Navegando por Assunto "Qualidade da educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Contribuição do programa ‘Mais Educação’ na educação básica de uma rede municipal(2020-03-07T03:00:00Z) Leite, Simone Araújo; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/5956595733814710O presente trabalho teve como objetivo analisar a melhoria da qualidade da educação da Rede Municipal do Recife, tendo como suporte o programa federal ‘Mais Educação’. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, realizado em uma escola pública do município de Recife-PE, utilizando dados primários e secundários, por meio de entrevista com a direção da escola e a observação participante da pesquisadora enquanto professora do estabelecimento, bem como análise dos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do país, no período de 2010 a 2017. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Foi evidenciado que o programa ‘Mais Educação’ teve seu sucesso como fator complementar às ações da escola analisada. Desse modo, conclui-se que o programa em si não garante a devida e almejada qualidade na educação, mas aliado a projetos de ensino sérios e comprometidos, pode contribuir significativamente para essa formação integralista e formativa dos indivíduos.Item Qualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de Recife(2022-09-29T03:00:00Z) Barbosa, Priscila Dutra Araújo; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/2576943435295578Esta pesquisa é resultado de um processo de estudo de investigação realizado numa escola pública municipal de Recife - PE. Seu objetivo foi analisar as concepções das docentes de educação infantil e gestão escolar, sobre práticas pedagógicas como uma das dimensões de qualidade da educação, identificando como as professoras da educação infantil e gestão escolar entendem sobre a qualidade da educação e as práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para explicar o conceito de qualidade e qualidade da educação nos apoiamos nos estudos de Cury (2014), Azevedo (2011) e Corrêa (2001). Para explicar a educação infantil e a qualidade da educação infantil nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2008), Oliveira (2011), Kishimoto (1994) e Brasil (2009). Para explicar o conceito de práticas pedagógicas na educação infantil nos apoiamos nos estudos de Barbosa (2010), Lopes (2006), Brasil (1998) e Franco (2016).Com base nos pressupostos do estudo de caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio de questionário aos entrevistados. Buscou-se apreender a importância que as docentes e gestor escolar atribuem à qualidade da educação e às práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo, que permitiu identificar as concepções dos entrevistados. Utilizamos como instrumento o método de coleta de dados o questionário, um instrumento que foi possível diante do contexto da pandemia da covid-19 que se estende desde 2020 até então. Após a coleta de dados realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que as concepções no qual apontam as docentes e gestor escolar, são atribuídas à qualidade da educação infantil através de outros fatores que levam a uma prática pedagógica de qualidade, mas não consideram a prática pedagógica como uma dimensão maior. No entanto, as docentes e a gestão escolar menciona elementos que, para se chegar a uma prática pedagógica de qualidade é fundamental um espaço escolar estruturado, uma boa formação dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica, formação continuada, tempo para planejamento, recursos pedagógicos, uma boa relação entre escola e família, investimento institucional do poder público e etc.
