Navegando por Assunto "São Lourenço da Mata (PE)"
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Item Estágio curricular supervisionado obrigatório: mapeamento do risco de inundação do município de São Lourenço da Mata – PE(2020-11-04) Freitas, Pedro Marcos Lira de; Caldas, Anildo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6543959400281255; http://lattes.cnpq.br/8259855042440433O estudo baseou-se na metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para mapeamento de áreas de risco de inundação. Foram utilizadas cenas de radar da missão SRTM, reprojetadas para o SIRGAS 2000, para determinação das características morfológicas do município de São Lourenço da Mata localizado na Mesorregião metropolitana do Recife-PE. A modelagem digital foi realizada através do módulo Hydrology do software ArcGIS 9.3 - ESRI GIS and Mapping Software, licenciado para o Laboratório de Geotecnologias - GEOLab do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE. Para verificar a consistência dos pesos estatísticos calculados, foi verificada a razão de consistência (RC = IC/IR), sendo este parâmetro menor que 0,10 para validação do modelo, em que RC corresponde a razão de consistência, IR corresponde ao índice aleatório e IC ao índice de consistência. Assim utilizando-se de pesos estatísticos para a elaboração do mapa de risco de inundação do Município de acordo com o método estatístico AHP (Analytic Hierarchy Process) que consiste na categorização do problema em níveis hierárquicos lineares de importância em relação a cada fator ambiental pré-definidos. Através dessas análises foi possível indetificar que a cidade apresenta aproximadamente 90% das suas áreas com risco classificado em médio e baixo.Item Planejamento da arborização urbana: estudo de caso da Avenida Duque de Caxias, São Lourenço da Mata - PE(2024-10-01) Cravo, Amanda Clarinda de Melo; Lima Neto, Everaldo Marques de; http://lattes.cnpq.br/6791561445213969O presente estudo teve como objetivo analisar o espaço físico disponível, indicando espécies e o custo de aquisição de mudas para a implantação da arborização viária, com o intuito de subsidiar o plano executivo para a arborização na Avenida Duque de Caxias, São Lourenço da Mata – PE. A metodologia incluiu o levantamento detalhado dos espaços disponíveis para o plantio com medição de largura das calçadas, existência de árvores, postes, placas e rampas de acesso, bem como a altura da fiação e as condições das áreas de passeio, identificando 179 intervalos viáveis, embora limitados pela presença dispersa de elementos urbanos como postes e placas de sinalização. Os resultados destacaram a necessidade de 2.130 mudas para cobrir a demanda de implantação necessária, considerando uma taxa de mortalidade de 50%. Foram selecionadas espécies de pequeno porte adequadas às larguras das calçadas e à altura da fiação, essenciais para mitigar riscos e reduzir taxas de mortalidade das mudas. O levantamento de custos junto a nove viveiros locais revelou orçamentos variáveis entre R$ 383.400,00 e R$ 440.200,00, enfatizando a complexidade e os desafios econômicos associados à aquisição de mudas em uma região com escassez de espécies nativas disponíveis. Além disso, identificou-se uma lacuna significativa na oferta de mudas de espécies nativas nos viveiros locais, sublinhando a importância de políticas eficazes para conservação da biodiversidade urbana e incentivo à produção local de mudas. Conclui-se que um planejamento integrado e participativo é crucial para o sucesso de iniciativas de arborização urbana, envolvendo ativamente comunidades locais, órgãos governamentais e instituições de pesquisa. Esse enfoque não apenas contribui para melhorar a qualidade de vida urbana, mas também para fortalecer a resiliência das cidades frente aos desafios ambientais. Este estudo não só oferece informações pertinentes para a implementação prática de projetos de arborização urbana, mas também destaca a necessidade contínua de adaptação e inovação nas políticas urbanas para promover ambientes urbanos mais verdes e sustentáveis, alinhados com as metas de desenvolvimento sustentável.
