Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Planetas"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ideias sobre estrelas, planetas e satélites em estudantes do 1º ano do ensino médio
    (2022-06-13) Marcos, Iara da Glória; Silva, Kaliana Mendes da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/7836518079953791; http://lattes.cnpq.br/0639071425992238
    A Educação Básica Escolar é um direito de todas as crianças e adolescentes do Brasil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que determina um conjunto de aprendizagens essenciais para todas as etapas. A Educação em Astronomia está presente em duas delas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da sequência didática sobre estrelas, planetas e satélites para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na construção do conhecimento científico, em uma perspectiva Kellyana. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, que contém uma sequência didática baseada no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), desenvolvida com alunos de Escola Pública, em Pernambuco. O CEK é organizado de forma cíclica, em cinco etapas de aprendizagem: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Diversas atividades sobre o tema estrelas, planetas e satélites foram realizadas em cada uma dessas etapas, como: questionário antecipatório, desenhos e entrevistas, na Antecipação; no Investimento, foram solicitadas listas individuais de ideias sobre estrelas, planetas e satélites, as quais foram empregadas na construção de mapas de ideias, feitos em grupos de dois a quatro estudantes. Além disso, essas equipes receberam quatro questões, para orientar pesquisas na internet sobre os astros. Na etapa Encontro, ocorreram duas lives com professores de Física, utilização do Planisfério Celeste de Pernambuco, aula no modelo Rotação por Estações, apresentação de slides e do aplicativo Stellarium. Na etapa Confirmação ou Desconfirmação ocorreu a realização do jogo “Trilha dos Astros”; e revisão do mapa de ideias, na etapa Revisão Construtiva. A partir da análise de cada etapa, constatamos que a sequência didática desenvolvida, com base no CEK, favoreceu a aprendizagem, sendo eficiente ao Ensino de Ciências e Astronomia. Foi elaborado um produto educacional, na forma de Guia Didático, que busca contribuir para a construção de conhecimento científico sobre estrelas, planetas e satélites. Espera-se que este material possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e contribua para o processo de formação continuada de professores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional
    (2022-06-17) Silva, Cláudio Roberto Barrozo da; Lima, Márcio Antonio de; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/3797629213095919; http://lattes.cnpq.br/4874234219166591
    O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão