Navegando por Assunto "Primeiros socorros"
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Item A importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para discentes em cozinhas didáticas: o Laboratório de Gastronomia da UFRPE(2023-09-20) Barros, Alexandre Dias Pereira de; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/0581720633136555Nos cursos de Gastronomia, as cozinhas didáticas reúnem algumas condições de risco similares às cozinhas profissionais, sendo o local onde grande parte dos discentes têm o primeiro contato com esse tipo de ambiente laboral. Acidentes como cortes, amputações, queimaduras, choques elétricos ou engasgos são passíveis de acontecer e, nesse caso, deve-se chamar o serviço especializado. Entretanto, antes que este chegue ao local, o conhecimento adequado, dentre os presentes, de técnicas de primeiros socorros, pode mitigar danos à vítima. Este trabalho buscou averiguar a importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para estudantes com aulas práticas em cozinhas didáticas, tendo como estudo de caso o Laboratório de Gastronomia da UFRPE. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre riscos de acidentes em cozinhas profissionais e didáticas e técnicas de primeiros socorros. Foi realizada ainda uma pesquisa de campo envolvendo: formulário de pesquisa de opinião sem identificação do respondente, em meio digital; levantamento de riscos das cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia da UFRPE, resultantes da estrutura física, equipamentos e utensílios; medição de distância e tempo de deslocamento para as unidades de atendimento mais próximas. Como resultados, foi observado que a maioria dos respondentes não tem conhecimentos formais sobre primeiros socorros, além de que, se que parte dos participantes adotaria procedimentos recomendados pela literatura, outros realizariam medidas incorretas, o que poderia comprometer o estado da vítima. Boa parte dos participantes informou já ter sofrido algum acidente em cozinha profissional ou didática e, a grande maioria se mostrou interessada em receber treinamento em primeiros socorros. Na análise do espaço do laboratório, foram listados riscos na estrutura física, equipamentos e utensílios, inerentes a esse espaço, que podem gerar quedas, cortes, amputações, choque elétrico, queimadura, dentre outros. A distância para os serviços de saúde mais próximos está entre 3 e 6 km da universidade e, em média, de 6 a 12 minutos, a depender do trânsito. Conclui-se que promover o conhecimento adequado de primeiros socorros para estudantes de gastronomia é uma habilidade relevante para sua vivência nas cozinhas didáticas e nas futuras experiências em cozinhas profissionais.Item Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil(2019) Macêdo, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/0248875672137242Este trabalho aqui apresentado, intitulado: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa intituição de educação infantil, surge da necessidade de se pensar em uma educação que ofereça aos alunos, enquanto imersos no âmbito escolar, uma maior segurança no que concerne a acidentes que, por ventura, possam vir ocorrer na instituição escolar. Tivemos como objetivo geral o de investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos primeiros socorros enquanto agentes de uma escola de Educação Infantil na cidade de Garanhuns-PE. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo do tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois está se mostrou mais adequada tendo em vista que o objetivo principal é investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos Primeiros Socorros enquanto agentes da Educação Infantil, o que requer um deslocamento até o local de manifestação do fenômeno investigado, observação participante, descrição do fenômeno observado e ênfase no processo ocorrido em campo. Os questionários que serão realizados antes e pós formação, para se analisar qual a compreensão apreendida pelos funcionários a análise se embasa não apenas em um aspecto do campo selecionado, mas em 2 deles (que são a observação e o questionário), observando sempre a prática em consonância com aquilo que foi relatado. Buscou-se assim, trazer a campo esta discussão que pouco tem sido vista no âmbito educacional. Se esperou com este trabalho conscientizar os atores escolares acerca da necessidade de se pensar nesta temática e em formações para os futuros pedagogos. Apesar de ter sido realizada a formação aos professores desta escola de educação infantil, os resultados colhidos por meio da análise dos questionários e observações pré e pós intervenção evidenciam, que ainda há um alto nível de desconhecimento dos funcionários acerca de como lidar com situações corriqueiras de acidentes.Item Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos(2019-12-10) Tavares, Tarcília Maria Nunes; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1846769528891729Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
