Navegando por Assunto "Poesia brasileira"
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Item A poesia de autoria feminina na formação de leitores no ensino fundamental : diálogos com Cida Pedrosa(2023-11-10) Rodrigues, Cosma Raimunda; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833É indiscutível a importância da poesia de autoria feminina no processo de formação de leitores. No entanto, parece que a poesia de autoria feminina ainda não está sendo devidamente abordada em sala de aula ou nos livros didáticos de literatura. Essa invisibilidade da produção literária escrita por mulheres parece ratificar visões estigmatizadas que consolidam um cânone literário ainda preso às convenções histórico-culturais que supervalorizam autores e obras já consagrados por uma tradição literária já instituída. Mediante este cenário, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da poesia de autoria feminina na formação de leitoras no Ensino Fundamental, considerando a organização de práticas inovadoras de leituras literárias. Nesse sentido, destacamos a obra "As filhas de Lilith", da autora pernambucana Cida Pedrosa para análise e aplicação no contexto da Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se nas abordagens sobre gênero e crítica feminista (Butler 1998); características da poesia (Paz, 2012); inserção da poesia na escola (Pinheiro, 2020) e iniciação à teoria do imaginário (Pitta, 2005). No tocante à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede municipal de Pernambuco, considerando avaliação diagnóstica das demandas de leituras e conhecimentos prévios dos discentes, bem como a aplicação de planejamento didático-pedagógico. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, permitindo descrição e interpretação contextualizada dos dados. Na análise literária, destacamos abordagem comparativa entre as personagens femininas da obra de Cida Pedrosa e as figuras femininas citadas na mitologia. Esta comparação foi discutida em sala de aula, incentivando os alunos a explorarem as características específicas de cada personagem e a compreender as questões de gênero abordadas na poesia. Nesse cenário, a poesia de Cida Pedrosa proporcionou a ampliação dos repertórios de leituras dos discentes, contribuindo para fomentar reflexões sobre a importância de abordar a literatura de autoria feminina na escola.Item A rua que anda em Miró da Muribeca: o fazer poético como registro urbano e histórico(2024-09-23) Cordeiro, Filipe Diógenes Gondim; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/0980240498078472Este artigo pretende estudar a obra de Miró da Muribeca e investigar como sua poesia pode ser um potente registro urbano e histórico dos nossos tempos. O poeta é um dos principais expoentes da poesia pernambucana e, também, brasileira. Uma representação literária, uma voz coletiva de uma grande parte da população periférica, economicamente pobre e preta, se fazendo poeta, fugindo das estatísticas e criando um fazer literário, no qual a palavra e o corpo se entrelaçam, numa simbiose potente e aguçada. Este trabalho, também, pretende pesquisar a escrita do poeta e suas fronteiras entre poesia e crônica, partindo do seu olhar sobre a cidade e seus seres, tirando das coisas corriqueiras versos únicos. Em suas caminhadas, poucas coisas e pessoas passavam despercebidas ao seu olhar, tornando em memória às efemeridades, violências, desigualdades e resistências do cotidiano. Para tanto, são usadas como fontes de apoio, entre outros, a ideia de geopoesia de Augusto Rodrigues Silva Jr, 2023; a escrivência de Conceição Evaristo, 2007; além de estudos da obra de Miró por André Telles do Rosário, 2007 e Rodrigo Fischer Vieira, 2022.Item As representações do erotismo na poética de Daniela Galdino(2019-07-19) Silva, Keyla Shaiane Leite; Morais, João Batista Martins de; http://lattes.cnpq.br/0793414979560435; http://lattes.cnpq.br/1048743974697353O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações do erotismo nos poemas presentes nas obras Inúmera e Espaço Visceral, escritas por Daniela Galdino e publicadas em 2013 e 2018, respectivamente. