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    A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira
    (2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351
    O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.
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    A poesia (Miró)bolante na sala de aula: círculos de leitura em cena
    (2023-11-23) Ferreira, Raquel Figueredo de Souza Melo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9326162714993745
    A tradicional prática da literatura no Ensino Médio, nas escolas brasileiras, demonstra a exclusão da subjetividade do estudante-leitor. Nesse sentido, o ensino é voltado à história da literatura, com vistas, especificamente, à abordagem daquilo que é exigido nos distintos exames vestibulares do país. Além disso, conforme Pinheiro (2018), dentre os gêneros literários que circulam na escola, a poesia é a mais preterida entre os educadores e educandos. Sob esse viés, a produção poética de autores invisibilizados pelo cânone literário, como, por exemplo, Miró da Muribeca, precisa ser amplamente estudada e divulgada dentro e fora dos espaços escolares. As práticas de leituras literárias precisam ser redimensionadas no contexto do Ensino Médio e os círculos de leitura (Cosson, 2014) apresentam-se como estratégias interessantes, com vistas à fruição estética como produto do “prazer do texto” (Barthes, 1984). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção poética de Miró da Muribeca articulada aos círculos de leitura na sala para promover práticas de letramentos literários de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que discutem a inserção da poesia em sala de aula, a produção poética de Miró da Muribeca, práticas de letramentos literários e a formação de leitores no contexto da Educação Básica. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa- ação, de abordagem qualitativa, realizada de forma associada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES, do Núcleo de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tendo como lócus uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, localizada em Recife. Foi aplicada a sequência básica de Cosson (2006), considerando as potencialidades da poesia de Miró da Muribeca integrada aos círculos de leitura. Sob esse viés, os resultados da pesquisa mostraram que a poética de Miró da Muribeca, articulada à proposta dos círculos de leituras literárias, pode propiciar experiências de fruição estética ainda mais profundas, no sentido de fomentar nos estudantes a construção de comunidades interpretativas de leituras em comunicação com as exigências de aprendizagem dos discentes no cenário contemporâneo.
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    A poesia na formação do leitor literário em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-01-02) Gomes, Flávia Bezerra; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9360168046421448
    A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática que possibilite um ensino-aprendizagem mais significativo da leitura de poemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traçou-se discussões sobre a importância da literatura, especialmente da poesia, na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa se fundamenta na ideia de que a leitura deve ser uma prática social e interativa, em que o aluno não apenas decodifica palavras, mas também constrói significados a partir de suas experiências e do diálogo com o texto. Na metodologia destacamos a importância de Rildo Cosson, que contribui significativamente para a discussão sobre a formação do leitor literário, enfatizando que ser leitor de literatura na escola vai além de simplesmente fruir um texto, requerendo um contato mais pessoal e emocional com a obra. Conclui-se que, a poesia, quando utilizada de forma planejada, pode enriquecer o desenvolvimento literário das crianças, estimulando sua imaginação e sensibilidade, e contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos. É essencial para cultivar o gosto pela literatura desde os primeiros anos de escolaridade a implementação de atividades sistematizadas que valorize a experiência estética e emocional na leitura de poesias.
