estudo teve por objetivo a análise de algumas variantes missense do gene IL-17 A, selecionadas no software Ensembl, por meio das plataformas PolyPhen-2, SNPs&GO e PhD-SNP para verificar se são prejudiciais ou neutras ao organismo humano. O PolyPhen-2 identificou 51,65% variantes benignas, 47,25% prejudiciais e 1,1% desconhecida. No caso das plataformas SNPs&GO e PhD-SNP, ambas identificaram 71,43% variantes benignas e 28,57% prejudiciais. 18,68% são prejudiciais nas três plataformas. Concluímos que SNPs são ótimos marcadores biomoleculares para doenças e ferramentas de análises in Silico são excelentes mecanismos para interpretação de dados e direcionamento de pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Predição por análise in silico da consequência de mutação missense no gene IGF2 humano
    (2023-09-04) Costa, Karla Roberta Lemos Maul de Souza; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/8727605240852776
    O presente trabalho visa correlacionar o polimorfismo do gene IGF-2 humano a síndromes hipertensivas gestacionais como hipertensão gestacional (HG) e hipertensão arterial crônica (HAC), tendo em vista que estas síndromes estão entre as maiores causas de morte materna e fetal. Diferentes ferramentas e tecnologias computacionais foram utilizadas para analisar dados depositados nos bancos de bioinformática e predizer as consequências moleculares na substituição de aminoácidos na proteína codificada pelo gene IGF-2 com base na estrutura protéica trazendo informações importantes para identificação de mutações que podem causar doenças genéticas humanas. O fator de crescimento semelhante à insulina 2 (IGF-2) é um dos três hormônios proteicos que compartilham semelhança estrutural com a insulina e está ligado a fatores de crescimento que estão envolvidos no desenvolvimento embrionário. Esse gene sofre imprinting materno (é silenciado), ou seja, o alelo a ser expresso deve ser sempre aquele herdado do pai para que o indivíduo tenha o fenótipo normal. (BARTOLOMEI; ZEMEL; TILGHMAN, 1991). Embora o alelo materno seja perfeitamente normal em sequência, este será inativado por metilação, e, caso aconteça ao contrário, e esse gene de origem paterna seja imprintado e o da mãe seja expresso, o indivíduo será raquítico, crescendo menos da metade do tamanho normal. O principal papel do IGF-2 é como um hormônio promotor de crescimento durante a gestação em mamíferos, desempenhando um papel fundamental na regulação do desenvolvimento feto placentário influenciado pelo lactogênio placentário. Assim, a importância de estudar o polimorfismo do gene IGF2 é associar as variantes encontradas com as síndromes hipertensivas gestacionais.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão