Navegando por Assunto "Química - Experiências"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola no período de 2014-2018(2019) Santos, Cristiane da Silva; Silva, Cristiane Martins da; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Este estudo tem o objetivo de analisar as principais tendências quanto aos tipos de experimentos presentes nos artigos da revista Química Nova na Escola entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, foi realizado uma busca na seção experimentação no ensino de química, buscando classificar o tipo experimento estava presente na revista. Os tipos de experimentos foram classificados de acordo com Oliveira (2010), que contribui para identificarmos que a maioria dos artigos trazem propostas de experimentos com materiais de baixo custo, e de fácil acesso que podem ser utilizados pelo professor no ensino médio.Item Estudo computacional das reações SN2 e E2: efeito do impedimento estérico do substrato e nucleófilo(2017) Carvalho Júnior, Jailson Alves de; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/5851976775229056Reações SN2 e E2sãoreações típicas da química orgânica.Estas se apresentam como fundamentais na síntese, tanto na indústria como na natureza.Estas reações sofrem influência de algumas variáveis como substrato, nucleófilo e solvente, que favorecemuma dentre as duas reações.Embora elas ocorram de forma simultânea, há predominância de uma sobre a outra em todos os casos. Sendo assim, no presente trabalho foram aplicadosdois métodos teóricos computacionais com o auxilio do programa GAUSSVIEW 09para o estudo cinético e termodinâmico dessas reações, bem como as condições ideais para sua ocorrência. Na primeira parte do estudo se fez uma comparação relativa entre as duas reações a nível semiempirico AM1 e PM6. Nos dois métodos as reações E2 não teve comportamento esperado para os haletosde alquila primário, já a SN2 no método AM1 também ocasionou resultados anômalos, mas no método PM6 se apresentou conforme o esperado. Comisso o estudo das reações E2 foi encerrado. A segunda parte do estudo foi voltada apenas para as reações SN2, em que foram feitos vários experimentos com diferentes eletrófilos e nucleófilos simulando um meio de solvatação metanolico implícito (IEFPCM) a nível semiempirico PM6. Os resultados se mostraram otimistas e corresponderam as expectativas do estudo realizado, onde fatores como efeito estérico noeletrófilo e nucleófilo tiveram influências positivas para o resultado final.Item O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases(2024-09-09) Gomes, Felipe Albuquerque; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6876895388867911Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases, utilizando materiais alternativos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, em que, incluiu a aplicação de aulas expositivas e práticas experimentais, com a posterior aplicação de um questionário para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo ácido e bases e sobre as atividades experimentais. Os resultados demonstraram, portanto, que a integração de atividades experimentais no ensino das funções inorgânicas ácidos e bases, não apenas facilitou a compreensão desses conceitos, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Concluímos que, a experimentação como parte do processo educativo, fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos estudados, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e motivadora, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e promovendo o interesse dos estudantes pela disciplina de Química.