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    A poesia na rede social Instagram: interconexões com a formação de leitores na cibercultura
    (2021-08-14) Andrade, Alexsandra Cristine de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3261120741108886
    Esta pesquisa visa a descrever como a poesia digital pode ser utilizada no processo de formação de leitores na cibercultura, considerando as demandas dos discentes do Ensino Médio. Como hipótese inicial, consideramos que a poesia difundida na rede social Instagram facilita o processo de mediação de leitores no campo artístico-literário, tendo em vista as demandas do ensino de literatura na cultura digital. A presente investigação foi desenvolvida a partir de pressupostos educacionais e digitais, compreendendo que o ensino de literatura precisa ser redimensionado, no sentido de incorporar as reflexões sobre gêneros literários emergentes no ciberespaço. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a poesia digital divulgada no Instagram, por meio da aplicação de planejamento didático-pedagógico com uma turma do 3º ano. No tocante ao aporte teórico, a investigação foi norteada por abordagens que discutem a cultura digital (LEMOS, 2010; KIRCHOF, 2016; SANTAELLA, 2013; LÉVY, 2007), a poesia nos meios digitais (ANTONIO, 2008), além de questões relativas ao ensino de literatura (SILVA, 2005; COSSON, 2009, DALVI, 2013). Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa-ação em escola pública da rede estadual de Pernambuco, tendo em vista a aplicação de questionários semiestruturados com estudantes do Ensino Médio, elaboração de planejamento didático para realização de oficinas literárias, avaliação das ações propostas nas oficinas. Foi priorizada a abordagem qualitativa, considerando-se desenho descritivo e interpretativo quanto à natureza dos objetivos específicos propostos, tais como: 1) Identificar perfis no Instagram, com foco na poesia digital para elaboração de painel ilustrativo; 2) Elaborar planejamento didático-pedagógico para oficina literária com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista potencialidades da poesia digital divulgada no Instagram; 3) Avaliar percepções de discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre a oficina literária realizada e experiências com a poesia digital em práticas de leituras na rede social Instagram. Os resultados revelaram o interesse dos discentes quanto à participação nas atividades propostas, na busca por alternativas de inserir as múltiplas linguagens da poesia digital no ambiente escolar. Percebeu-se que muitos dos alunos já desenvolviam práticas de leitura de poesia digital na rede Instagram, seguiam e compartilhavam autores emergentes. No entanto, poucos discentes não compreendiam as produções poéticas divulgadas na rede social como textos literários. Esperamos que esta pesquisa consiga contribuir para repensar estratégias de ensino de literatura dentro do ambiente escolar, diante desse cenário emergente de poesia e leitura no ciberespaço.
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    Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio
    (2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141
    A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.
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    Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry
    (2023-09-29) Vasconcelos, Laíse Manuelle Tenório de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8539394141556247
    O uso da arte literária como meio de expressão e empoderamento tem despertado um crescente interesse no campo educacional. Nesse contexto, surge o Slam Poetry, caracterizado por uma forma performática de poesia falada, o qual tem se destacado por sua capacidade de amplificar vozes e mobilizar comunidades diversas. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar o gênero Slam Poetry em estratégias para construção de narrativas de autorrepresentação no 8º ano do Ensino Fundamental acerca de formas de utilização da arte literária nos processos de autorrepresentação e representação dos direitos de grupos historicamente silenciados. O embasamento teórico dessa abordagem pedagógica contou com autores, tais como: Cosson (2021), com reflexões sobre letramento literário, Beck (2022), com a noção de crenças nucleares, Dolz e Schneuwly (2011), os quais forneceram subsídios para o trabalho com textos escritos e oralidade, além de Souza (2021) que trouxe outras contribuições no que diz respeito ao Slam Poetry no Brasil. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, com abordagem qualitativa e desenho metodológico descritivo e interpretativo (Gil, 1999). A sequência didática, que culminou na Batalha de Slam produziu resultados expressivos. Os estudantes demonstraram alto engajamento, indicando a relevância e o impacto do Slam Poetry como forma de expressão literária. Observou-se uma notável evolução nos eixos de leitura, produção textual e oralidade, no âmbito de ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, atendendo às demandas educacionais dos estudantes. Os achados dessa pesquisa contribuem para a compreensão da efetividade do uso do Slam Poetry como ferramenta pedagógica, além de ressaltar a importância da arte literária como meio de empoderamento e representatividade. A investigação realizada em uma escola pública destaca a necessidade de práticas educacionais que promovam a criatividade, a autonomia e a reflexão crítica dos discentes, instrumentalizando-os a desempenhar um papel ativo na sociedade. Assim, esse estudo oferece subsídios teóricos e práticos tanto para acadêmicos interessados na interseção entre literatura, educação e questões sociais, quanto para educadores que buscam abordagens inovadoras e inclusivas, capazes de promover a transformação social e o protagonismo dos estudantes.
