Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Produtos de padaria"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da percepção de qualidade do pão francês pelo consumidor da Região Metropolitana do Recife/PE
    (2023-09-21) Ponte, Felipe Barbosa; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/1451676076411667
    O pão francês que conhecemos atualmente provavelmente teve sua origem na tentativa de adaptar a tradicional baguete francesa para o contexto brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2022, o consumo de pão francês atingiu cerca de 2,3 milhões de toneladas, representando aproximadamente 34,39% do total de produtos de panificação vendidos no Brasil. Com o objetivo de auxiliar as padarias na busca pela qualidade, a ABNT introduziu, em 2013, a norma NBR 16170, estabelecendo diretrizes que abordam características como cor, tamanho, massa e outros, visando melhorar a qualidade do produto. Este estudo se propôs a avaliar como os consumidores na Região Metropolitana do Recife/PE percebem a qualidade do pão francês. Foi elaborado um questionário digital contendo 33 questões de múltipla escolha, o qual foi divulgado online por 21 dias e resultou em 114 respostas. Os dados coletados foram processados utilizando as ferramentas Google Forms e Excel, permitindo a quantificação da frequência e porcentagem de cada parâmetro avaliado, sendo apresentados por meio de tabelas e gráficos. Os resultados apontam que, para os consumidores da Região Metropolitana do Recife, os principais fatores que influenciam a aceitação do pão francês são o sabor, a crocância da casca, o aroma e a cor da casca, nessa ordem de importância. A abertura da casca não parece ser um fator crítico na escolha do produto. Além disso, o preço não é um determinante decisivo na decisão de compra, já que os consumidores demonstraram disposição para pagar mais por um pão de melhor qualidade, independentemente de variações no preço. O tamanho/peso do pão possui menos relevância, sendo aceitável tanto para pães maiores quanto para menores. Essa avaliação da percepção de qualidade dos consumidores, em contraste com os critérios estabelecidos pela NBR 16170:2013, revela diferenças na importância atribuída a certos atributos de qualidade. Sabor e aroma são considerados fundamentais pelos consumidores, enquanto o peso do pão possui uma influência menor. Isso destaca a necessidade de elaborar critérios de qualidade que levem em conta não apenas aspectos técnicos, mas também as preferências e opiniões dos consumidores, além da tradição associada ao produto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): Pan Cristal Ltda
    (2019-07-12) Silva, Angelica Simplício da; Melo, Juliana Hellen da Silva; Ribeiro, Daniele Silva; http://lattes.cnpq.br/1517959077516490; http://lattes.cnpq.br/9688677930090392; http://lattes.cnpq.br/3926147757738357
    Nos últimos anos, o setor de panificação no Brasil tem realizado esforços para acompanhar as tendências de consumo observadas mundialmente, que exigem produtos de maior conveniência, qualidade e vida-de-prateleira mais longa. A produção de pães vem sendo gradativamente modificada por mudança de hábitos sociais, pela demanda e pelo interesse de redução de custos e trabalho. Diante do exposto, este relatório tem como objetivos descrever as atividades realizadas no período do estágio na indústria Pan Cristal LTDA e, em especial, acompanhar o processo de implantação de uma nova linha (bloco 2) que trabalha com um túnel de ultracongelamento e algumas sugestões de melhorias que possam trazer resultados positivos para a empresa. A Pan Cristal LTDA é uma empresa genuinamente pernambucana com mais de 100 anos tradição no ramo de panificação, a qual possui unidade fabril no município de Surubim/PE, dotada de uma linha completa de massas congeladas para pães, bolos e salgados, sendo especializada em produtos congelados, os quais são produzidos com modernas tecnologias e matérias primas de alta qualidade. As atividades desenvolvidas consistiram em: monitoramento diário do teor de cloro e pH da água; rastreabilidade de produção e câmaras frias; monitoramento da qualidade da gordura utilizada para fritura; Elaboração de APPCC para os produtos: Pão de queijo mineiro tradicional, cookies de aveia, cookies de chocolate, cookies de café e cookies tradicional. Sugestões de melhorias para o processo e, como estudo de caso, avaliação de modelagem de pães produzidos em diferentes linhas do processo. A execução dessas atividades nos permitiu perceber a importância do controle de qualidade para o processo; Em relação ao APPCC aplicado para os produtos, este se mostrou eficaz para o controle do PCC observados nos produtos; As melhorias sugeridas foram bem recebidas pela presidência, diretoria e coordenação da qualidade e, em relação ao estudo de caso foi possível concluir que houve variabilidade dos parâmetros estatísticos avaliados nas duas linhas, atestando a importância que as ferramentas de controle estatístico apresentam para uma organização, podendo ser utilizadas para resolução de problemas críticos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão