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    A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico
    (2018-08-31) Conceição, Erica da; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/5976012426913474
    O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “A presença do educador do sexo masculino na educação infantil: um estudo bibliográfico”, tem por objetivo geral analisar as produções científicas do ano de 2001 a 2018 referentes ao professor do sexo masculino na educação infantil, os objetivos específicos foram: a) Investigar na web produções científicas que refletem acerca de professores do gênero masculino na educação infantil. b) Compreender através das pesquisas levantadas qual a perspectiva que a comunidade acadêmica tem sobre o gênero masculino na educação infantil. A pesquisa foi bibliográfica e documental, de tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, para a obter os resultados foi utilizado dez artigos que elucidavam sobre o tema no ano de 2001 a 2018. Para encontrar as pesquisas relacionadas ao tema foi aplicado o seguinte critério de busca utilizamos as seguintes expressões: homem na educação; relações de gênero na educação infantil; professor do sexo masculino na educação infantil; preconceitos dos docentes do sexo masculino na educação infantil; trabalho do docente do sexo masculino na educação infantil. Após a busca foram encontrados alguns trabalhos na área como teses, dissertações, TCC e artigos. Os dados revelaram que os trabalhos nessa área aparecem de forma muito tímida, e que os homens continuam sendo minoria na educação infantil pelo preconceito que a profissão sofre, desvalorização salarial e a representação devido a profissão ser considerada socialmente feminina.
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    Análise bibliométrica da produção científica sobre palma forrageira na base de dados Web of Science
    (2021-07-09) Barros, Eveline Maria de; Cunha, Márcio Vieira da; http://lattes.cnpq.br/8936474723708253; http://lattes.cnpq.br/9746268668354240
    A bibliometria é uma área de estudo da biblioteconomia e da ciência e tecnologia dedicada a recolher, analisar e avaliar os aspectos quantitativos relacionados a produção e disseminação da informação publicada nos meios de comunicação. Os indicadores provenientes dos estudos bibliométricos podem ser úteis para o planejamento e execução de políticas públicas, além de serem um meio de se saber quais os estudos mais recorrentes em uma determinada área do saber e como fonte de novos temas para projetos futuros. O objetivo desse trabalho é estudar a produção científica sobre palma forrageira na base de dados Web of Science (WoS). A palma forrageira foi escolhida como tema em razão de sua importância para as regiões áridas e semiáridas, ressaltando-se sua relevância no Nordeste brasileiro. Os dados foram obtidos utilizando como critérios de busca os termos “Opuntia” e “forage”, onde foram analisados dados de 285 artigos no período de 1945 a 2020. Foram considerados aspectos como quantidade de publicação anual, autores que mais produzem sobre o tema, agências de financiamento mais relevantes, instituições de ensino e pesquisa mais produtivas, fontes de publicação mais recorrentes, países que são mais produtivos, idiomas e palavras-chave mais utilizados. Por meio da análise bibliométrica sobre a produção científica na base de dados Web of Science foi possível identificar as tendências de produtividade sobre palma forrageira. O intervalo de publicação encontrado foi de 1991 a 2020, com crescimento expressivo a partir de 2006 e pico em 2020. As instituições de pesquisa, financiamento e periódicos em sua maioria foram brasileiras, estadunidenses ou mexicanas, o que indica que são os países que mais fazem e investem em pesquisas com palma forrageira. A maior parte dos autores mais produtivos está vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira, corroborando com a produção das instituições de pesquisa e dos países como um todo. Os temas mais recorrentes estão diretamente ligados aos termos de pesquisa determinados previamente e os temas dos artigos mais atuais estão relacionados com o meio ambiente. Por meio desses resultados, o pesquisador poderá ter uma base para tomar decisões relacionadas as melhores opções de acordo com seus critérios, sejam eles relacionados as fontes de publicação, instituições de pesquisa, idioma a ser utilizado, entre outras.
