Navegando por Assunto "Prisioneiros"
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Item A educação como ferramenta de ressocialização em um presídio de Pesqueira, Pernambuco(2021) Oliveira, Mykael Douglas Alves de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709Umas das ferramentas de maior poder para o desenvolvimento e construção de um bom cidadão é a educação. Além disso, ela é direito de todos, estando instituída na Constituição Federal. Porém, por muitas vezes esse direito é tirado ou negado aos privados de liberdade, onde deveria ser utilizada com mais força de modo a se obter uma ressocialização e sociedade mais justa. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como a ressocialização por meio da educação é praticada no presidio Desembargador Augusto Duque, localizado no município de Pesqueira, interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico investigativo para verificar os programas de reintegração e a estrutura educacional escolar. E, na segunda parte, foram realizadas entrevistas através de questionários compostos por dez quesitos, para compreender a importância da educação na vida dos presos. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de noventa alunos, sendo sessenta do EJA Fase IV e trinta do EJA Médio. A educação como ferramenta de ressocialização mostrou o quanto pode ser eficaz se aplicada de forma pedagógica e inovadora, sendo ela capaz de mudar a perspectiva de futuro dos presidiários. Com a resposta dos questionários, pôde-se compreender o quanto a educação realiza diferença na vida do ser humano, constatando haver um autorreconhecimento de seus atos, que os privados de liberdade estão cientes das suas ações e, estão dispostos a mudarem de vida. Dos noventa participantes, apenas quatro possuíam ensino médio completo (4,4%), demonstrando que a população carcerária estudada apresenta baixo índice acadêmico. Por outro lado, a grande maioria informou que pretendem dar continuidade aos estudos após o cumprimento de pena. Neste sentido, a educação conseguiu transformar seus pensamentos, sendo ela o passaporte para a vida. E, sendo nós os passageiros, cabe-nos a lutar por ela.Item Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do preso(2019-11-27) Rêgo, Carlos André de Barros; Moura, Ana Carla Paiva de; http://lattes.cnpq.br/5199273241058354; http://lattes.cnpq.br/9976593931192519Este trabalho teve o objetivo de analisar a realidade de uma Penitenciária de Segurança Máxima do Estado da Paraíba, demonstrando a necessidade de promover a ressocialização do preso ou apenado, denominado por humanistas como reeducando, através do ensino formal, capacitação, profissionalização e cidadania. Ao Governo cabe promover os mais variados mecanismos visando ressocializar os reclusos, desenvolvendo sua moralidade e profissionalismo para que estes possam retornar a sociedade e não reincidir, demonstrando que as prisões não são escolas do crime, mas sim, de cumprimento de pena com promoção de evolução pessoal. Pode-se perceber que a realidade vivenciada nesta pesquisa não é a totalidade existente neste Estado muito menos no Brasil. O estudo esteve fundamentado em Leis, Decretos, doutrina, documentos de referência, bem como observação da realidade. Observou-se que a ressocialização do apenado é possível e traz pontos positivos, tendo em vista todo o processo de inclusão social realizado dentro da Unidade Prisional.Item O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional(2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.
