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Navegando por Assunto "Professores de química - Formação"

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    Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências
    (2018-08-01) Oliveira, José Elivelton Gomes de; Souza, Sandra Rodrigues de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/8408629611124567
    O raciocínio analógico está presente em teorias científicas, em livros didáticos e pesquisas baseadas na utilização das analogias como recurso didático para o ensino de química e por esse motivo, torna-se essencial analisar as concepções de licenciandos em química da UFRPE-SEDE “futuros professores” sobre o uso das analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, resolução e discussão em grupo acerca de uma questão do ENADE 2017, observação e gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por quinze licenciandos que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I no 7º período noturno de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE unidade SEDE em Dois Irmãos. Os resultados mostram que, apenas seis licenciandos definiram as analogias utilizando os termos comparação e associação, mas também dois licenciandos confundem esse conceito com um exemplo. Além disso, no decorrer do questionário II, percebe-se que eles reconhecem as analogias como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, porém acreditam que há limitações no seu uso. Por isso, eles julgam que é de muita relevância a formação inicial para o preparo docente na utilização desse recurso didático, e para eles o emprego das analogias em suas aulas seria pertinente, porém, as mesmas seriam planejadas e podendo ser feitas também de forma espontânea para responder algum questionamento dos alunos. Ao ser questionado a presença do estudo das analogias no decorrer da graduação, percebe-se que a maioria considerou que foi pouco o tempo dedicado ao tema, e esse resultado juntamente com as pesquisas estudadas, alertam para o fato de que, durante sua formação inicial, há uma necessidade de um preparo mais específico em relação aos recursos analógicos. Pois, os licenciandos não reconheceram nenhuma metodologia para a utilização das analogias como recurso didático, mesmo em fase conclusiva do curso de graduação, e ao participarem dessa pesquisa puderam rever suas concepções quanto às práticas docentes com analogias, a partir da resolução do questionário II e da questão do ENADE, em que estabeleceram justificativas pedagógicas para o uso ou não das analogias.
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    Contribuições do PIBID-Química da UFRPE para a formação continuada de professores de química da educação básica
    (2018-06-11) Silva, Danúbia Santos Brito; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/3113485148935966
    A formação continuada é importante para a profissionalização do professor, uma vez que ela contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de novas habilidades relacionadas à prática docente. Destacamos que a formação continuada pode ocorrer por meio de cursos, eventos científicos, interações com grupos de pesquisa em ensino e cremos que, também, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa aproxima o professor em exercício na Educação Básica de licenciandos a partir de atividades e ações desenvolvidas de modo compartilhado e articulado com as escolas parceiras do PIBID. Consideramos que essa interação pode contribuir para a formação continuada do professor. Nesse sentido, esse trabalho objetiva investigar as contribuições do PIBID-Química da UFRPE, denominado PQ-UFRPE, para a formação continuada de professores de Química da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 3 (três) professores que lecionam (ou lecionavam) a disciplina de Química em escolas vinculadas, da rede pública, ao PIBID da UFRPE, localizadas na cidade do Recife-PE. Os resultados apontam que os professores entrevistados expressaram concepções sobre formação continuada docente distantes das apresentadas na literatura que trata deste tema. Para 2 (dois) dos participantes do estudo, o PQ-UFRPE contribuiu com sua formação continuada. Todos os docentes entrevistados apresentaram uma visão um pouco reduzida sobre o papel dos licenciandos-bolsistas do PIBID, encarando-os, sobretudo, como sujeitos que facilitam a ocorrência de práticas experimentais na escola. Nesse contexto, destacamos a necessidade do tema formação continuada ser incluído nas discussões que versam sobre a formação profissional docente no âmbito do PIBID-Química da UFRPE.
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