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Navegando por Assunto "Pessoas com deficiência"

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    Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar
    (2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713
    Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.
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    Assistência social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC): analisando as condições dos beneficiários
    (2021-12-16) Aquino, Eric Leon Miranda de; Xavier, Maria Gilca Pinto; http://lattes.cnpq.br/6470044940848558; http://lattes.cnpq.br/9072586613566701
    A presente pesquisa objetiva analisar as condições de vida de 05 (cinco) usuários do Benefício de Prestação Continuada no município de Ribeirão/PE. O benefício foi previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Esta benesse previdenciária consiste no repasse de um salário mínimo vigente às pessoas idosas e com deficiência, cujas famílias se enquadram nos critérios estabelecidos legalmente. Através do estudo qualitativo, buscou-se compreender e examinar criticamente a realidade da vida dos seus beneficiários. Para tanto, fez-se necessário esquadrinhar o perfil dos usuários, bem assim sua caracterização socioeconômica, identificando os resultados da política social, averiguando a percepção (renda, consumo, entre outros) dos beneficiários quanto ao Benefício de Prestação Continuada. O presente estudo se desenvolveu, preponderantemente, mediante exame bibliográfico, com prevalência do raciocínio dedutivo. Compreendeu, igualmente, a análise de 05 (cinco) casos, a qual foi emoldurada como qualitativa documental com vistas a examinar aspectos da subjetividade dos sujeitos participantes, a presente pesquisa valeu-se de igual forma da coleta de dados em entrevistas, a fim de facilitar a compreensão detalhada das crenças, sentimentos, atitudes e valores dos destinatários do Benefício de Prestação Continuada. Os resultados obtidos revelam as precárias condições de vida destes e apresentam a forma como tais destinatários enxergam esta política pública de assistência social existente no país
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    Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica
    (2021-12-06) Silva, Gabriela Melinda Campos da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9096048101605083
    O presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.
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    Engenharia de software e métodos ágeis como forma de Inclusão
    (2019) Silva, Anderson Mateus da; Sampaio, Suzana Cândido de Barros; http://lattes.cnpq.br/0066131495297081; http://lattes.cnpq.br/5385133978429474
    As Metodologias Ágeis trouxeram uma nova visão sobre como desenvolver software,traçando foco sobre os indivíduos e relações, sobre as pessoas e não sobre o software desenvolvido. Os Métodos Ágeis também prezam pela relação de times que possuam diversidade, mas é considerada apenas a diversidade profissional, onde times com profissionais com habilidades e conhecimentos distintos facilitam a auto-suficiência e consequentemente o auto-desempenho. Porém, o conceito de diversidade vai além desta perspectiva, é necessário pensar sobre diversidade social, pensar sobre inclusão e mais do que apenas incluir, integrar as pessoas ao time, integrá-las na organização. Os aspectos humanos sobre a engenharia de software, estudados a mais de 40anos, relacionam como o indivíduo pode desenvolver suas habilidades comportamentais dentro do contexto de ambientes de construção de software. Tais aspectos podem ser potencializados através das práticas ágeis, porém, tais práticas não possuem de fato a perspectiva de inclusão, principalmente quando se fala de pessoas portadoras de deficiência, cabendo assim ao time criar suas próprias adaptações quando existe esta necessidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as principais técnicas presentes na literatura, confrontá-las com a realidade de especialistas que trabalham ou gerenciam times ágeis, sendo estes portadores de deficiência ou pessoas que trabalharam coordenando times com pessoas com deficiência, além de compreender os desafios enfrentados pelos mesmos durante os projetos desenvolvidos.Baseada em uma revisão bibliográfica e na opinião de praticantes de métodos ágeis através de entrevistas, foram levantadas uma série de técnicas e estratégias para auxiliar a promoção de inclusão em times ágeis. Dentre elas estão a Reunião Diária, Programação em Par, Reunião de Planejamento, Reunião de Avaliação, Retrospectiva,Estimativa dos Esforços, Workshop e Desafios de código. Apesar da utilização dessas técnicas, a dependência de fatores externos, como ferramentas específicas ou conhecimento sobre de linguagem de sinais e a desatenção em tornar o ambiente propício para os profissionais se sentirem confiantes e empoderados são os principais desafios enfrentados pelos times ágeis que possuem pessoas com deficiência. Por fim, é proposto ainda um catálogo para apoiar iniciativas de Inclusão em times ágeis, contendo as principais técnicas mencionadas tanto pela literatura quanto pelos profissionais de métodos ágeis.
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    Inclusão em perspectiva: análise das barreiras ao acesso à educação para pessoas com deficiência no Brasil
    (2024-09-30) Oliveira, Eduardo Vinícius Araujo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/2230188046892766
    O trabalho explora as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil em relação ao acesso à educação, ao mercado de trabalho e à renda, com foco no impacto do capacitismo. Definido como um sistema de crenças que considera a deficiência como uma condição inferior, o capacitismo afeta diretamente a formulação e a implementação de políticas públicas, resultando em práticas discriminatórias que perpetuam a exclusão social. A pesquisa destaca que, apesar da existência de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as PcDs continuam a enfrentar grandes desafios para completar a educação básica. Dados recentes revelam que as taxas de analfabetismo e evasão escolar entre PcDs são significativamente mais altas em comparação com a população sem deficiência. Além disso, as políticas de educação inclusiva, embora tenham evoluído numericamente, falham em garantir suporte adequado dentro das escolas regulares, muitas vezes expondo os alunos com deficiência a ambientes preconceituosos e sem os recursos necessários para seu desenvolvimento pleno. A pesquisa critica as políticas públicas por sua abordagem muitas vezes imediatista e capacitista, que busca soluções paliativas em vez de mudanças estruturais. Também são abordadas as implicações sociais e econômicas dessa exclusão, com destaque para a precariedade do mercado de trabalho para PcDs, onde muitos se encontram em empregos informais e mal remunerados. Por fim, o estudo sugere que a superação dessas barreiras exige tanto uma transformação cultural, que desafie o capacitismo, quanto a criação de políticas públicas verdadeiramente inclusivas, capazes de oferecer oportunidades igualitárias e garantir o pleno exercício dos direitos de todas as PcDs.
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    Inclusão Escolar da Pessoa com deficiência: sua evolução e análise
    (2017) Simplício, Abimael de Almeida; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2916373695083303
    Este trabalho tem como principal foco apresentarcomoa inclusão de pessoas com deficiência evoluiu nas escolas e o que ainda pode melhorar, compreendendo como foi construída ao passar do tempo e como se conseguiu ampliar à visão acerca da inclusão. O comprometimento com o papel de incluir e difundir o conhecimento já acontece de alguns anos atrás, e tudo que se observa na atualidade é o resultado de um trabalho de evolução que viabiliza a efetivação de uma sociedade mais harmônica em suas diversas diferenças.Mesmo com tantos estudos e avanços sobre esse tema, considera-se que a ideia de uma sociedade inclusiva ainda se encontra inacabada, com tal afirmação, a defesa desse trabalho tende a demonstrar a contínua evolução de uma sociedade inclusiva, e que ainda existe uma jornada bem extensa para ser traçada, sempre com grandes desafios e vivências inesperadas.A princípio, a complexidade do tema deixa entrever que o caminho é difícil, dada as complexidades que o envolvem como preconceitos, desconhecimento e polêmicas sobre as deficiências. A inclusão escolar causa medo, repulsa, incertezas e inseguranças, sobretudo em recém-licenciados, que não possuem experiência e nenhuma formação a respeito da escola inclusiva, mas por outro lado, ao passar do tempo nota-se uma extrema identificação entre professores e alunoscom necessidades especiais. No âmbito escolar, muitas dificuldades são encontradas, preconceito, e principalmente a ausência de informação acerca deste tema faz com que pessoas se limitem a entender o real comprometimento com a inclusão.
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    Repassistive: Repositório de recursos educacionais digitais para educandos com necessidades educacionais específicas
    (2019) Lima, José Vinícius Vieira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/9756141851160729
    O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva e tecnológica está associado à necessidade de inserir nos currículos escolares as habilidades e competências pertencentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como colaboração dentro da educação e no processo evolutivo do ensino e aprendizagem na sociedade. Essa nova prática tem caracterizado uma moderna organização pedagógica que apoia o processo de inclusão junto com o fácil acesso a essas metodologias que contribuem fortemente para a colaboração educacional. Recursos Educacionais Digitais são ferramentas que auxiliam de modo significativo a ação de ensinar e aprender, possibilitando abordagens distintas de outras mais utilizadas. Sua utilização está acontecendo de forma gradativa no ambiente escolar, contundo, para encontrá-los, é necessário o acesso a repositórios que os organizam conforme os níveis de ensino que cada um destes possui.Frente a essa situação, instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar os recursos para a construção do conhecimento, mas também no processo de elaborar, desenvolver e avaliar atividades educacionais que possam ser aplicadas e utilizadas entre as Pessoas com Deficiência. Isto posto, este estudo apresenta o desenvolvimento de um repositório gratuito que contém recursos educacionais digitais para o uso e compartilhamento de competências pedagógicas relacionadas à linguagem e raciocínio lógico entre educandos com Necessidades Educacionais Específicas. O trabalho foi realizado utilizando a APAE de Serra Talhada como estudo de caso,identificando os conteúdos ministrados pelos educadores da associação, selecionando os jogos educacionais digitais em conformidade com as diretrizes de acessibilidade recomendadas pela WCAG 2.0; implementando o mesmo com base nas normas e metodologia estabelecida poro W3C; e realizando dois processos de validação: um relacionado a acessibilidade do uso do repositório e o outro através da aplicação de testes de usabilidade entre os educadores. De acordo com as avaliações, os resultados da primeira etapa apontaram que, por intermédio do uso do repositório, os jogos educacionais utilizados pelos educandos, resultaram no estímulo de quatro tipos de habilidades, que foram: satisfação, elementos educacionais, conteúdos pedagógicos e motivação. Já os resultados da avaliação de usabilidade, mostraram que o repositório fortalece a prática do ensino e aprendizagem dentro da educação especial, proporcionado um ambiente que auxilia, incentiva e eleva os níveis de conhecimentos dos educandos.
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