Navegando por Assunto "Professores universitários - Fadiga mental"
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Item Síndrome de Burnout, pandemia e o ambiente institucional universitário: estudo de caso em uma IES pública brasileira(2022-05-27) Melo, Mayara Gonçalves de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/0413455121367363As transformações causadas pela pandemia da covid 19 afetaram principalmente o ambiente social, a saúde, o campo econômico e educacional. No contexto das instituições universitárias públicas brasileiras, a gestão adotou mudanças necessárias para garantir a manutenção da oferta de ensino. O formato remoto para a realização das aulas foi a principal delas e foi em torno dessa modificação que as demais ocorreram. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou identificar os impactos gerados pela pandemia voltados à dinâmica das atividades docentes no contexto de universidades públicas brasileiras e averiguar se tais impactos colaboraram para o desenvolvimento e/ou intensificação da síndrome de Burnout nos docentes. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que associadas a perguntas sobre o perfil socioeconômico dos participantes, compunha o questionário adotado para realização da pesquisa. O questionário foi enviado para 185 docentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE e foi obtido retorno de 20 respostas. Na avaliação de dados foi possível, identificar os impactos gerados pela pandemia, analisar as subescalas da Síndrome de Burnout e dimensionar a existência da mesma na instituição. Evidenciou-se que a gestão no ensino superior vivenciou períodos difícieis, e por tal razão as instituições necessitavam de gestores mais flexivéis, diferenciados e compreensivos. Como meio de prevenção da sobrecarga no trabalho, cabe adotar práticas de gestão de riscos, medidas de inovação da gestão pública, acompanhamento psicológico aos docentes e se necessário aplicar mudanças para evitar a propagação da síndrome na instituição.