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    O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto: fragmento poético-alegórico do humano
    (2023-04-17) Lira, Fabiana Pasini; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/1485009160158716
    Este trabalho visa a interpretar o texto poético a partir da alegoria. Para identificar como o recurso alegórico colabora na apreensão da poesia de João Cabral de Melo Neto, adotamos como corpus excertos do poema O cão sem plumas, cuja análise foi norteada por uma abordagem sócio-histórica. Os referenciais teóricos utilizados na pesquisa remetem às obras de Walter Benjamin, João Adolfo Hansen, Erich Auerbach, Umberto Eco e Sérgio Paulo Rouanet. Ao estabelecer uma leitura do poema cabralino à luz da alegoria na Antiguidade Clássica, embasada na retórica, e na modernidade, vinculada à história, o método dialético permitiu registrar um produtivo diálogo entre texto e contexto. A resultante dessas inferências alude à configuração de um cão antropomorfizado ao espelhar o rio Capibaribe, imagem que, deslocada no tempo, permitiu observar o processo de degradação ambiental e a exploração de homens situados à margem do desenvolvimento social.
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    O divino erótico poesia mística e erotismo - um olhar sobre o desejo em obras escolhidas das religiões de matriz Abraâmicas
    (2019-12-20) Mouret, Elias Gomes da Silva; Moura, Rogério Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/4743568827352741
    Esta pesquisa pretende lançar um olhar científico sobre o desejo em obras escolhidas da mística-erótica de tradição abraâmica, tendo como Corpus o Cântico dos Cânticos e dois poemas de Jalaluddin Rumi e Santa Teresa de Ávila. A mesma se configura como um olhar dissidente sobre a poesia mística-erótica, tendo como objetivos propor, um outro logos do desejo e um questionamento das interpretações alegóricas oferecidas pelas hermenêuticas tradicionais para estas obras. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa teve caráter qualitativo. O percurso teórico é fundamentado na abordagem de Roland Barthes sobre o Neutro e em algumas figuras que este autor escolheu como cintilações do Neutro. Os resultados apontam para uma neutralização da separação entre o corpo físico e tangível e a alma diáfana e intangível nos elementos do texto. Apontam também no sentido de revelar que as hermenêuticas tradicionais reduzem, no afã de controlar o corpo e a sexualidade, a riqueza estética e poética dessas produções também culturais e literárias. Dessa forma, a pesquisa passa a ser também um ponto de partida para um olhar plural sobre a poesia mística-erótica, um primeiro contato com a poesia Sufi e um convite a abertura para a diversidade de vozes amorosas e devocionais numa perspectiva de diálogo e encantamento.
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    O ensino de literatura e tecnologia na construção da poesia digital
    (2019-07-17) Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3029064867293100
    Esta pesquisa analisa o conceito de poesia digital e sua interatividade com o leitor permitindo-lhe ser coautor da obra. Refletimos sobre a educação atual e sobre a influência da era digital no cotidiano dos alunos, com base em Piazzi (2015) e Freire (1996). Consideramos que o contato com a poesia digital pode favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura, nas perspectivas dos multiletramentos (Rojo, 2012). A metodologia incluiu a apresentação e análises de quatro poemas digitais: Fiat Lux de Sechi, Scalpoema de Joesér Alvarez, Nome e Diferente, ambos de Arnaldo Antunes, acompanhados de questionários que foram aplicados a turmas de ensino médio em instituições distintas para pesquisa de campo. O objetivo da pesquisa foi perceber se a ciberliteratura era familiar para os discentes e se isto facilitava a compreensão e o interesse pela obra literária. Como resultado, a pesquisa foi benéfica para conquistar o interesse dos estudantes pelo tema, já que a maioria desconhecia a poesia digital.
