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Navegando por Assunto "Pornografia na literatura"

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    Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar?
    (2021-08-23) Xavier, Priscila de Souza; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/7488079560922407
    O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho.
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    Sátira: gênero literário como instrumento de ataque nos jornais pornográficos dos séculos XIX e XX
    (2021-03-23) Silva, Marcio Lima da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/9824416737110946
    A origem deste trabalho advém dos estudos que vêm sendo realizados no grupo de pesquisa, coordenado pelo professor Natanael Duarte de Azevedo, que analisa a circulação de literatura em impressos de fins do século XIX e começo do século XX. Partimos do pressuposto que a sátira é um gênero literário e tem como característica principal e prevalente a ironia e o sarcasmo. Embora nem sempre ela objetiva induzir ao riso, trata-se portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos seus costumes de maneira cômica e é utilizada para criticar principalmente políticos, artistas e pessoas de relevância social. Propomo-nos ainda, a analisar a construção da alegoria e da sátira como elementos fundantes da pornografia no jornal pornográfico O Riso (1911-1912), mais pontualmente no romance folhetim “As Aventuras do Rei Pausolo”, publicado semanalmente no periódico entre maio de 1911 a maio de 1912. Procuramos evidenciar como os editores do jornal O Riso estruturaram uma realidade síncrona a partir do discurso alegórico e satírico, tendo a pornografia como mote, com o objetivo de trazer à tona críticas à recém-nascida república brasileira. Sendo assim, utilizaremos como arcabouço teórico-metodológico no desenvolvimento dessa investigação Azevedo (2015) e El Far (2004) no que tange ao percurso da literatura pornográfica, como também Miskolci (2012) acerca do contexto político social brasileiro em fins do século XIX e começo do século XX. Aliado às concepções apresentadas discutiremos questões relativas à construção não sistemática do conceito de sátira pela ótica de Brummack (1971) e Schiller (1991). Ainda como aporte teórico é substancial, no que diz respeito à História Cultural, os postulados de Chartier (2002) para a concretização da presente investigação. Logo, pretendemos situar a pornografia enquanto categoria de análise em seu tempo e espaço de produção para, dessa forma, trazer, à luz da historiografia literária, narrativas silenciadas pela censura moral.
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