Navegando por Assunto "Plásticos"
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Item Hábito alimentar da albacora branca (Thunnus alalunga) no Atlântico Sul Equatorial(2024-09-13) Sales, Vitória Carolina Dantas de Lima; Travassos, Paulo Eurico Pires Ferreira; Martins, Karla Mirella de Assis Bezerra; http://lattes.cnpq.br/9517816256433091; http://lattes.cnpq.br/0623255059511945; http://lattes.cnpq.br/4294200793056597O Thunnus alalunga (Bonnaterre 1788), conhecido no Brasil como Albacora branca, é uma espécie de atum (Scombridae: Thunnini) que apresenta ampla distribuição global, ocorrendo em três oceanos: Atlântico, Pacifico e Índico. Sendo encontrada mais comumente em águas temperadas, mas também nos trópicos, onde realiza sua atividade reprodutiva. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o hábito alimentar da Albacora branca no Oceano Atlântico Sul Equatorial e identificar a presença de detritos antropogênicos consumidos incidentalmente pela espécie. A amostragem foi realizada durante as atividades de dois projetos desenvolvidos no Laboratório de Ecologia Marinha (LEMAR), do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo eles o Projeto de Apoio Técnico Científico ao Desenvolvimento da Pesca de Atuns e Afins no Brasil (PROTUNA) e o South Atlantic Albacore Reproductive Biology Study (ICCAT). Durante as coletas, foram obtidos dados biométricos dos indivíduos amostrados, como peso (P, g) e comprimento furcal (CF, cm). Os estômagos dos indivíduos foram coletados e armazenados em sacos e/ou potes plásticos com as devidas etiquetas de identificação. As análises do conteúdo estomacal foram realizadas no LEMAR, procedendo-se a identificação dos itens alimentares e dos detritos contidos em cada estômago, estimando-se o grau de repleção e o calculando-se o Índice de Importância Relativa (IRI) das presas encontradas. Para análise de detritos exógenos à alimentação natural, foi feita uma identificação visual em uma placa de Petri, com auxílio de um estereomicroscópio. Além disso, para confirmar a presença de microplásticos, foi realizado um protocolo de digestão no Laboratório de Estudos de Impactos Antrópicos na Biodiversidade Marinha e Estuarina (BIOIMPACT). Um total de 174 estômagos de Albacora branca foram analisados para descrição do conteúdo estomacal, com os indivíduos apresentando CF entre 95 e 125 cm. Cerca de 50,6% dos estômagos estavam completamente vazios e 49,4% continham algum conteúdo alimentar. Foram identificados 26 táxons, sendo 6 teleósteos, 11 cefalópodes, 7 crustáceos e 2 gastrópodes. Apenas um indivíduo apresentou a presença de microplásticos (<5 mm), representado por 45 unidades na forma de pequenas esferas, que variaram entre 0,827 mm e 1,202 mm, de cor transparente, tendo uma baixa frequência de ocorrência de 1,37%. Os fragmentos encontrados foram possivelmente ingeridos acidentalmente durante o processo natural de alimentação da espécie. Este é o primeiro estudo a avaliar e identificar a presença de microplásticos através da identificação visual no estômago do Thunnus alalunga no Oceano Atlântico Sul Equatorial, com registro de baixa frequência de ocorrência. Os resultados aqui obtidos adicionam mais informações sobre o comportamento alimentar da Albacora branca capturada no Atlântico Sul, contribuindo de forma importante para uma melhor compreensão sobre o hábito alimentar da espécie.Item O cultivo de larvas de tenébrios gigantes (Zophobas atratus) para a redução de plástico poliestireno expandido (EPS)(2025-07-24) Santos, Anderson Mário da Silva; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/9843443538407321O presente trabalho versa sobre o aspecto da sustentabilidade em Zootecnia, onde um cultivo massivo de larvas tenébrios gigantes (Zophobas atratus) foi utilizado para verificar a capacidade desta espécie em degradar e consumir plástico do tipo “isopor”. Assim, este trabalho teve como desenho experimental uma pesquisa onde quatro tratamentos utilizando essas larvas sob diferentes densidades de plástico, em forma de pratos de “isopor”, utilizando-se também batatas como fonte de hidratação para elas. Cada tratamento teve duas réplicas, sendo o tratamento 1 realizado apenas com larvas alimentadas com ração (controle); tratamento 2, onde as larvas foram alimentadas com 50% de plástico e 50% de ração; o tratamento 3, com larvas alimentadas com pratos plásticos e “isopor” picado; e um quarto tratamento, onde as larvas foram cultivadas em penumbra, com 100% de plástico. Os resultados apontam para um consumo ativo e eficiente de plástico ao longo dos tratamentos, sendo o tratamento realizado no escuro (penumbra) o que teve um consumo mais ativo e mais rápido. Análises sobre microscopia revelam que o metabolismo das larvas não excretou plástico nas fezes, apontando para o fato das bactérias no trato digestivo dessas larvas como capazes de biodegradar esse tipo de resíduo sólido.Item Representação da percepção de estudantes sobre o uso de plásticos descartáveis(2020-11-04) Andrade, Yoná Bonifácio da Costa; Schiel, Nicola; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/9738291524787082Com o passar dos anos, o plástico descartável vem sendo cada vez mais utilizado de maneira inconsequente pela sociedade. No entanto, o seu uso excessivo e indiscriminado vem ocasionando grandes impactos nos ecossistemas. Sabe-se que a percepção ambiental é uma importante ferramenta que influencia nas atitudes das pessoas e pode ser moldada em função de fatores socioeconômicos. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes em relação aos fatores socioeconômicos, sexo e nível de escolaridade, sobre os impactos causados pelos plásticos descartáveis. Esperávamos que o sexo feminino e o 3º ano do ensino médio teriam uma maior percepção do que o sexo masculino e o 9º ano do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas públicas, nos meses de novembro e dezembro de 2019, por meio de um questionário estruturado, a 169 estudantes. A maioria dos participantes teve uma percepção que favorecia a conservação do meio ambiente sobre os plásticos descartáveis, independentemente dos fatores socioeconômicos. Os estudantes destacaram principalmente que os plásticos afetam diretamente o ecossistema e a importância da reciclagem. No entanto, alguns participantes tiveram uma percepção negativa destacando que os plásticos são bons levando em consideração apenas a sua utilidade, havendo uma desconexão com os danos ocasionados ao meio ambiente. Presume-se que a falta de diferenças significativas em relação ao sexo foi observada por causa de questões sociais aliadas à pouca diferença nas idades dos participantes. De maneira semelhante, nos anos escolares, presume-se que não houve diferenças na percepção por causa das proximidades das séries associadas à alta transmissão de informações por meio da Internet. Nossos resultados indicam que mecanismos de educação ambiental que envolvam a comunidade escolar e o seu entorno se tornam promissores para mudanças atitudinais que priorizem a conservação ambiental.
