Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Orçamento familiar"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ciências Domésticas hoje
    (1977) Vieira, Elza Maria Marques; Rocha, Isa Maria Meira; Barros, Maria Teodora de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Do Bolsa Família ao Auxílio Brasil: impactos da transformação dos programas de transferência de renda nos municípios do Sertão do Pajéu
    (2022-09-20) Carvalho, Karine Imaculada Nunes de; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075; http://lattes.cnpq.br/2764746535986482
    Os programas de transferência de renda apresentam um importante papel no combate à pobreza e desigualdade de renda no Brasil ao longo dos anos. Esse trabalho acadêmico tem como objetivo comparar os impactos da mudança do Programa Bolsa Família para o programa Auxílio Brasil na microrregião do Sertão do Pajeú, a partir da análise do processo de transformação de um programa para o outro; da caracterização econômica e social da região em análise e do estudo dos dados do CadÚnico sobre a evolução do número de famílias beneficiárias e valores injetados na economia desta localidade. O referencial teórico contemplou discussões acerca do surgimento destes programas, seus impactos e o processo de transformação. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma análise quantitativa descritiva, a partir de dados do Ministério da Cidadania, do IBGE e do Ipea acerca do número de famílias cadastradas no CadÚnico entre 2020 e 2022, dos valores injetados na economia pelo Bolsa Família e Auxílio Brasil, além de dados sobre o mercado de trabalho e a estimativa populacional local. Também foi utilizada a técnica da análise documental, onde se trabalhou a lei que instituiu o Auxílio Brasil. Os dados obtidos indicam que houve um aumento no número de famílias cadastradas no CadÚnico entre 2020 e 2022, assim como houve um aumento do valor, em reais, injetados na economia do Sertão do Pajeú desde a mudança de Bolsa Família para Auxílio Brasil. Com base nos resultados e discussões apresentadas, verificou-se o aumento no número de famílias cadastradas no CadÚnico, portanto, consequentemente, o aumento no número de famílias extremamente pobres e de baixa renda no Sertão do Pajeú. Além disso, em consequência do aumento exacerbado do valor investido no Auxílio Brasil no primeiro trimestre de 2022, acredita-se que danos relacionados ao aumento da inflação e perda no poder de compra sejam vislumbrados a médio e longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da temperatura na qualidade de água e performance zootécnica do camarão Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) durante a fase berçário em sistema de recirculação aquícola (SRA)
    (2023-05-05) Lima, Aline Larissa da Silva; Santos, Loraine Meneses dos; http://lattes.cnpq.br/4166590770317390
    A configuração da instituição família vem ao longo das décadas sofrendo mudanças que são ocasionadas pelas novas formas e possiblidades de se formar vínculos afetivos, mudanças estas que são compreendidas a partir das novas perspectivas sociais e culturais. Diante destas alterações e diversificação no âmbito familiar. Assim, o objetivo deste trabalho é: Identificar o padrão de consumo para cada tipo de arranjo familiar no Brasil utilizando os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2017-2018. Portanto, para atender ao objetivo proposto é pertinente compreender quanto as novas realidades econômicas desta instituição, uma vez que a figura feminina passa a estar mais presente no mercado de trabalho e, com isto, passa a contribuir com as despesas do lar, além de haver por vezes uma necessidade real de esta figura assumir tais despesas seja por ser mãe solo, viúva ou assumir outra configuração familiar que não a patriarcal. Justifica-se o tema pela observação de vários modelos e estruturas familiares, levantando-se a curiosidade quanto aos gastos em relação aos tipos de família serem redirecionados as realidades de cada. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica em concordância com a análise da POF dos anos 2017-2018 e também 2008-2009 para comparação dos resultados que são apresentados através de tabelas, gráficos e quadros e analisados posteriormente, sendo nessa análise que há a possibilidade de compreender se além da possibilidade de novos tipos de família, há também novas prioridades quanto aos gastos na economia familiar. Os resultados obtidos no estudo aqui apresentado apontam mudanças nos gastos e prioridades econômicas desses novos modelos de família que variam quanto a suas estruturas, com ou sem crianças, formadas por mãe ou pai solo, bem como tantos outros modelos familiares existentes na atualidade.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão