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Navegando por Assunto "Preguiça (Zoologia)"

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    Caracterização morfológica das cartilagens da laringe do bicho-preguiça Bradypus variegatus (SCHINZ, 1825)
    (2023-05-03) Silva, Helen Lylyan da; Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins; Albuquerque, Priscilla Virgínio de; http://lattes.cnpq.br/4763179519142393; http://lattes.cnpq.br/1237734889563996; http://lattes.cnpq.br/7488607616388404
    A preguiça-comum Bradypus variegatus (SCHINZ, 1825) é um mamífero arborícola 17 pertencente à ordem Pilosa da superordem Xenarthra. Possui uma ampla distribuição 18 geográfica em alguns países da América Central e do Sul, incluindo o Brasil. No entanto, 19 há uma necessidade de estudos anatômicos sobre a laringe de B. variegatus, visto que 20 este órgão é importante para o funcionamento do sistema respiratório e para 21 vocalização. Assim, objetivou-se descrever macro e microscopicamente as estruturas 22 cartilaginosas da laringe do bicho-preguiça B. variegatus. Para tal, utilizou-se 10 23 espécimes, obtidos após morte natural, procedentes do Centro de Triagem de Animais 24 Silvestres (CETAS-TANGARA). Destes, seis espécimes foram fixados com formaldeído a 25 20% e mantidos em tanque de solução salina a 30%, sendo posteriormente submetidos 26 à dissecação e separação das cartilagens laríngeas. Nos espécimes restantes, a fixação 27 ocorreu em formaldeído tamponado a 10% com tampão fosfato de sódio (PBS) 0,01M e 28 pH de 7,3, seguindo-se com a preparação de lâminas coradas em hematoxilina-eosina. As 29 análises macro e microscópicas foram realizadas nos Laboratórios de Anatomia e 30 Histologia, respectivamente, no Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da 31 Universidade Federal Rural de Pernambuco (DMFA/UFRPE). A laringe da preguiça 32 encontra-se no nível da primeira vértebra cervical e quanto a sua composição, constatou-se a presença das cartilagens ímpares, cricoide, tireoide e epiglote e pares, as 34 aritenoides. Todas elas do tipo hialina, sendo observado na cartilagem tireoide, processo 35 de sinostose endocondral. As cartilagens epiglote e cricoide apresentaram morfologia 36 diferenciada em relação a outros mamíferos. As aritenoides demonstraram processos 37 corniculados bem evidentes. E a cartilagem tireoide sobressaiu-se em tamanho 38 comparado as demais.
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    Cognição e aprendizagem em Bradypus variegatus (Schinz, 1825): um estudo de caso sobre tentativas de fuga
    (2025-03-20) Castanha, Leonardo José de Araújo; Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de; Oliveira, Maria Adélia Borstelmann de; http://lattes.cnpq.br/6104426668816123; http://lattes.cnpq.br/8181142206633795; http://lattes.cnpq.br/3987283258285196
    O presente estudo investigou a cognição e a aprendizagem em Bradypus variegatus, analisando o caso de tentativas de fuga em cativeiro. O objetivo foi compreender como o indivíduo interagiu com diferentes sistemas de travamento de portão e avaliar possíveis processos cognitivos associados a essas interações. Por meio da análise de vídeos, observou-se que o animal modificou suas estratégias de manipulação conforme a complexidade dos mecanismos, demonstrando aprendizado por imitação, tentativa-e-erro e possível memória associativa. Além disso, a convivência prolongada com voluntários no projeto pode ter influenciado seu desenvolvimento social, favorecendo maior predisposição para a exploração e interação com estímulos ambientais. A predominância do uso do membro anterior direito sugere uma tendência à lateralidade funcional, um aspecto pouco explorado em preguiças. O comportamento do indivíduo não indica uma reação negativa ao ambiente, uma vez que o recinto era ambientado de forma compatível com seu habitat natural e era enriquecido ambientalmente. A interação com o portão pode ter funcionado como um desafio cognitivo não planejado, estimulando a resolução de problemas e evidenciando a plasticidade comportamental da espécie. Os resultados sugerem que a exposição prolongada a estímulos variados pode desempenhar um papel importante na preparação de preguiças para a reintrodução, favorecendo a adaptação a desafios ambientais naturais. Dessa forma, este estudo reforça a necessidade de mais pesquisas sobre cognição e memória espacial em B. variegatus, bem como a importância de programas de reabilitação que incorporem desafios cognitivos planejados para promover habilidades essenciais para a sobrevivência na natureza.
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    Descrição anatômica da artéria carótida externa e seus ramos na preguiça-comum, Bradypus variegatus Schinz, 1825 (Mammalia: Pilosa)
    (2018) Miranda, Maria Eduarda Luiz Coêlho de; Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins; http://lattes.cnpq.br/1237734889563996; http://lattes.cnpq.br/6485172910664692
    Bradypus variegatus é uma espécie pertencente à família Bradypodidae e a superordem Xenarthra, possue hábito de vida peculiar e não existe em tão grande quantidade no mundo, como no Brasil. Podendo ser considerada modelo biológico de caráter multidisciplinar, tornando possível a continuidade de diversos estudos biológicos. Destacando particularmente a importância de pesquisas de caráter morfológico, pois esses animais apresentam grande variação anatômica, sobretudo na vascularização arterial. Assim, realizou-se um trabalho de descrição anatômica da artéria (a.) carótida externa e dos seus ramos no bicho-preguiça, B. variegatus. Os cadáveres foram adquiridos através do Centro de Triagem de Animais Silvestre CETAS/IBAMA. E os procedimentos foram realizados sob autorização do Comitê de Ética no Uso de Animais CEUA/UFRPE nº 034/2015. Houve a utilização de dez animais adultos, sendo todos fêmeas, que foram submetidos à dissecação, constatando-se, que a a. carótida comum se bifurca, em carótida externa e interna, a nível do primeiro anel traqueal. A carótida externa, então, segue estendendo-se até a maxila onde emite ramos para a região temporal e para o polo posterior do olho. Em todos os animais estudados foram observados sete ramos principais da carótida externa, que segundo a sua origem e localização foram denominados como a. auricular, a. lingual, a. facial, a. alveolar inferior, a. temporal, a. maxilar e a. oftálmica. Os ramos maxilar e oftálmico correspondem aos terminais e os demais são ramos laterais. Em 50% dos animais analisados, foi verificado a presença de anastomoses arteriais e 40% deles apresentaram o acréscimo de um ramo aos principais. Destes 30% demonstraram a presença de um ramo traqueal e 20% de um ramo sublingual, sendo estes ramos laterais. Este estudo corrobora com o entendimento da vascularização da cabeça e pescoço do bicho-preguiça, auxiliando na clínica médica desses animais.
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    Descrição do plexo braquial do bicho-preguiça Bradypus variegatus Schinz, 1825 (Mammalia: Pilosa)
    (2018) Alcântara, Silvia Fernanda de; Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins; Albuquerque, Priscilla Virgínio de; http://lattes.cnpq.br/4763179519142393; http://lattes.cnpq.br/1237734889563996; http://lattes.cnpq.br/5159071628325394
    A espécie Bradypus variegatus é conhecida como preguiça-comum. Trata-se de um mamífero endêmico de regiões neotropicais, que vem sofrendo com a ação antrópica devastadora. Esses Bradipodídeos possuem três dedos nos membros torácicos e pélvicos, são arborícolas consagrados e descem ao solo apenas para excretar e trocar de árvore. O estudo teve como objetivo descrever o plexo braquial de B. variegatus em relação à origem e distribuição dos nervos. Para tal, utilizou-se 10 fêmeas adultas. As análises foram realizadas no Pavilhão de Anatomia do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sob a licença nº 034/2015 do Comitê de Ética no Uso de Animais. Os cadáveres foram obtidos após morte natural, fixados em formaldeído a 20%, conservados em solução salina a 30% em tanques e dissecados para a visualização dos nervos destinados a inervar os membros e músculos torácicos. Uma vez feito, constatou-se que o plexo braquial da preguiça-comum se origina do quinto segmento espinal cervical, se estendendo até o segundo segmento torácico. Sendo formado pelos nervos torácico longo e supraescapular, de origem imediatamente do segmento medular 5 e 6, respectivamente, e pelos nervos peitorais, subescapulares, axilar, radial, musculocutâneo, mediano, cutâneo medial do antebraço e ulnar, decorrentes de um tronco formado a partir de nervos espinais cervicais (C) 7, C8, C9, e torácicos (T) 1 e T2. Em comparação a outros animais silvestres e domésticos ocorreram variações significativas em relação à origem do plexo de B. variegatus, todavia, os nervos constituintes e suas áreas de inervação não apresentaram discrepâncias.
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    Estudo anatômico do cerebelo de Bradypus variegatus, Schinz 1825 (Mammalia: Pilosa)
    (2022-05-24) Oliveira, Ueliton da Silva; Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins; http://lattes.cnpq.br/1237734889563996; http://lattes.cnpq.br/9250603868698523
    A preguiça-comum (Bradypus variegatus, Schinz 1825) é uma espécie de quadrúpede arborícola pertencente à Classe Mammalia, Superordem Xenarthra e Família Bradypodidae. Na América do Sul habita desde o norte da Colômbia até o sudoeste da Venezuela, sul no Equador, leste do Peru e Bolívia, além de estar presente no Brasil. Tratando-se de sistemas orgânicos, os bradipodídeos possuem determinadas peculiaridades anatômicas como veia cava posterior dupla, seis a nove vértebras cervicais dependendo da espécie; ducto comum para os tratos urinário e genital nas fêmeas e testículos internos nos machos, no entanto, existem poucos estudos relativos ao sistema nervoso central, sobretudo quando os comparamos aos animais domésticos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, descrever, e caracterizar morfologicamente as estruturas cerebelares do bicho-preguiça Bradypus variegatus. Dez animais foram utilizados para as análises, a obtenção destes se deu após a morte natural a partir do Centro de Triagem de Animais Silvestres, e foram fixadas em formaldeído a 20%, conservadas em tanques numerados em solução salina a 30%, também receberam identificações individuais. Foram removidos a calota craniana e o encéfalo para se ter acesso ao cerebelo. O órgão foi separado do tronco encefálico por um corte transversal e conservado em solução de formaldeído a 20% em reservatórios de vidro. A estrutura cerebelar das preguiças-comum, tanto nos machos quanto nas fêmeas, em média, apresentou 1,21cm de comprimento por 1,62cm de largura. A partir das análises realizadas, conclui-se que o cerebelo de B. variegatus tem uma morfologia ovóide, levemente achatado nas porções laterais cranial e caudalmente, apresentando o verme na região central, hemisférios direito e esquerdo com lóbulos e fissuras, que corroboram com trabalhos descritivos realizados em humanos e animais domésticos.
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    Interações reprodutivas dos indivíduos in situ e ex situ de Bradypus variegatus Schinz (1825), no Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE
    (2021-07-09) Sales, Marília Bazante Velôzo de; Barros, Nathália Fernanda Justino de; Silva, Karine Pinto Persolino da; http://lattes.cnpq.br/2037207221662545; http://lattes.cnpq.br/0990807064246900; http://lattes.cnpq.br/1648235365331969
    As preguiças estão incluídas na superordem Xenarthra. A espécie Bradypus variegatus ficou conhecida popularmente como preguiça-comum ou preguiça-de-garganta-marrom. As informações sobre a sazonalidade reprodutiva e os aspectos relacionados à reprodução dessa espécie ainda são escassas. O objetivo dessa pesquisa foi determinar o período reprodutivo da preguiça-comum na Unidade de Conservação Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) assim como, as interações reprodutivas realizadas por indivíduos in situ e ex situ durante esse período. Na primeira fase desse estudo foi realizada uma pesquisa bibliométrica e na segunda fase, foram analisados os livros de ocorrência do Projeto Preguiça de Garganta Marrom (PGM) sendo estudados os registros sobre o comportamento de três espécimes fêmeas de B. variegatus. Estudos sobre a biologia reprodutiva ainda são necessários para auxiliar em ações de conservação.
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    Morfologia das glândulas salivares de Bradypus variegatus (Schinz,1825)
    (2022-10-19) Silva, Lorena Nascimento da; Amorim, Marleyne José Afonso Accioly Lins; http://lattes.cnpq.br/1237734889563996; http://lattes.cnpq.br/2955989152624454
    Objetivou-se descrever a topografia e morfologia das glândulas salivares na preguiça Bradypus variegatus. Para as descrições macroscópicas foram utilizados dez cadáveres, previamente fixados em formaldeído, e para a microscopia foram coletados fragmentos das glândulas salivares de dois espécimes após morte natural. Estes foram desidratados em concentrações crescentes de etanol, seguindo com diafanização em xilol, inclusão em parafina e corados com hematoxilina e eosina (HE). Nas dissecações observou-se, macroscopicamente, as glândulas parótidas e mandibulares. As parótidas, que apresentaram formatos triangulares, localizaram-se ventralmente à base da cartilagem auricular e dorsocaudalmente ao músculo masseter. Com formatos semilunares, mandibulares situaram-se caudalmente ao músculo masseter e ângulo da mandíbula e ventralmente às parótidas. As sublinguais e as glândulas linguais, bucais e labiais foram visualizadas somente na microscopia de luz. As glândulas mandibulares e sublinguais apresentaram majoritariamente ácinos mucosos, enquanto a parótida constituiu-se principalmente de ácinos serosos. Para as glândulas labiais, bucais e linguais foram encontrados predomínio de ácinos serosos. As características anatômicas das glândulas salivares evidenciadas para B. variegatus corroboram em parte com outros herbívoros e onívoros. No entanto, alguns atributos topográficos e histológicos são discordantes comparado à outras espécies. Essas diferenças podem estar relacionadas principalmente ao hábito folívora.
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    Radiodiagnóstico de fratura Salter-Harris tipo I em bicho-preguiça (Bradypus variegatus, Schinz 1825)
    (2020-11-03) Silva, Débora Rebeca Alves da; Leite, Jacinta Eufrásia Brito; http://lattes.cnpq.br/1033812325602334; http://lattes.cnpq.br/8668578234381539
    Os animais ganharam cada vez mais espaço nas famílias, e os tutores estão cada dia mais conscientes sobre os cuidados com o animal de forma preventiva; é crescente o número de consultas e exames realizados preventivamente, dentre esses exames encontram-se os exames de imagem, que são uma ferramenta valiosa na detecção precoce de patologias. O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente curricular obrigatório para obtenção do título de bacharel em Medicina veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, sendo desenvolvido na Empresa Marília Andrade de Azevedo Diagnóstico Veterinário por Imagem, com foco em imaginologia, entre 02 de março à 19 de março de 2020, e 17 de agosto à 16 de outubro do mesmo ano, compreendendo 420h. Também objetivou relatar um caso de Fratura Salter-Harris tipo I em uma preguiça comum (Bradypus variegatus), diagnosticado radiograficamente.