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    Análise bibliométrica da produção científica sobre sistemas silvipastoris na base de dados Web of Science
    (2021-07-09) Carvalho, Robson Oliveira de; Cunha, Márcio Vieira da; http://lattes.cnpq.br/8936474723708253
    As análises bibliométricas surgem em resposta à grande quantidade de informações geradas pelas atividades de produção científica em uma área específica de conhecimento e a necessidade de armazenar, categorizar, quantificar e qualificar tamanho volume de informações. Os sistemas silvipastoris são sistemas integrados que buscam se beneficiar da relação entre os animais, o pasto e a utilização de espécies arbóreas dentro do sistema de produção agropecuária. Possuindo inúmeros benefícios, esse sistema ameniza um dos principais problemas das pastagens, a degradação causada por diversos fatores. Ao longo dos anos, houve um aumento no interesse da comunidade acadêmica e científica a respeito dos sistemas silvipastoris, gerando cada vez mais pesquisas e artigos sobre o tema e promovendo o desenvolvimento tecnológico da prática. Portanto, o objetivo da realização desse trabalho foi analisar a produção científica sobre sistemas silvipastoris nos últimos 30 anos por meio de indicadores bibliométricos na base de dados Web of Science. Foi observado que o Brasil (2º lugar), juntamente com os EUA (1º lugar), se destaca na publicação sobre o tema. A maior parte dos trabalhos foram realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os autores que mais produziram artigos científicos dentro do tema são afiliados a Universidade de Santiago de Compostela (USC) na Espanha, sendo eles Rodrigues, A. R. (27 artigos) e Losada, M. R. M. (26 artigos). No que diz respeito aos periódicos, mais de 28% dos artigos foram publicados na Agroforestry Systems. As principais palavras-chave utilizadas nos artigos foram agroforestry, silvopasture e shading. As espécies e gêneros mais presentes nos trabalhos avaliados foram a Brachiaria brizantha, Leucaena, Eucalyptus e o Pinus radiata, e os animais foram os bovinos e ovinos. Os estudos bibliométricos exercem um importante papel socioeconômico determinando as tendencias e direcionamentos da área de conhecimento desejada no âmbito das pesquisas científicas, beneficiando a tomada de decisões pelos governos e órgãos de pesquisa/financiamento. Esses estudos quando aplicados ao tema de Sistemas Silvipastoris permitem determinar uma linha do tempo, observando crescente interesse dos pesquisadores no tema, especialmente entre os anos de 2017 e 2020.
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    Análises clínicas para prova de inocuidade da mamona destoxicada, no arraçoamento de bovinos
    (1980) Costa Filho, Guilherme Antônio da
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    Caracterização de material lenhoso como fonte energética viável no Brasil: uma análise sistemática da produção científica brasileira
    (2021-07-13) Melo, Vitória Larissa Moreira; Nogueira, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/2791448000405507; http://lattes.cnpq.br/5399606076137792
    A busca por fontes energéticas renováveis vem crescendo ao longo do tempo de forma vertiginosa. Quando a madeira é utilizada para produção de energia, algumas características devem ser levadas em consideração, como as de crescimento ou dendrológicos da planta, já que estas influem significativamente sobre a produção de massa seca individual ou por área, além da sua composição (química, elementar e imediata). O objetivo deste trabalho foi utilizar-se da literatura científica para entender quais são as principais características associadas ao material lenhoso, para que este possa vir a ser considerado uma boa fonte de energia. A metodologia utilizada para este trabalho foi a seleção de estudos realizadas a partir de uma revisão sistemática, onde 174 artigos foram analisados e sintetizados. Esses estudos foram publicados de 2000 a meados de 2021 em inglês, espanhol e português. A grande maioria dos estudos foi realizada no estado brasileiro de Minas Gerais, seguido por São Paulo, Santa Catarina e Pará. As espécies utilizadas pelos artigos para as análises e ensaios laboratoriais foram espécies arbóreas do gênero Eucalyptus (44%), Pinus (8%) e outras espécies (48%). Observou-se um aumento acentuado na produção de artigos nas regiões Norte e Nordeste durante os últimos seis anos. As unidades de análise visadas por esses estudos foram as características da madeira como densidade básica, poder calorífico superior, teor de materiais voláteis e teor de lignina total. Estas variáveis foram analisadas estatisticamente de forma não paramétrica. Portanto, são considerando aptos os materiais lenhosos que apresentem uma densidade básica de 0,6 g.cm-3, poder calorífico superior de 19,7 MJ.kg-1, teor de materiais voláteis e teor de lignina de 27,79% e 28 %, respectivamente. A importância de ter um material científico de consulta referente ao uso da biomassa florestal como material energético se dá pela dissipação da informação aos principais interessados no uso da biomassa florestal e de material lenhoso como fonte energética.
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    Diálogos sobre yoga e Educação Física escolar: o que dizem as publicações acadêmicas dos últimos 10 anos
    (2022-05-25) Barros, Andreza Kamylla Pena; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/6180706921701558
    O avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC) integrada ao Serviço Único de Saúde (SUS) possibilitou a implementação das Práticas Corporais Alternativas (PCas) no campo da saúde coletiva, dessa forma, abriu-se espaço para a prática de Yoga tanto em instituições como o SUS, quanto em Centros Integrados de saúde (CIS) e Centro Comunitário da Paz (Compaz). É por meio desta transformação que muitas escolas vêm aderindo a estas práticas em seus currículos. O Yoga tem por objetivo o desenvolvimento integral da personalidade humana, por meio de exercícios de liberação apoiados em uma filosofia singular, capaz de desenvolver aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Prática complementar que vem contribuindo significativamente na gestão das emoções, o Yoga pode ser a chave para contribuir de forma eficiente na educação de crianças, jovens e adultos dentro da escola. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo mapear estudos que ligam a prática do Yoga dentro das aulas de Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, realizando uma revisão bibliográfica e análise documental a procura dos conceitos de Yoga, identificando e analisando as aproximações e distanciamentos epistemológicos presentes nestas publicações, assim como, estudando os argumentos utilizados para defender esta prática dentro da Educação Física escolar. Identificamos que, após a aplicação de critérios de seleção, os artigos estudados apresentam o Yoga como uma prática de relaxamento que promove o bem estar físico e mental, contudo, percorrendo caminhos argumentativos que ainda carecem de concepções pedagógicas e filosóficas de suma importância para a escola e para a própria prática do Yoga.
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    Ferramenta adaptável para auxílio no processo de coleta de dados em pesquisas estruturadas
    (2019) Nascimento, Thiago Lucas Freire; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/1424806662151417
    A ciência nasce da incessante busca pelo conhecimento partindo da problematização e questionamentos aos acontecimentos históricos sobre o mundo e a realidade na qual vivemos. Para que haja ciência é preciso desenvolver estudos os quais pode ou não vir associados a uma hipótese, a qual carece de ser explicada e provada. Para a realização desses estudos, se faz necessário obter uma grande quantidade de dados os quais possam representar uma dada realidade. Posteriormente, são aplicados a esses dados métodos e técnicas específicas a fim de extrair informações que auxiliem na descoberta de resultados, revelando respostas para ajudar na compreensão do problema proposto ou gerando novos questionamentos. Contudo, fazer essa tarefa do modo tradicional, ou seja, manualmente é tido como uma tarefa ineficaz e desconfortável por diversos fatores, um deles é a ocorrência de erros devido à alta interação humana nas atividades. O processo de coleta de dados informatizado consiste em reduzir os esforços humanos decorrentes das atividades feitas manualmente. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma solução computacional para auxiliar pesquisadores no processo de coleta, armazenamento e processamento de dados em pesquisas de diversas áreas e tipos de contexto. Para isso, foi feito um levantamento na literatura das tecnologias e métodos disponíveis que pudessem ser utilizados no desenvolvimento da solução de modo a atender os requisitos demandados pelo domínio proposto. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma ferramenta que permitisse ao pesquisador organizar e gerenciar melhor suas pesquisas. Além disso, oferecer maior comodidade ao pesquisador possibilitando a coleta de dados através de um aplicativo para dispositivos móveis, realizando essa atividade em campo sem a necessidade de conexão à internet, de maneira centralizada, integra e segura. Para isso, foi projetada uma aplicação Web a qual possibilita ao usuário pesquisador realizar os cadastros necessários para desempenhar uma pesquisa, acompanhando o andamento do processo e por fim visualizando os resultados através de métricas estatísticas descritivas e entre outras. A utilização conjunta das arquiteturas móvel e Web, permite aos usuários acesso às informações e a realização das atividades de qualquer lugar e a qualquer momento. Para a atividade de elicitação e análise de requisitos, foram realizadas várias reuniões com a equipe de pesquisadores formada pelo coordenador da pesquisa e cinco alunos pesquisadores, nesse contexto os membros da equipe assumiram o papel de stakeholders. Afim de obter informações acerca do processo e como era feito, entrevistas com perguntas direcionadas e a técnica de prototipagem foram utilizadas durante as reuniões com os stakeholders. A avaliação feita, teve como objetivo avaliar a interface em busca de possíveis problemas que venham a comprometer a experiência de interação do usuário com a ferramenta e propor melhorias factíveis. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas ao tipo de avaliação com a equipe de pesquisadores que participaram ativamente no processo de desenvolvimento e utilizaram a ferramenta em campo por completo. Com base nos resultados da avaliação, foi possível identificar que, a ferramenta possui alguns elementos que necessitam de conserto. Outro ponto revelado pela avaliação foi o nível de familiaridade dos usuários com a ferramenta, tendo em vista que não houve nenhum tipo de dificuldade para responder os questionários de avaliação. Por fim, a ferramenta desenvolvida auxilia pesquisadores a desempenhar pesquisas de diversos tipos, simplificando e reduzindo os esforços provenientes do processo feito da maneira tradicional, ou seja, manualmente.
