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Navegando por Assunto "Proteção ambiental"

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    A proteção das unidades de conservação
    (1997) Batista, Antonio Carlos; Biondi, Daniela
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    Área de preservação permanente nos cursos de água da Bacia do Rio São Pedro - PB
    (2018) Oliveira, Laura Maiara de Freitas; Duarte, Simone Mirtes Araújo; http://lattes.cnpq.br/5876968040869585; http://lattes.cnpq.br/4957483273304674
    Desde o início da existência humana, esta vem interferindo na estabilidade e desenvolvimento saudável da natureza. A necessidade vital da água doce para a humanidade, impulsiona-a a alocar-se em áreas próximas à espelhos d’água. Contudo, hoje compreendemos que a presença constante das ações humanas e a retirada da vegetação existente nestes locais, causam impactos às fontes e cursos d´água, podendo resultar na perda destes, para o meio ambiente. Tendo em vista a preservação e conservação destes ambientes, é de suma importância investigações das áreas consideradas de preservação permanente, as quais são protegidas segundo o Código Florestal Brasileiro. O Rio São Pedro é o objeto de estudo deste trabalho, ele está localizado em área rural do estado da Paraíba. O objetivo é a investigação do cumprimento ou não da legislação sobre Mata Ciliar, nesta sub-bacia, que o enquadra como necessitando de 30 m de vegetação margeando suas bordas e raio de 50 m de vegetação em suas nascentes. Para tais resultados utilizou-se ferramentas da geotecnologia, como imagens de satélite, imagens SRTM, Shapefiles e o software Spring, os quais proporcionaram a observar e classificação destas áreas. Foram utilizadas a caracterização da ocupação da superfície terreste e do antropismo existentes no local. Concluiu-se que nas APPs de nascentes 50% e 28,33% são de vegetação rala e de solo exposto respectivamente, assim como, cerca de 34,73% de vegetação rala e 19,97% de solo exposto nas APPs de margens. Nas nascentes, 100% das APPs possuem interferência humanas, e aproximadamente em 85,92% nas margens do rio, o que pode gerar problemas graves futuramente para o meio ambiente e inclusive aos seres humanos. Assim, observa-se a necessidade de estudos de campo nas áreas mais modificadas, assim como ações que visem sensibilizar as populações sobre a importância das áreas de preservação permanente nas áreas rurais.
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    As aves do canal de Santa Cruz, Pernambuco, Brasil
    (1998) Azevedo Júnior, Severino Mendes de
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    Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva – Quilombo Estrela – Garanhuns - PE
    (2018-08-15) Silva, Jennifer Ferreira da; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125
    Devido à crescente deterioração ambiental, faz-se necessária a utilização de novos métodos de preservação e sustentabilidade, através da aplicação dirigida da Educação Ambiental Técnica na formação do cidadão. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francino Albino da Silva, com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos. Para tal, foram aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimento e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos, aliados aos conhecimentos ambientais e culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida do meio em que vivem. A realização da Percepção Ambiental ocorre pela aplicação de questionário que abordam temas ambientais e suas deteriorações. Desta forma a análise da percepção ambiental complementa a educação ambiental técnica, no sentido de ser o instrumento da avaliação do grau de conhecimento, entendimento e sensibilização dos alunos em relação as interações ambientais, ou seja, “indivíduo-natureza”. As atividades propostas na Escola Municipal Francino Albino da Silva foram realizadas na turma do infantil I e II e na turma do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, sendo que a aplicação da percepção ambiental foi dirigida somente as séries do 1º e 2º ano. Diversas atividades práticas foram realizadas com as turmas do infantil e do fundamental I, possibilitando a aprendizagem através da brincadeira, como a produção de brinquedos recicláveis auxiliando no desenvolvimento da criatividade, no pensamento crítico, na preservação ao meio ambiente e no cuidado ao desperdício, favorecendo, via de consequência, a construção do entendimento da criança, através dos valores ecologicamente corretos.
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    Gestão de resíduos sólidos e a proteção ambiental no cluster de confecção em Santa Cruz do Capibaribe
    (2021-02-24) Ferreira, Rafael Augusto da Silva; Xavier, Maria Gilca Pinto; http://lattes.cnpq.br/6470044940848558; http://lattes.cnpq.br/1771288429635098
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a finalidade dos resíduos têxteis gerados pelas empresas e se a gestão deles estava de acordo com as leis vigentes. Santa Cruz do Capibaribe conta com, aproximadamente, 87.582 habitantes, e é a maior produtora de confecções de Pernambuco e segunda do país. Nos períodos de maior movimento, chega a receber mais 150 mil clientes por semana, que em sua grande maioria estão representadas pelas revendedoras chamadas de sacoleiras. Vale dizer que, Santa Cruz do Capibaribe produz mais de 44,4 mil toneladas/ano de artigos têxteis, o que implica em considerável volume de resíduos. Com resultado, foi demonstrado, que no município que faz parte do Aglomerado de Produção, não tem elaborado planos para o destino dos resíduos visando o meio ambiente ou mesmo o retorno econômico destas sobras de forma sistemática e generalizada.
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    Reabilitação e monitoramento pós-soltura de Bradypus variegatusno Projeto Preguiça-de-garganta-marrom, Recife, PE
    (2019) Silva, Viviane Maria Silveira da; Oliveira, Maria Adélia Borstelmann de; Barros, Nathália Fernanda Justino de; http://lattes.cnpq.br/0990807064246900; http://lattes.cnpq.br/6104426668816123; http://lattes.cnpq.br/0405078960321214
    Tendo em vista, a alarmante diminuição da biodiversidade nas últimas décadas, trabalhos de conservação são de grande importância para a fauna brasileira e o estudo do comportamento tem se mostrado uma ferramenta útil. Monitorar o comportamento dos animais, entre outras vantagens, permite avaliar se as estratégias de reabilitação utilizadas foram boas o suficiente para garantir a soltura exitosa na natureza. O presente trabalho teve como objetivo observar o comportamento de uma fêmea de bicho-preguiça, Bradypus variegatus,em cativeiro durante o período de sua reabilitação, avaliar a possibilidade de soltura e, caso positivo, monitorar seu comportamento em vida livre. Para observação comportamental foi utilizado o método animal focal. Em sessões de observações de 10 minutos, as sequências comportamentais foram registradas durante cinco minutos (05’), seguida por intervalos de cinco minutos (05’), durante três horas (03h) nos turnos da manhã e da tarde, no decorrer de 12 dias não consecutivos, totalizando 50 horas. Após a soltura, foram realizadas mais 25 horas de observação através do método animal focal e com o registro instantâneo. No geral, os comportamentos in situe ex situ, não apresentaram grandes discrepâncias, com exceção do comportamento “descansar” que, em vida livre, teve um aumento proporcional a diminuição do comportamento “alimentar”. Os resultados demonstraram que bichos-preguiças, mesmo quando acolhidos ainda filhotes, podem ser reabilitadas e obter sucesso na soltura, adaptando-se plenamente à vida livre.
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