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    Reabilitação e monitoramento pós-soltura de Bradypus variegatusno Projeto Preguiça-de-garganta-marrom, Recife, PE
    (2019) Silva, Viviane Maria Silveira da; Oliveira, Maria Adélia Borstelmann de; Barros, Nathália Fernanda Justino de; http://lattes.cnpq.br/0990807064246900; http://lattes.cnpq.br/6104426668816123; http://lattes.cnpq.br/0405078960321214
    Tendo em vista, a alarmante diminuição da biodiversidade nas últimas décadas, trabalhos de conservação são de grande importância para a fauna brasileira e o estudo do comportamento tem se mostrado uma ferramenta útil. Monitorar o comportamento dos animais, entre outras vantagens, permite avaliar se as estratégias de reabilitação utilizadas foram boas o suficiente para garantir a soltura exitosa na natureza. O presente trabalho teve como objetivo observar o comportamento de uma fêmea de bicho-preguiça, Bradypus variegatus,em cativeiro durante o período de sua reabilitação, avaliar a possibilidade de soltura e, caso positivo, monitorar seu comportamento em vida livre. Para observação comportamental foi utilizado o método animal focal. Em sessões de observações de 10 minutos, as sequências comportamentais foram registradas durante cinco minutos (05’), seguida por intervalos de cinco minutos (05’), durante três horas (03h) nos turnos da manhã e da tarde, no decorrer de 12 dias não consecutivos, totalizando 50 horas. Após a soltura, foram realizadas mais 25 horas de observação através do método animal focal e com o registro instantâneo. No geral, os comportamentos in situe ex situ, não apresentaram grandes discrepâncias, com exceção do comportamento “descansar” que, em vida livre, teve um aumento proporcional a diminuição do comportamento “alimentar”. Os resultados demonstraram que bichos-preguiças, mesmo quando acolhidos ainda filhotes, podem ser reabilitadas e obter sucesso na soltura, adaptando-se plenamente à vida livre.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Parque Estadual de Dois Irmãos (Recife - PE) e no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Botucatu - SP). Descrição de protocolo interno de cuidados destinados a neonatos e filhotes de Bradypus variegatus do Instituto Preguiça-de-Garganta-Marrom
    (2024-09-10) Ferreira, Mariany Gonçalves de Menezes; Oliveira, Andrea Alice da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/2519790342576901; http://lattes.cnpq.br/4332039778974286
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área da medicina veterinária, cujo objetivo é tornar o discente apto a exercer sua função, conectando os conhecimentos teóricos e práticos. Neste sentido, objetiva-se com o presente relatório discorrer as principais atividades exercidas no período de estágio e descrever um protocolo interno de cuidados destinados a neonatos e filhotes de Bradypus variegatus do Instituto Preguiça-de-Garganta-Marrom (IPGM). As atividades do ESO foram realizadas em duas etapas: uma no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI - Recife/PE) e outra no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS - Botucatu/SP), durante o período de 25 de março a 12 de junho de 2024, sendo o horário de trabalho de 08h às 17h (com pausa para o almoço de 12h às 13h), totalizando 420 horas exigidas. O estágio foi realizado na área de medicina de animais selvagens, sob supervisão das médicas veterinárias Rhaysa Allayde Silva Oliveira (PEDI-PE) e Profa. Dra. Sheila Canevese Rahal (CEMPAS-SP) com orientação da Profª Drª Andrea Alice da Fonseca Oliveira. No primeiro capítulo do trabalho são relatadas as atividades realizadas no estágio durante o período citado, enquanto o segundo aborda um relato de caso intitulado “Descrição de protocolo interno de cuidados destinados a neonatos e filhotes de Bradypus variegatus do Instituto Preguiça-de-Garganta-Marrom”, tema escolhido a partir de sua importância e relação com o referido estágio. Diante disso, conclui-se que as atividades de vivência desenvolvidas durante o período de estágio foram de extrema relevância para qualificação profissional.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), Recife - PE e no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), Botucatu - SP. Elaboração de procedimento operacional padrão (POP) para recebimento, avaliação clínica e triagem de Bradypus variegatus no Instituto Preguiça de Garganta Marrom (IPGM), Recife - PE
    (2024-09-10) Silva, Denise Guabiraba da; Oliveira, Andrea Alice da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/2519790342576901; http://lattes.cnpq.br/0978430921614109
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é disciplina obrigatória do 11º período letivo do curso de bacharelado em Medicina Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele consiste na vivência de 420 horas em práticas veterinárias, com o objetivo de promover a completa formação do profissional médico veterinário. Neste relatório de estágio, produto da finalização do ESO, são descritas as atividades desenvolvidas pela discente sob orientação da Profª. Drª Andrea Alice da Fonseca Oliveira, durante o período de 25 de março até o dia 26 de junho de 2024. O ESO foi realizado em duas etapas, do período de 25 de março a 26 de abril e de 03 a 26 de junho de 2024 foram realizadas as atividades no Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) em Pernambuco sob supervisão da médica veterinária Rhaysa Allayde Silva Oliveira; do dia 02 ao dia 31 de maio de 2024 foram acompanhadas as atividades no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UNESP - Campus Botucatu em São Paulo, sob supervisão da Profª. Drª. Sheila Canevese Rahal. Neste período também foi realizada a pesquisa “Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP) para recebimento, avaliação clínica e triagem de Bradypus variegatus no Instituto Preguiça de Garganta Marrom (IPGM), Recife - PE”. As vivências permitiram novos conhecimentos e aprimoramentos na área de medicina de animais selvagens, nas áreas de clínica médica, cirurgia, fisiatria, nutrição, terapias integrativas, entre outras.