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem bibliográfica e qualitativa. Para fundamentar nossa análise, foram buscadas as reflexões de Branco (1984), Foucault (1988), Perrot (2003), Paz (1994) e outros. Além disso, estes livros, que são de autoria feminina, rompem com os paradigmas da sociedade falocêntrica ao abordar a sexualidade em que a relação erótica é vista como forma de emancipação, em que a busca por igualdade entre homens e mulheres e a disseminação da ideia de recusa à submissão. A narrativa da mulher desejante se faz presente nessa poética que transpassa os paradigmas e tabus presentes na sociedade. Assim, procurou-se analisar o erotismo dentro das amarras sociais, as quais contribuíram para dificultar a independência da mulher, sob o controle da sexualidade e da ideologia patriarcal e a problematização disso nos escritos de Daniela Galdino.Item Dedé Monteiro: há 50 anos, poetizando o sertão e o seu povo(2019) Leite, Cícero de Souza; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/1652333407563958No contexto das universidades brasileiras, no campo da historiografia e crítica literária, há pesquisadores desenvolvendo estudos sobre a poesia popular. No entanto, não há trabalhos que fazem referência as obras do poeta Dedé Monteiro. Com esse propósito, objetivamos mostrar a importância da poesia monteriana e dar visibilidade ao poeta supracitado, visto a importância e originalidade da sua obra etentar preencher esta lacuna produzida nesse domínio dos estudos da literatura popular. Quanto à metodologia, realizamos uma breve análise dos poemas “Toda Casa de Taipa Abandonada Guarda um Grito de Fome Dentro Dela”, “Humildade” e “Eu Me Sinto Mais Filho do Sertão, ” presentes nos livros: Mais Um Baú de Retalhos e Fim de Feira, de Dedé Monteiro. Observa-se na análise dos poemas citados a preocupação do poeta quanto ao descaso das autoridades na questão das secas periódicas e consequentemente a fome, enfim, a poesia de Dedé Monteiro é uma poesia de denúncia. Além da temática, é notável a obediência do poeta ao rigor quanto ao uso da língua portuguesa e a técnica da métrica.Item O palhaço degolado, atentados e provocações na poeticidade de Jomard Muniz de Britto(2025-03-11) Silva, Marcos Vinicius Santana da; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739O presente artigo analisa a poeticidade de Jomard Muniz de Britto com foco na obra O Palhaço Degolado, investigando atentados poéticos e provocações discursivas que tensionam a linguagem e a sociedade. Com base em uma abordagem bibliográfica, o estudo busca compreender como o autor utiliza a literatura como ferramenta crítica e subversiva, desafiando convenções estéticas e ideológicas. Os resultados indicam que Jomard articula um discurso híbrido, que combina ironia, denúncia e experimentação, promovendo rupturas que questionam estruturas de poder e promovem reflexões sobre as relações sociopolíticas e culturais. Conclui-se que a obra de Jomard Muniz de Britto se revela relevante por sua capacidade de desconstruir discursos dominantes e expandir os limites da poeticidade como forma de resistência e transformação social.Item “Prazer, eu sou a própria literatura”: análise do Poetry slam no contexto brasileiro(2023-04-06) Medeiros, Vinícius Francisco de; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/2749965995816677O presente trabalho tem como objetivo analisar o desencadeamento da poesia performática de rua no nosso país, conhecida como Poetry Slam. Através de uma revisão bibliográfica, busca-se investigar o slam desde o seu surgimento nos bares de Chicago até sua chegada no território brasileiro pelas mãos da pesquisadora Roberta Estrela D’Alva, além de relacioná-lo com a poesia marginal da Geração Mimeógrafo. Ainda, empreende-se investigar as principais batalhas de slam em um contexto nacional, especificando-se em seguida na região Nordeste e no estado de Pernambuco. A proposta é analisar de que maneira diferentes grupos sociais marginalizados utilizam da poesia do slam como “arma” de resistência. A pesquisa justifica-se levando em consideração o processo de apagamento histórico sofrido pelas populações periféricas e a consequente desvalorização da arte produzida por essas pessoas, nesse caso em questão, o slam. Soma-se à isso a precária investigação acadêmica sobre esse tipo de poesia. Para efetivar a abordagem proposta nessa pesquisa, foram investigadas poesias declamadas em algumas das mais emblemáticas batalhas de slam pelo Brasil: “Hype” (Slam da Guilhermina, 2022), “Na ponta do abismo” (Slam das Minas RJ, 2017), “Maldita Geni” (Slam Resistência, 2021), “Sertão” (Slam da Quentura, 2020) e “Aquela que não te pertence” (Slam das Minas PE, 2018). A partir da análise, os resultados se efetivam, mostrando a importância do slam para a valorização das periferias, além de seu viés didáticopedagógico como uma significativa ferramenta de denúncia social e quebra de estereótipos sociais.
