Navegando por Assunto "Patrimônio cultural"
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Item A acessibilidade nos mercados públicos: pesquisando o Mercado da Encruzilhada, na cidade do Recife(2019) Vasconcelos, Lais Celeste; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/1047580332076525Os mercados públicos no Brasil são representantes da cultura em que estão inseridos. Em Pernambuco, como exemplo desses mercados, que possuem representatividade histórica e social, temos os Mercados São José, Boa Vista, Madalena, Casa Amarela e o Encruzilhada, objeto de estudo deste trabalho.. A população brasileira com deficiência representa, de acordo com o censo do IBGE (2010), cerca de 45 milhões de pessoas, é um número expressivo quando considera-se que equivale a quase 24% da população. E ao buscarem serviços de turismo e lazer, inclusive nos mercados públicos municipais, estas pessoas enfrentam diversos tipos de barreiras de acesso com prejuízos em sua auto estima e qualidade de vida. O objetivo geral deste estágio supervisionado obrigatório foi analisar quais são as barreiras de acessibilidade dos estabelecimentos gastronômicos situados dentro dos mercados públicos do Recife Para obter essa resposta, foi realizada uma revisão sistemática para embasar o referencial teórico e um estudo de campo no Mercado Público da Encruzilhada com gestores de estabelecimentos gastronômicos deste mercado. Como resultados,verificou-se que existem poucas publicações sobre o assunto, evidenciando a necessidade de mais estudos na área pesquisada. Além disso, foram identificadas barreiras de acessibilidade no Mercado da Encruzilhada tais como a falta de adequação das rampas conforme a NBR 9050 e a ausência de cardápio acessível. Além disso, constatou-se. Concluímos que o Mercado da Encruzilhada necessita de investimentos e aplicação das dimensões arquitetônica, comunicacional, atitudinal e programática, para a quebra das barreiras de acessibilidade enfrentadas por parte das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Item "A descer, a subir, a quicar e rebolar": uma história das disputas contemporâneas em torno do Brega em Pernambuco(2023-09-20) Silva, Johnny Rodriguez Alves da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6776678387517275Este trabalho de cunho exploratório aborda a trajetória contemporânea do Brega enquanto expressão cultural pernambucana desde seu surgimento nos anos 1990 até o ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou identificar o surgimento da manifestação cultural, os momentos de tensão entre os artistas e instâncias políticas locais e o processo de reconhecimentos do Brega como expressão cultural pernambucana e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.Item A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal(2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433Item A Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá: história de um patrimônio brasileiro(2021-12-13) Andrade, Jefferson José Batista; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/9972797901896641Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos relativos à história da Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá. Com esse intuito, foi realizada uma revisão historiográfica sobre as fortificações localizados nas Capitanias de Pernambuco e do Norte. Buscamos também entender a importância geoestratégica dessa construção, entre os séculos XVII e XVIII, enquanto peça de defesa das Capitanias de Itamaracá e Pernambuco. Por fim, realizamos um estudo sobre o conceito de patrimônio cultural, buscando compreender o significado do reconhecimento e importância dos bens culturais e como a fortaleza de Itamaracá se insere nesse conjunto patrimonial composto por diversas fortificações espalhadas no Brasil.Item As influências das Cartas Patrimoniais sobre a legislação brasileira de salvaguarda do patrimônio histórico-cultural (1962-1988)(2021-07-14) Jesus, Anderson Bezerra de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/0156112897210399O entendimento acerca do patrimônio cultural permite o desenvolvimento da salvaguarda dos bens históricos, elaborando estratégias preservacionistas e socioeconômicas, através da criação de políticas públicas. