Navegando por Assunto "Plataforma digital"
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Item O impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileira(2023-04-20) Oliveira, Vanessa Cristina da Silva; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/4145130964935664Cada vez mais a tecnologia digital está ganhando força dentro dos espaços escolares, algo que foi intensificado com a pandemia da COVID-19. Sua influência nesses espaços já é respaldada por documentos oficiais, como a BNCC, que prevê, inclusive, o desenvolvimento do pensamento computacional na escola. Paralelo a isso, temos a formação de professores que também é impactada, como demonstra a BNC-Formação Continuada. Desse modo, se vê a necessidade emergente de formações que apoiem esses docentes na compreensão, uso e criação de tecnologias digitais em suas práticas. O Google lançou em 2006 o G Suite for Education, uma versão do seu produto com ferramentas digitais para apoiar educadores em suas atividades didático-pedagógicas. No entanto, até meados de 2020, a adesão pelas instituições de ensino foi limitada. Com a pandemia de COVID-19, o Google impulsionou o uso do serviço, que foi renomeado para Google Workspace for Education, sendo empregado por mais de 120 milhões de professores e alunos em vários países durante as aulas remotas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso do Google Workspace for Education em formações de professores promovidas no âmbito da Safetec. Após a análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas, os principais resultados indicam que o uso dessa plataforma tecnológica contribui para uma melhoria na organização do trabalho pedagógico, no planejamento das atividades e na promoção da interatividade e colaboração entre os alunos e professores.Item O mercado de trabalho em mudança? Uma análise bibliométrica da uberização(2022-09-30) Silva, Tayane Skarllet Pereira Fidelis da; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/6819774946735716Na atualidade, o aumento da velocidade e do acesso à internet, as plataformas online, os serviços de georreferenciamento de informações e aplicativos facilitaram e encurtaram o acesso do cliente do produto, como também designou outros modelos de trabalho, sendo assim, observa-se o emergente conceito de Uberização, resultado das transformações trabalhistas oriundas de plataformas de aplicativos e seus serviços. Frente a relevância do assunto na atualidade, o objetivo desse trabalho é analisar como se manifesta o conceito Uberização no âmbito científico por intermédio da bibliometria, no qual serão delineadas pesquisas no periódicos da base consolidada SCOPUS e apresentada seus direcionamentos, estudos de casos, tendências e considerações gerais. Nota-se que o tema Uberização enquanto base SCOPUS é recente datado de 2015 com predominância de pesquisas no Brasil e França. Aspectos que são relacionados com a temática envolvem as relações capitalistas, internet das coisas, aplicativos de celulares, o estudo do homem(s)/humano(s) enquanto trabalhador, a inteligência artificial e suas contribuições sobre a pandemia. Percebe-se que ao longo dos anos as pesquisas se voltaram a discussão do conceito, o comparando com outras definições e os estudos de casos. Nos estudos de casos são trabalhadas as percepções por parte dos trabalhadores e os resultados apontam a precarização do trabalho, alta rotina, baixa remuneração (e as vezes prejuízo financeiro) e redução de período livres e diversão por parte dos colaboradores.Item Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021(2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.Item Siliga: plataforma digital para gerenciamento de produtos e empresas: um protótipo para o desenvolvimento da aplicação(2020-11-03) Nunes, Vaniedson Carlos Pereira; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100 Endereço; http://lattes.cnpq.br/2257606041347298O Marketing Digital é uma das formas de maior propagação e impulso de produtos e serviços na internet, visando o fator tempo de acesso, na qual as pessoas se atentam as mídias e meios de propagação digital. Na cidade de Serra Talhada o Marketing Tradicional, que consiste em mídias Offline, ainda persiste pelo simples fator de não haver impulso e plataformas que possibilitem as empresas adentrarem e promover seus bens e serviços, as mídias sociais existentes não fomentam o mercado local, por questão de não ter pessoas capacitadas para impulsionar as empresas, sendo usada por poucos. A proposta da plataforma Digital SiLiga é agregar as empresas da cidade uma multiplataforma Web e Mobile do tipo guia comercial, para possibilitar uma maior visibilidade de seus clientes às promoções das organizações locais, além de promover a integração com as mídias sociais disparando no Instagram e Facebook as postagens a serem feitas na plataforma. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em criar uma proposta de arquitetura de projeto para a implementação de uma multiplataforma do tipo guia comercial para gerenciamento de empresas e produtos. Para a construção da solução, será utilizado uma proposta de arquitetura de projeto, apresentando nesta arquitetura técnicas de engenharia de software produzindo um documento para implementação da multiplataforma proposta, sendo utilizado o levantamento de requisitos, a diagramação que consiste em: Diagrama de caso de uso, diagrama de classe, diagrama de sequência, diagrama de entidade relacionamento e por fim, será apresentado a prototipagem das tela do sistema. A multiplataforma possibilitara as empresas criarem sua própria pagina online, facilitando a comunicação com seus clientes e dispondo da opção de colocar produtos e serviços que podem ser resgatados por seus consumidores através de cupons de descontos ofertados pelas empresas. A empresa também podem colocar seus dados pessoas em sua pagina como telefone, e-mail e endereço, podendo personalizar com cores e detalhes a sua escolha. O cliente terá acesso as paginas de cada empresa na plataforma proposta neste trabalho e também acessos aos produtos direto pela barra de classificação disponível, sendo o mesmo direcionado para pagina da empresa caso queira adquirir o produto.Item Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo(2023-04-24) Freire, Rubson Hebrain de Lima; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/4399026655441639Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.Item Uma nova subjetividade: princípios neoliberais nos trabalhadores de plataformas digitais(2023-04-24) Noia, Mylena Galdino de Paula; Paula Júnior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/6889058934615242Na sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo flexível e por políticas econômicas de cunho neoliberal, vive-se uma significativa queda do emprego e constantes reorganizações no mundo do trabalho, o que faz com que cresça, cada dia mais, o número de trabalhos precarizados e, consequentemente, o número de trabalhadores que são destituídos de qualquer direito trabalhista. Junto a essas mudanças políticas, há o rápido e constante avanço tecnológico que, a seu modo, modifica as formas de viver e de trabalhar, reorganizando também, a sociedade e o mundo laboral. Imbricada nas políticas econômicas e no avanço tecnológico, está a consolidação de princípios presentes na ideologia neoliberal, em que os indivíduos precisam ser flexíveis, ter iniciativa e estar constantemente preparados para correr riscos e competir uns com os outros. Com isso, uma nova subjetividade é moldada, mostrando que a ideologia que sustenta os direcionamentos econômicos está entrelaçada na construção da visão de mundo dos indivíduos. Deste modo, a presente pesquisa busca entender como os princípios, normas e conceitos neoliberais são vistos, entendidos e reproduzidos pelos trabalhadores de plataformas de delivery e trabalhadores de plataformas de mobilidade, tentando mapear quais conceitos da chamada “racionalidade neoliberal” norteiam a visão laboral desses trabalhadores e, por fim, buscando comparar as visões e experiências dos motoristas e motoboys entrevistados.Item WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação(2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.
