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    A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio
    (2024-09-16) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.
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    A hidroginástica e os impactos na melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos
    (2023-09-06) Lopes, Guilherme Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6898690352812735
    A hidroginástica oferece um ambiente suave para a prática de exercícios, minimizando o impacto nas articulações e permitindo que os idosos realizem movimentos de maneira confortável. Além disso, os exercícios físicos no meio hídrico constituem uma estratégia de intervenção para promoção de saúde com repercussões positivas na área da saúde pública. A pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Quais os impactos da hidroginástica na saúde e qualidade de vida dos idosos?” Para isso, definimos como objetivo analisar as contribuições da hidroginástica na melhoria da saúde e qualidade de vida de idosos. A pesquisa é uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. A plataforma digital utilizada foi a Scientific Electronic Library Online (Scielo) como fonte de referência. Os descritores empregados foram os seguintes: Hidroginástica; Idosos; Saúde. Utilizou-se os booleanos AND e OR para realizar o cruzamento dos descritores. Os resultados encontrados são quatro artigos que abordaram a temática da revisão. Através da análise aprofundada dos artigos, foi possível uma compreensão maior sobre a importância da hidroginástica na vida de pessoas idosas. Concluímos que idosos aptos, orientados por profissionais de saúde e após avaliação de sua aptidão individual, devem adotar a hidroginástica como um meio valioso para melhorar a qualidade de vida.
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    A relação entre saúde e saneamento básico a partir do papel das tarifas sociais
    (2023-04-26) Nascimento, Jacielle Pauline Lima do; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/8959440966860066
    No Brasil, as autoridades públicas enfrentam dificuldades em garantir a universalização dos serviços de saneamento, o que prejudica principalmente as famílias em vulnerabilidade econômica. Em Pernambuco não é diferente, a sua capital apresenta grandes desafios na prestação contínua do serviço de abastecimento de água tratada, o que exacerba as desigualdades sociais presentes na região. Assim, o objetivo deste trabalho é retratar a correlação entre saúde e saneamento, evidenciando o papel das políticas de subsídios para o cumprimento das metas de universalização dos serviços. Além de apresentar estudos sobre a entrada da iniciativa privada no setor de saneamento que é uma das propostas do novo marco regulatório do saneamento básico no país. Tal medida visa atrair investimentos e potencializar a capacidade de cobertura desses serviços. Todavia, a privatização dos serviços de saneamento é bastante criticada por especialistas, dado às experiências negativas vividas em outros países, onde várias concessões foram desfeitas devido à precariedade dos serviços e ao aumento tarifário sentido pelos usuários. Diante desse cenário, a tarifa social surge como uma importante ferramenta para garantir o acesso aos serviços de saneamento básico pelas populações de baixa renda. No entanto, esta pesquisa apontou a necessidade de revisão do modelo tarifário social que aloca toda a população de baixa renda em um único grupo, ignorando suas especificidades de consumo. Nesse sentido, é fundamental a realização de novos estudos referente à estrutura tarifária, especialmente sobre as políticas de subsídios, voltadas para assegurar o acesso contínuo aos serviços de saneamento básico pelos usuários economicamente desfavorecidos.
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    Ações educativas em saúde para o controle das leishmanioses no município de Igarassu - PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2011) Faustino, Maria Aparecida da Gloria
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    Adequação as boas práticas, direito do consumidor e atividades de produção no Restaurante Skillus: relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório
    (2019) Santiago, Júlia Bianca Ferreira; Alves Filho, Francisco Valerio; http://lattes.cnpq.br/5867822941885322
    As “Boas Práticas” (RDC 216/2004) são a base do funcionamento de uma cozinha profissional para garantir a segurança e evitar a contaminação do ambiente de trabalho, dos trabalhadores e do consumidor final. Da mesma forma, a lei 8.078 / 1990 (Código de Defesa do Consumidor) tem a intenção de proteger os cidadãos contra danos causados por produtores ou prestadores de serviços, sendo assim, é necessário utilizar ambos para analisar tais cozinhas. Neste trabalho serão descritos os procedimentos de produção, limpeza e manutenção na cozinha do restaurante Skillus e tais procedimentos serão comparados com o que é considerado correto por tais normas com o objetivo de compreender se as atividades ocorrem corretamente e se essa cozinha pode ser considerada adequada para a segurança do consumidor.
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    Álbum seriado digital: a vida do homem no espaço
    (2022-06-18) Medeiros, Cássio Ilan Soares; Souza, Clélio da Cruz; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/8590710302894569; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627
    A astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade, fazendo parte da curiosidade do senso comum e está entre os temas que mais despertam o interesse dos jovens na faixa dos 15 anos de idade, o que corresponde ao público que tipicamente inicia o ensino médio no Brasil. Por ser um tema popular e reconhecidamente fundante do pensamento científico moderno, diversos países a inserem em seus currículos de ciências. Sendo assim, com o objetivo de conhecer a complexa relação da vida do homem no espaço foi proposto a elaboração de um álbum seriado digital interdisciplinar e de caráter transversal no qual é composto por nove temáticas elaboradas com base nas competências de várias áreas do conhecimento preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o álbum seriado digital constitui-se de uma maneira alternativa de se trabalhar o conteúdo básico atrelado aos conhecimentos necessários à formação do aluno enquanto cidadão. Além de considerar a diversidade dos alunos e seus contextos, bem como a necessidade de instrumentalizar o professor para dar conta das diferentes demandas que surgem nesse percurso de ensino-aprendizagem, no cenário nacional.
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    Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde, 2009) Dimech, Gustavo Santiago
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    Desenvolvimento de sistema web mobile para home care: beira leito
    (2018-08-23) Sousa, Raul Pedro de Vasconcelos; Carvalho, Tiago Buarque Assunção de; http://lattes.cnpq.br/7150833804013500; http://lattes.cnpq.br/3362844917050042
    Neste relatório é apresentado o Beira Leito, um sistema web-mobile para área da saúde, que auxilia na controle de jornada e estoque para a empresa "Homecare Garanhuns". Home care (Internação domiciliar) é uma modalidade de assistência médica em que o paciente fica internado em casa, recebendo visitas periódicas dos profissionais de saúde que o acompanham, tais como: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, entre outros. O paciente também recebe os medicamentos e outros produtos associados a seu tratamento em casa, sendo estes aplicados pelo profissional que realiza a visita. Devido a suas características particulares essa modalidade de atendimento apresenta problemas e desafios característicos tanto da área da saúde (acompanhamento e evolução do estado do paciente) quanto administrativa (controle de estoque e estimação dos custos associados). Por isso foi proposto o Beira leito consiste em um sistema Web-mobile que auxilia no controle da jornada de trabalho dos profissionais, monitorando seu local e procedimentos realizados pelos mesmos através de um aplicativo instalado em um tablet que funciona como uma "prescrição digital"contendo os horários, itens e descrição do procedimento médico a ser realizado, onde ao termino do mesmo o profissional informa se o mesmo foi realizado ou não. Na frente web é parte administrativa onde são cadastrados os profissionais, produtos,pacientes e procedimento, assim como também é possível realizar o acompanhamento dos custos associados as operações assim como o monitoramento dos funcionário e pacientes. Ao termino do estágio conseguimos elaborar um MVP (Minimum Viable Product) que contendo tudo que foi requisitado pelo cliente e pronto para começar a ser validado comercialmente.