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    O projeto literário de Augusto Frederico Schmidt e seu diálogo com a tradição bíblica em Babilônia
    (2021-03-01) Briano, Amanda de Andrade; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/0894314830824202
    O presente ensaio tem por objetivo recuperar a produção lírica do poeta Augusto Frederico Schmidt, trazendo à luz um poeta há muito esquecido pela crítica brasileira. Em específico, propõe-se o estudo do livro Babilônia, tanto no contexto do projeto literário do autor, quanto em seu diálogo com a tradição bíblica. O estudo consiste na leitura de sua obra e a indicação da sua fortuna crítica, considerando-se fundamentos sobre poesia e sobre a obra do autor em questão. Em Babilônia, vê-se claramente a manifestação das principais características da produção poética de Schmidt, que aponta um claro diálogo com o livro bíblico do profeta Ezequiel, Antigo Testamento, cuja temática aborda o exílio do povo judeu na Babilônia, sob domínio do então rei, Nabucodonosor. Em seu poema, Schmidt se debruça sobre as questões espirituais contrastadas através da figura do profeta, explorando, assim, os temas e procedimentos estéticos aplicados ao longo de toda sua produção lírica.
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    Representação da mulher negra na literatura afro-brasileira: um estudo da obra Afrochego de Odailta Alves
    (2024-09-23) Silva, Daniela Paula da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
    Este artigo analisa a obra da poeta Odailta Alves, destacando a complexidade da vivência da mulher negra no Brasil. A literatura afro-brasileira é apresentada como uma expressão cultural que reflete as experiências da população negra, e a obra de Alves é vista como uma importante ferramenta de resistência e empoderamento. O estudo explora temas centrais na poesia de Alves, como ancestralidade, racismo, sexismo e a luta pela valorização da mulher negra. A análise inclui poemas como "Tela Preta" e "Eu-resistência", que abordam a interseccionalidade e as múltiplas identidades que as mulheres negras enfrentam. Além disso, o artigo relaciona a obra de Alves com as contribuições de outras grandes autoras negras, como Conceição Evaristo (2009), Miriam Alves (2010), Lélia González (2020), Joice Berth (2019), Ângela Davis (2016), bell hooks (2019), Gayatri Spivak (2010) e Djamila Ribeiro (2019), enfatizando a importância da participação ativa das mulheres negras na literatura. Como principal resultado, concluiu-se que a literatura é uma ferramenta essencial para questionar e transformar a percepção social sobre a negritude e o feminismo negro no Brasil, promovendo um futuro mais justo e igualitário.
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    Tessituras do corpo negro na poesia de Odailta Alves
    (2023-04-14) Ferreira, Josemar dos Santos; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/5520735489505398
    A escrita de mulheres compreende o direito à literatura no amplo sentido de acesso, de respeito e de humanização. Este artigo volta-se para a poesia negra brasileira de autoria feminina, e tem como objetivo evidenciar as expressões do corpo em Clamor Negro, de Odailta Alves. Seus poemas se entrelaçam e formam um percurso com a exteriorização do corpo negro que também é de quem com/sobre ele escreve. Para esse entendimento, adentra-se nos dois aspectos da palavra poética, o histórico de cunho pessoal e social (PAZ, 1982), e o que se refere à emergência de sua utilização para efeito sonoro e de sentido(s) (TODOROV, 2009). Há dois conceitos desenvolvidos quando observado o corpo negro em contexto histórico-social, são eles: percurso-ressignificação e fissuras diaspóricas, que compreenderão a contribuição teórica para a análise da poesia em questão. Pontua-se o que impulsiona o distanciamento de lugar e do próprio corpo, em função de um deslocamento forçado (BRAH, 2011); de modo que se busca um restabelecimento, criar raízes em/para outra forma de relação social. Uma relação, portanto, engendrada na ótica da similaridade, em que se tenta enquadrar-se sob imposições, por exemplo: religiosas, educacionais e políticas (GUATTARI & ROLNIK, 1996; NOGUEIRA, 2020; BOTELHO, 2016). Predomina na obra o corpo da mulher negra em percurso-ressignificação, que se consolida em autorrepresentação (EVARISTO, 2005), pelas circunstâncias de existir cada vez mais significativamente.
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