Navegando por Assunto "Pessoas com deficiência visual"
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Item A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual(2019-07-27) Sousa, Jailson Oliveira; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/8722729581428263O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de moda conceitual, como forma de expressão artística, para pessoas com deficiência visual. De modo amplo, o trabalho busca refletir sobre os possíveis diálogos entre o design, a moda e a arte, com foco em ampliar a inclusão das pessoas com deficiência visual nessas áreas. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter explicativo e descritivo, seguindo a metodologia de design de produto proposta por Montemezzo (2003). Buscando entender as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no que se refere ao vestuário, e como elas compreendem a moda e a arte. Para a coleta de dados, efetuamos cinco entrevistas em profundidade com mulheres com deficiência visual total. Esse material foi utilizado para compreender as necessidades do público alvo, como também, para o desenvolvimento do produto e das etiquetas táteis e inclusivas. Na sequência, selecionamos algumas das obras da artista Sonia Delaunay, que nos levou a criar um painel semântico, que foi utilizado como referência e inspiração no desenvolvimento da proposta de moda inclusiva. Como resultado desta pesquisa, criamos produtos de moda conceitual, a partir de uma proposta sensorial, como forma de expressar as pessoas com deficiência visual nos espaços artísticos e no universo da moda. Foram elaborados cinco croquis e uma etiquetas tátil como protótipo, inicialmente de forma digital e posteriormente de forma sensorial, como uma possibilidade de incluir as questões relacionadas as pessoas com deficiência visual no processo de criação de moda conceitual e artisticamente.Item Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais(2024-10-01) Lima, Thiago Ferreira de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5181649435278623As redes sociais são essenciais na comunicação contemporânea, pois permitem a conexão e interação de pessoas globalmente de forma simplificada. Tendo em vista o avanço tecnológico atual, é crucial garantir a acessibilidade digital para incluir todos os usuários, inclusive aqueles com deficiências visuais e auditivas que compõem uma parcela significativa da população. Este projeto analisa a acessibilidade nas cinco redes sociais mais populares atualmente (Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e TikTok), identificando quais recursos de acessibilidade estão disponíveis para esse público. Foram avaliadas interfaces e ferramentas de interação, com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade WCAG 2.0. Os resultados da análise mostram que as redes sociais mais utilizadas atualmente estão preparadas com ferramentas acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas ainda precisam de melhorias para terem um nível mais alto de acessibilidade. Também foi identificado que plataformas da mesma empresa podem ter diferenças significativas nas ferramentas de acessibilidade, como por exemplo, a falta de configurações para melhorias visuais ou a complexidade de navegação por teclado em versões web. A partir disso, foram levantadas melhorias e sugestões de implementação para cada plataforma social analisada.Item Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual(2022-06-18) Melo, Alain Prost Silva de; Guedes, Leandro Ferreira; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1088768516415033; http://lattes.cnpq.br/3110884262014794Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts.Item Construção de guidelines para tornar um e-commerce acessível para pessoas com deficiência visual(2022-10-10) Sá, Stefany Vasconcelos de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/8325303764845484O surgimento do e-commerce modificou a forma como as pessoas fazem compras e como consequência disso houve um aumento significativo no número de lojas on-line. Um estudo recente publicado pela Accenture mostrou que pessoas com deficiência possuem poder aquisitivoe sentem vontade de efetuar compras e atrelado às suas limitações as lojas on-line se mostram como sendo uma ótima opção para efetuar suas compras sem ter a necessidade de sair de casa. O problema surge quando essas lojas on-line não se mostram preparadas o suficiente para suprir as necessidades das pessoas com deficiências, especificamente deficiência visual, e como resultado desse despreparo ocorre a marginalização desse público-alvo, fato que fere os direitos básicos desses indivíduos. Utilizando os conhecimentos adquiridos por meio de um estudo focado sobre diretrizes Web Content Acessibility Guidelines (WCAG) e padrões de acessibilidade na internet foi possível fazer a construção de alguns artefatos que serviram como guias para tomadas de decisões e padrões de implementações. Neste guideline estão presentes técnicas de desenvolvimento de software e design inclusivo.Item Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual(2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.