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por proposta a problematização do conjunto de orientações internacionais, através das Cartas Patrimoniais na legislação nacional e seu impacto na proteção do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Tomamos como recorte histórico o período entre a Recomendação de Paris de 1962, e a promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Como metodologia, realizamos pesquisas bibliográficas utilizando os conceitos de patrimônio cultural desenvolvido por François Hartog (2006), a relação entre cultura e memória proposta por Joël Candau (2011), e de representação social de Sandra Pesavento (2013). Observamos os termos recorrentes das diretrizes internacionais, sendo eles: a definição e a discussão acerca do bem cultural, o debate sobre a questão urbanística, e a formulação das políticas públicas de preservação do patrimônio histórico-cultural nacional através da definição do Patrimônio Mundial. O conjunto de dados acessados foi ordenado cronologicamente, e as informações foram cruzadas, tendo como resultado a confirmação da influência das Cartas Patrimoniais na criação de medidas de salvaguarda do patrimônio no país.Item História de um legado: a pesca artesanal como patrimônio(2021-03-04) Targino, Gustavo Maia; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297Item Oficinas de Pré-História no museu Louis Jacques Brunet(2019-12-02) Santos, Thaynara de Souza; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/2043353025849710Em um mundo globalizado onde as diferentes linguagens atravessam os sujeitos, os museus se vêm na necessidade de acompanhar as mudanças nos meios de sensibilização do olhar das comunidades sobre seus patrimônios culturais. Esta monografia preocupa-se em apresentar oficinas de Pré-história que trazem uma forma atrativa de abordagem de conteúdo histórico. A Educação Patrimonial é uma metodologia de ensino oferecida por Maria Lourdes Parreira Horta que, através de atividades participativas, permitem aos alunos explorarem os significados de cerâmicas indígenas pré-históricas pertencentes à exposição do Museu Louis Jacques Brunet. Estas oficinas tiveram sua relevância por despertar nos estudantes o espírito crítico sobre a cultura material. Este trabalho também realiza uma análise qualitativa de resultados didáticos obtidos durante a aplicação das oficinas. Este é um trabalho pedagógico para que os saberes continuem a serem produzidos e transformados de maneira crítica e coletiva através do encontro com os Patrimônios Culturais em museus pois, acreditamos que estes patrimônios são expressões vivas da cultura dos povos e que por isso merecem ser reconhecidos e preservados.Item Patrimônio histórico cultural no ensino de história: análise do currículo de Pernambuco(2024-03-04) Carmo, Maryanne Kelly Freitas do; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/6062169215915102Este artigo tem por objetivo analisar a presença da discussão sobre Patrimônio Histórico Cultural no Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental, edição de 2019, destinado aos Professores e Escolas do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco. Utilizou-se como metodologia a análise comparativa e qualitativa dos textos base, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco, buscando compreender a inserção do conhecimento sobre Patrimônio Histórico Cultural. Algumas perguntas são levantadas com a intenção de observar se o conteúdo oferecido gera reflexão sobre a temática do patrimônio na formação do alunado e/ou se as inserções dos conteúdos ao longo dos currículos suprem as necessidades formativas consonantes ao que se esperaria do desenvolvimento de um indivíduo nesta fase escolar. Deste modo, pretende-se discutir sobre como este objeto de estudo tem sido inserido no Ensino de História da Educação Básica do Estado de Pernambuco.Item Patrimônio paleontológico como meio de transformação social, econômica e cultural: Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, Crato (CE)(2019) Silva, João Paulo Honorato da; Chagas, Maria das Graças Santos das; http://lattes.cnpq.br/5235122686753786; http://lattes.cnpq.br/7643920205125040Na preservação dos bens patrimoniais, móveis/imóveis, sejam eles, naturais, históricos, culturais ou artísticos, é de fundamental importância o conhecimento acerca dos mesmos. O patrimônio paleontológico tratando-se especificamente dos elementos relacionados ao material fóssil, como subdivisão do patrimônio geológico, mantendo um equilíbrio e um aproveitamento a investigação científica de qualidade. Objetiva-se com este trabalho relatar a experiência no Laboratório de Paleontologia (LPU) da Universidade Regional do Cariri (URCA), considerando como patrimônio paleontológico em meio a transformação e desenvolvimentos nas esferas sociais, econômicas e culturais de região do Cariri, abrangendo em sua totalidade a Bacia Sedimentar do Araripe. Durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), requisitado no curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). No decorrer do estágio foi possível acompanhar diversas atividades desenvolvidas acerca da Paleontologia, entendendo como funcionam os processos de descoberta na recuperação do máximo de informações possíveis sobre a história da vida na Terra, dos organismos que habitaram o planeta no passado geológico, para além disso conhecendo sobre a dinâmica dos ecossistemas aquáticos, e as mudanças climáticas, como compreender a importância histórica, cultural, e da preservação e conservação do patrimônio paleontológico que constitui a identidade do povo na região.Item Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos(2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.