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    Licitação em municípios: um estudo acerca da percepção do cidadão no município de Camaragibe-PE
    (2018) Santos, João Paulo Gonçalves Teobaldo dos; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    Este artigo tem o objetivo de analisar os tipos de licitações executadas no munícipio de Camaragibe-PE e percepção dos munícipes sobre esse assunto. Licitações públicas podem ser definidas como uma espécie de procedimento administrativo, fundamentado nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, entre outros. A finalidade desse trabalho é possibilitar ao leitor a necessidade de entender o conceito e o interesse dos munícipes referente às licitações no município de Camaragibe-PE, tendo em vista que a licitação é considerada uma ferramenta de controle dos recursos públicos, evitando corrupção, gastos indevidos do erário público e aos munícipesproporcionar o conhecimento de que as verbas públicas serãoalocadaspara propor interesse comum.A pesquisa foi desenvolvida em Camaragibe, onde para que fosse possível atingiros objetivos foi aplicado um questionário a população com perguntas fechadas a fim de apurarqual o nível deconhecimento sobre licitações possui os entrevistados.Por fim, esse trabalho acadêmico ofereceu uma visão de que como a população deseja conhecer as aplicações dos recursos públicos, observando-se as leis e verificar se foram cumpridas, com o propósito de combater mau uso dos recursos públicos ou fraudes nas licitações.
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    Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo
    (2022-06-17) Santos, Melquisedeque Luna dos; Silva, Nêrian Aguiar da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2909922763234651
    O ensino de Astronomia na maioria das escolas aparece de forma tímida, e geralmente os temas são abordados quando estão apresentados nos livros didáticos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma Oficina de foguetes educativos para promover a investigação científica, no estudo do lançamento oblíquo com estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Despertando assim, o interesse dos jovens pela investigação científica. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados dois questionários, um para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, e outro para verificar as ideias após a vivência das atividades. Os procedimentos contemplaram uma aula expositiva para as discussões dos conceitos científicos sobre o lançamento oblíquo, uma Oficina de montagem e lançamento de foguetes e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que a Oficina de foguetes possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais do lançamento oblíquo, bem como despertou o interesse dos estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
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    Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação ESO
    (2024) Cunha, Thiago Andrezo Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2573362585614665
    O presente relatório apresenta um detalhamento das atividades realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia da UFRPE ao longo do período de 01 de abril de 2022 a 29 de novembro de 2024. Nesse intervalo, foram conduzidas diversas iniciativas que contemplaram os três pilares fundamentais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do ensino, o grupo promoveu simpósios, seminários, palestras e workshops, abordando temáticas pertinentes à formação no curso de Agronomia, com o objetivo de complementar a formação teórica e prática dos discentes. Na esfera da pesquisa, foram realizadas atividades que incluíram a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios científicos e contribuições para projetos em desenvolvimento, reforçando o compromisso com a produção de conhecimento acadêmico. Na dimensão da extensão, destacaram-se ações voltadas à comunidade externa, como a implementação de projetos de hortas em escolas, visitas técnicas, organização de feiras e eventos agrícolas, além de apresentações destinadas à disseminação de saberes. Essas atividades tiveram como propósito promover a integração entre universidade e sociedade, fomentando a troca de conhecimentos e o fortalecimento do vínculo com diferentes públicos. As experiências vivenciadas ao longo do período reportado resultaram em uma significativa ampliação do saber acadêmico, desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais, além do estreitamento das relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
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