Navegando por Assunto "Poesia africana (Português)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A Casa do Estudante do Império (CEI) e a poesia nas lutas anticoloniais (1944 – 1965)(2019-01-18) Lima, Matheus Henrique da Silva; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/5242883424192013Tendo em vista as discussões historiográficas, fundamentadas nas abordagens da Nova História Política e Cultural, acerca das contribuições da literatura enquanto fonte para auxílio na construção da história de determinadas sociedades, o presente trabalho visa apresentar a Casa dos Estudantes do Império (1944 -1965) e os cadernos de poesia, até então condensados na coleção “Autores Ultramarinos”, produzidos no seio da associação, enquanto espaços de informação, resistência, consciencialização e esperança diante das fraturas culturais, econômicas e políticas impulsionadas pela presença do colonizador, especialmente na África Lusófona. Neste sentido, procuramos conhecer, analisar e historicizar a CEI, bem como, o perfil de seus associados, identificando, nas produções literárias contidas na coleção, as principais críticas às ações coloniais, as discussões acerca de uma identidade, a revalorização de aspectos culturais das possessões e os apontamentos ligados ao anseio de se desvencilhar do julgo português. Desse modo, o trabalho foi realizado através da leitura e análise de documentos produzidos no seio da instituição, disponíveis no acervo digital da FMS e UCCLA, e de referenciais bibliográficos, entre teses, dissertações, artigos e livros que contribuem na discussão da importância das produções literárias africanas de língua portuguesa enquanto espaço para engendrar novas visões sobre os conflitos internos e subsequentemente da História desses países, durante a segunda metade do século XX. Sendo assim, em linhas gerais, o presente trabalho busca contribuir para a elaboração de um mosaico contrastante aos discursos disseminados pelo colonizador, que ainda se encontram, de certo modo, presentes em inúmeras esferas dos saberes relacionados ao continente africano.Item O uso de podcasts literários na sala de aula: dialogando com a poesia de Guiné-Bissau para aprimorar letramentos digitais(2024-12-01) Silva, Paulo Fernando José Soares da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4109898195488264Este estudo tem como objetivo analisar a produção poética de Guiné-Bissau em articulação com a criação de podcasts literários com o propósito de aprimorar as práticas de letramentos digitais dos estudantes do ensino fundamental. Baseamonos em autores como Almeida e Peixoto (2023), Cosson (2020), Kleiman (1995) e Soares (2002), pois oferece uma perspectiva crítica sobre letramento e o uso de podcasts no contexto educativo. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem de pesquisa-ação, buscou integrar teoria e prática pedagógica por meio de uma sequência didática que incluiu a análise de poemas guineenses, a produção de textos poéticos e sua transformação em conteúdo digital. Os alunos, ao explorarem temas como resistência cultural e identidade, utilizaram o podcast como ferramenta criativa e comunicativa, estabelecendo uma conexão entre literatura e tecnologia. Os resultados mostraram aumento no interesse pela literatura africana, desenvolvimento de habilidades críticas e digitais, e valorização das identidades culturais dos alunos, evidenciando a eficácia de metodologias interdisciplinares para promover o protagonismo estudantil e o aprendizado significativo.
