Navegando por Assunto "Prestação de serviços"
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Item A qualidade do transporte público coletivo urbano do município de Vitória de Santo Antão - PE na ótica de seus usuários(2020-07-24) Mota, Francisco de Assis; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064; http://lattes.cnpq.br/2408932972128685A qualidade do transporte público pode ser entendida como a satisfação de seus usuários, neste sentido buscou-se identificar o grau de (in)satisfação dos usuários do serviço de transporte público coletivo urbano do município de Vitória de Santo Antão - PE em relação a qualidade do serviço prestado pelo poder público e concessionárias. O estudo tem natureza qualitativa com características exploratórias-descritivas. A coleta dos dados realizou-se através de questionário on-line, aplicado aos usuários do transporte público. Os principais achados foram em relação ao conforto dos pontos de ônibus, onde 76% dos respondentes estão concentrados entre muito insatisfeito ou insatisfeito, já em relação ao conforto do ônibus 70% responderam estar muito insatisfeito ou insatisfeito com o serviço prestado. Com relação a satisfação geral 66% dos respondentes declaram-se muito insatisfeito ou insatisfeito. Conclui-se que a pesquisa apresentou dados preocupantes em relação a qualidade do serviço de transporte público do município de Vitória de Santo Antão - PE e que a melhoria envolve os agentes que estruturam o serviço: usuários, poder público e concessionárias.Item A qualidade na segurança pública municipal: um estudo de caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE(2022-10-07) Silva, Paulo Roberto Cesar da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7043826877205959O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.Item Agenda Beauty: protótipo de aplicativo para agendamento e controle de serviços estéticos.(2022-05-10) Lima, Glenda Alves de; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100Atualmente, é necessário se comunicar por meio de ligações telefônicas, mensagens enviadas via WhatsApp ou Direct, ou visitas presenciais ao estabelecimento para agendamento, pois os profissionais possuem horários pré-agendados para a realização do serviço. A maioria dos estabelecimentos de atendimento realiza controles internos e externos por meio de anotações em papel, desde controles de caixa até agendas de clientes. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução mobile responsável pela gestão de agendas profissionais, controle de clientes e gestão financeira para proprietários de estabelecimentos. O cliente pode visualizar os horários disponíveis, fazer agendamentos e consultar estimativas de horários e preços de serviços por meio do aplicativo móvel. Método Após analisar as tecnologias disponíveis no mercado para tentar solucionar o problema, considere utilizar a plataforma React Native e a linguagem de programação Javascript para desenvolvimento, bem como o serviço de armazenamento de dados Firebase, foi implementado o protótipo de apresentação do aplicativo utilizando a tecnologia Adobe Xd, bem como o diagrama de navegação através da ferramenta Overflow, exibindo todas as telas do aplicativo e seu fluxograma. Conclusão: Com base nos resultados positivos, que indicam a necessidade de um aplicativo móvel para consulta e agendamento de serviços estéticos para auxiliar no dia a dia dos consumidores e as empresas na tomada de decisões, conclui-se que os objetivos propostos para este trabalho são viáveis.Item Uma abordagem para melhoria da qualidade nos processos de prestação de serviços por empresas de informática(2021-03-05) Almeida, Jacqueline Rolim Cordeiro de; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/7816100647180836Este trabalho de pesquisa, apresenta uma abordagem que possibilita mapear os processos de uma empresa de informática, a fim de identificá-los e analisá-los para implementação de melhorias de qualidade na sua prestação de serviços aos seus clientes. A escolha da temática se deu pela importância que a melhoria da qualidade dos processos organizacionais representa para as empresas, em especial as empresas de informática, que buscam continuamente a eficiência e eficácia em seus processos, através de sua identificação, análise, e mensuração para sua avaliação. Foram identificados todos os processos realizados pela empresa e em cada cenário foi possível analisar o estado atual (AS-IS) e propor um estado futuro desejado (TO-BE) com as melhorias propostas. Utilizou-se a metodologia ITIL, para fazer o redesenho dos serviços e a metodologia SERVQUAL para a definição de indicadores relacionados a qualidade na prestação do serviço. A análise dos cenários propostos permitiu identificar quais atividades ou etapas apresentam algum tipo de falha ou impedimentos que necessitam de intervenção para corrigi-los para que não comprometam o processo como um todo. Os resultados apresentam a implementação da abordagem proposta para a melhoria da qualidade nos processos de prestação de serviços de informática, sob a ótica dos objetivos propostos, trazendo confiabilidade, segurança, satisfação dos clientes e eficiência e eficácia na execução do trabalho