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    Utilização de um caso de reabilitação de um bicho-preguiça na sensibilização ambiental de estudantes da Educação Básica
    (2021-12-06) Felipe, Nara Rafaella do Nascimento; Melo Júnior, Mauro de; Barros, Nathália Fernanda Justino de; http://lattes.cnpq.br/0990807064246900; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/1754044747148817
    Diante do crítico cenário ambiental proveniente das ações antrópicas, pesquisadores, organizações e entidades têm desenvolvido projetos de preservação que promovem ações de conscientização e estratégias para combater as principais causas deste problema. Além das atividades desenvolvidas por esses projetos, é indispensável à participação da educação no desenvolvimento de uma concepção ambiental para crianças e adolescentes. Com base nisso, é necessário refletir sobre o papel da escola em sua relevância e desafios, sendo a complexidade dessas relações intermediadas pela Educação Ambiental a partir das dimensões educacionais, constantes nos documentos norteadores da Educação Básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As propostas de inserção de diferentes abordagens de ensino atrativas vêm sendo desenvolvidas em diferentes sistemas, entre eles, o método de ensino por Histórias em Quadrinhos (HQs), principalmente em relação às questões ambientais. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é utilizar um caso de reabilitação de um bicho-preguiça para conscientização ambiental de estudantes na educação básica, a partir da análise da BNCC e da produção original de uma história em quadrinhos. As observações do animal foram realizadas no Projeto Preguiça de Garganta Marrom (PPGM), localizado no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), durante um período de 12 meses, e as coletas de informações dos estudantes foram obtidas em uma escola do ensino fundamental e uma do ensino médio, em Recife (PE). Foi realizada uma leitura objetiva e exploratória da BNCC, a partir de buscas temáticas, onde foram selecionadas 11 palavras-chaves que possuem relação direta com o conteúdo abordado no trabalho e a sua relevância diante do tema proposto em cada habilidade para o ensino na educação básica. As palavras-chaves selecionadas foram citadas 83 vezes no documento, porém, apenas quatro delas foram encontradas nas habilidades do ensino fundamental e médio mantendo relação direta com a temática exposta. A história de vida e de recuperação do exemplar do bicho-preguiça, bem como as habilidades contidas na BNCC que tinham relação direta com o caso em questão, foram consideradas para a produção da história em quadrinhos. Seis quadrinhos com imagens autorais referentes a diferentes momentos do processo de tratamento e recuperação do animal no projeto de reabilitação no período de um ano compuseram a HQ, além de legendas narrativas explicando cada momento da história. A partir da análise da BNCC, foi constatado que, talvez, o documento não ofereça as condições necessárias para desenvolver nos estudantes da educação básica uma consciência crítica em relação aos problemas socioambientais, baseados no estudo de caso abordado. A HQ como estratégia para divulgação de uma história real de um animal em processo de reabilitação possibilitou apresentar as informações desejadas ao público-alvo, envolvendo os estudantes de forma lúdica e prazerosa. Nesse sentido, foi possível verificar o potencial didático do uso dos quadrinhos como ferramenta complementar, nas aulas de ciências e de biologia, para tratar questões ambientais.
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