Navegando por Assunto "Religião"
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Item Democracia, Governança e Participação: resumos [da] 7ª Semana de Ciências Sociais da UFRPE(UFRPE; EDUFRPE, 2017) Zarzar, Andrea Lorena Butto; Sousa, João Morais de; Benzaquen, Júlia FigueredoItem "Não tenho religião, sou discípulo de Jesus": uma análise antropológica sobre o "Movimento Caminho da Graça -Estação Casa Forte"(2019) Silva, Lucas Luiz Rocha Ferreira da; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/3163172105436424Este trabalho se propõe em analisar as motivações dos sujeitos que romperam com religiosidades tradicionais e buscam o ―Movimento Caminho da Graça‖ (CDG) como uma nova vivência religiosa. A religião sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, como também é uma categoria que sempre esteve presente nos estudos sociais. No mundo contemporâneo a relação com o divino ainda é algo evidenciado na vida cotidiana dos sujeitos. Partimos da premissa de que algumas pessoas já não mais se conectam com o discurso e práticas religiosas das religiões tradicionais por acreditarem que as práticas engessam formas de vida e não condizem com os postulados de Cristo.O trabalho é fruto de uma pesquisa etnográfica feita em uma agência do CDG, conhecida como Estação Casa Forte, localizada na cidade do Recife, efetuada nos meses de Agosto-Novembro de 2019. Para análise trabalhamos com o conceito de pertença/desafeição religiosa, bem como a compreensão de uma não determinação religiosa, mas com a presença de religiosidade na vivência dos sujeitos que frequentam a Estação Casa Forte. A partir disso o trabalho argumenta que o CDG é um fenômeno religioso insurgente da complexidade existente no mundo contemporâneo.Item O impacto da adoração a Dionísio na sociedade grega arcaica: o deus do delírio(2025-08-04) Cruz, João Vinicius Dionísio Brito da; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2863821629084937Este artigo investiga o culto ao deus Dionísio na Grécia Antiga, analisando sua importância simbólica, política e social no contexto da pólis. Longe de ser uma manifestação religiosa isolada, o dionisismo é abordado como elemento estrutural das práticas sociais, pedagógicas e cívicas gregas, revelando-se tanto na esfera rural quanto urbana, com destaque para os ritos públicos, como as Dionisíacas. A pesquisa parte da análise dos Hinos Homéricos a Dionísio e de autores como Jean-Pierre Vernant,José Antonio Dabdab Trabulsi, Paul Veyne, entre outros, para compreender as dualidades presentes no deus e em seu culto, e seu papel central na formação da identidade coletiva. Ao explorar a relação entre mito, rito e organização social, o estudo contribui para uma leitura crítica da religião como linguagem de poder, educação e pertencimento na Antiguidade. Também propõe reflexões sobre o lugar da História das religiões no ensino, valorizando a religiosidade como fenômeno simbólico e histórico.Item Religião e religiosidade da juventude universitária da UFRPE, Campus Dois Irmãos, Recife/PE, em tempos pandêmicos(2023-09-20) Oliveira, Cira Cristine Pena de; Aquino, Rosa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7663893470581900; http://lattes.cnpq.br/3265962146694016Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a juventude universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Campus Dois Irmãos, vivenciou religião e religiosidade como suporte, para o enfrentamento da crise pandêmica. Os referenciais teóricos utilizados estão baseados nas pesquisas de Regina Novaes, Jorge Cláudio Ribeiro, Camurça, Groppo, Silva e outros, que têm contribuído para reflexões e análises a respeito de juventude, suas relações com a religião. A pesquisa de campo foi realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Campus SEDE, com jovens de várias idades, gêneros e cursos de graduação e semestres diversos. Para a realização deste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa, o método etnográfico, além das técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Por meio da pesquisa de campo, foi possível verificar que religião e religiosidade foram utilizadas como suporte por esses jovens, para o enfrentamento da crise pandêmica.
