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    Congregação do Oratório de São Felipe Néri no mundo português: historiografia, espiritualidade e organização Século XVIII
    (2021-07-14) Nascimento, Leonardo Junior do; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/9822989545606458
    Nascida das transformações preconizadas pela reforma católica, a Congregação do Oratório de São Felipe Néri constitui-se como comunidade de padres seculares que viviam exercendo o ofício sacerdotal, atuando na sociedade através da missão, pregação e confissão além de promover os exercícios espirituais e a assistência aos pobres. A expansão da Congregação se deu, sobretudo entre os séculos XVII e XVIII, fazendo sentir em Portugal, sob a ação pastoral do padre açoriano Bartolomeu do Quental a criação de um núcleo semelhante ao que Felipe Néri havia criado em Roma. É a partir de Portugal, que os oratorianos se estabeleceram na América-lusa, desenvolvendo uma grande atividade missionária junto ao gentio no sertão da Capitania de Pernambuco. Atuaram também junto a população urbana do Recife, desenvolvendo uma ação política, cultural e religiosa fazendo sentir naquele território a reforma católica e as diretrizes do estado português. É sobre a atuação dos padres do oratório na Capitania de Pernambuco que esse trabalho tem a função de entender como foi escrita a história da Congregação na América-lusa, quem foram seus atores e que imagem criaram sobre os oratorianos. Buscamos entender também como se organizavam, quais eram as diretrizes de sua organização.
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    Disputas, mistura e transformações identitárias: o processo de formação do lugar de Águas Belas e do Aldeamento dos Carnijó, em Pernambuco, entre as décadas de 1650 e 1760
    (2022-05-31) Santos Neto, José Cordeiro dos; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/3864055213140532
    Entre 1654, após a expulsão dos holandeses, e 1760, durante o chamado período pombalino (1750-1777), diversos processos foram realizados no interior da capitania de Pernambuco, que interferiram diretamente na organização e no modo de vida dos povos indígenas. Os indígenas que habitavam a região do atual município de Águas Belas, no agreste pernambucano, vinham passando por processos de contato, reelaboração das identidades, formação de alianças e conflitos por terra, se apropriando dos mecanismos coloniais, de acordo com as limitações impostas e os seus interesses. Dessa forma, o presente artigo tem como principal objetivo a análise e interpretação desses processos relacionais e das disputas por terra, entre as décadas de 1650 e 1760, na formação do lugar de Águas Belas e do aldeamento dos Carnijó.
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    Entre a história e as ruínas: (re) visitando o passado noronhense (século XVIII)
    (2019-12-10) Silva, Ana Carolina Gama da; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/3024527091264728
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    Teoria e prática: uma análise comparativa entre a legislação ultramarina e a realidade do contrabando de tabaco em Pernambuco no século XVIII
    (2024-10-01) Silva, Everton Giovanni Albuquerque da; Abril, Victor Hugo; http://lattes.cnpq.br/7978574619584394; http://lattes.cnpq.br/4951193057750967
    Recentemente o estudo da América Portuguesa a partir de ilegalidades vem ganhando espaço na historiografia nacional. No entanto, apesar de a historiografia sobre as práticas de ilegalidades em Pernambuco durante o período colonial viver uma onda crescente, quando trata-se do contrabando de tabaco é difícil encontrar trabalhos sobre a temática. Dessa forma, a presente pesquisa tem por propósito a análise do contrabando deste gênero na Capitania de Pernambuco para compreender como esse fenômeno histórico insere-se dentro do contexto social e econômico da América Portuguesa. Para isso, utilizou-se o método comparativo entre a legislação existente sobre o comércio e administração do tabaco e documentos oficiais que tratam de casos de contrabando e/ou descaminho, passando de uma escala global para a regional a fim de obter novas perspectivas. Com isso observou-se que a criação de um rígido aparato legal que tinha como meta manter o monopólio comercial do tabaco não foi suficiente e propiciou como consequência formas alternativas de se comercializar o gênero: o contrabando e o descaminho.
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    Têxteis, tabaco e cativos: mapeando a circulação de tecidos no comércio escravista do Atlântico Sul
    (2022-10-03) Ferreira, Heitor Abreu; Lopes, Gustavo Acioli; http://lattes.cnpq.br/4871749798523527; http://lattes.cnpq.br/9361259283969011
    Desde o início do processo da escravidão Atlântica, os tecidos eram utilizados na permuta por homens, sendo considerados por muitos historiadores como a principal manufatura comercializada através do Atlântico. No continente africano, os têxteis eram altamente demandados, podendo ser utilizados de diversos modos: como vestimenta, moeda, em cerimônias religiosas e para outros fins. É sabendo desta importância que se inicia a presente pesquisa, que tem por objetivo mapear os itens transacionados em Luanda e Costa da Mina, inseridos no Tráfico Transatlântico de Escravos, durante o século XVIII. Além disto, o trabalho pretende contribuir para o debate historiográfico sobre a importância dos tecidos e de outras mercadorias no comércio de escravos na Costa da Mina. A discussão central baseia-se na identificação do papel que determinadas mercadorias desempenhavam nos mercados da África atlântica. O procedimento metodológico se dá com a transcrição de uma fatura de carregação da embarcação Nossa Senhora de Nazaré, Santo Antônio e Almas, de 1768-9, que permite traçar uma série de etapas importantes do tráfico transatlântico. A dita corveta parte da Bahia em direção à Costa da Mina, com passagem na Ilha de São Tomé, realizando a compra de cativos. Depois atravessa o Atlântico em direção ao Rio de Janeiro, onde os cativos são vendidos e, por fim, retorna para a Bahia. O principal resultado oriundo da análise da dita corveta foi a percepção de que os tecidos ocupavam o mesmo (ou maior) patamar de importância do tabaco no negócio da Costa da Mina.
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