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    Educação física escolar e saúde de adolescentes: uma revisão narrativa
    (2025-08-06) Souza, Gleidson de Oliveira; Oliveira, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/5548486353463233; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
    Comportamentos de saúde ou de risco cultivados na infância e adolescência tendem a ser perpetuados na vida adulta. Cultivar hábitos saudáveis, alimentares e de atividade física na infância e na adolescência é fundamental para que esses comportamentos de saúde se perpetuem na vida adulta. No entanto, muitos fatores podem favorecer a inatividade física e hábitos alimentares de risco. O período de isolamento, durante a pandemia, que resultou no fechamento das escolas, possivelmente favoreceu comportamentos sedentários, diminuição da freqüência de atividade física e hábitos alimentares menos saudáveis. Partindo dessa problemática levantamos o seguinte questionamento: como os programas de educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes? Com o intento de responder a pergunta levantada, definimos como objetivo geral: Identificar como os programas que tratam da educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes. Ancorado ao objetivo geral, pretendemos: analisar a relação entre a educação física escolar e saúde nas escolas; e, identificar os programas que tratem da educação física escolar e saúde com foco nos adolescentes. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, trabalhos dos últimos 10 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, para essa busca, definimos os seguintes termos: “educação física escolar”, “saúde” e “adolescente” como descritores, utilizando o booleano “AND”. Diante disso, verificou-se a insuficiência de trabalhos propondo Programas de educação física para a promoção da saúde de adolescentes sendo identificados apenas quatro. Os resultados apontam para a necessidade qualificar os docentes na Educação Física como caminho eficaz para estimular estilos de vida mais ativos, promoção da saúde e prevenção de doenças na juventude. A escola se mostra como importante para a implementação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas escolares com enfoque interdisciplinar se mostram importantes na promoção da saúde de adolescentes com excesso de peso, especialmente se tiver continuidade. Abordagens sensíveis educativas sensíveis e integradas no ambiente escolar podem favorecer a compreensão da percepção dos estudantes sobre seus corpos e a conexão entre as práticas prejudiciais à saúde.
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    Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de Azevedo
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    Implantação de quintais produtivos em busca da valorização e soberania alimentar da comunidade da Nova Tatuoca
    (2017) Ferreira, Joanne Kaline de Oliveira; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/8545969062098278
    A proposta desse projeto está baseada na realização de atividades educativas não formais, relacionadas às práticas complementares e integrativas de saúde, na busca da valorização e soberania alimentar, com moradores da Vila Tatuoca e de seu entorno. Trata-se de uma comunidade que foi remanejada a partir da expansão do Complexo Portuário de Suape, o que acarretou uma mudança nos hábitos de cuidado, costumes alimentares e práticas de lazer a partir da mudança do local de moradia. Tomando como referência a importância da segurança alimentar, do lazer e a utilização das plantas medicinais para o cuidado de si e da família, referenciada nos conhecimentos populares tradicionais, pretende-se desenvolver atividades com as famílias remanejadas na perspectiva de contribuir para o acesso aos direitos sociais de saúde, lazer e segurança alimentar. Por meio da utilização base metodológica, as etapas da metodologia da educação popular pretende-se: estudar a realidade local, com a realização do levantamento dos hábitos alimentares, de lazer e cuidado das famílias; organizar os conhecimentos - através da realização de oficinas, palestras, apresentação de vídeos, vivências, com a participação da comunidade envolvida e da equipe; e aplicação do conhecimento, por meio da implementação de Quintais Produtivos; concluindo com uma culminância planejada coletivamente.
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    Leishmaniose Visceral Americana — Conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença
    (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2011) Alves, Leucio Câmara
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    Merenda escolar: uma questão de saúde e cidadania
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Celiane Gomes Maia da
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    Monitoramento tecnológico de nanoemulsões produzidas a partir de óleos essenciais e sua aplicação na saúde humana e veterinária
    (2021-12-09) Bastos, Paulo Eduardo da Silva; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/0631591157585136
    Nanoemulsões produzidas com óleos essenciais (NEOEs) são formulações com grande potencial terapêutico dentro da saúde humana e veterinária, duas áreas mercadológicas que tendem a mover uma grande quantidade de dinheiro ao redor do mundo. O presente trabalho objetivou um monitoramento tecnológico, levantando patentes e artigos referentes à NEOEs com aplicabilidade na área da saúde humana e veterinária. O levantamento foi realizado a partir da metodologia de revisão sistemática, sendo os documentos adquiridos em diferentes bases de dados. Os documentos então passaram por um processo de inclusão e exclusão, sendo então tabulados e analisados quanto as variáveis escolhidas. Foram encontrados um total de 153 artigos e 34 patentes. O país com maior quantidade de publicações desse tipo de formulação para as áreas propostas foi o Brasil, sendo o único com publicações destinadas à medicina veterinária. Junto ao Brasil, observamos que a Índia e o Irã possuem altas quantidades de artigos científicos, ficando à frente de grandes potências como China e EUA. Avaliando agora, os documentos de patentes, o Brasil continua em primeiro lugar na área, mas agora, como países concorrentes, surgem a China e os Estados Unidos. Isso nos indica que países como Irã e Índia, não estão protegendo seus produtos, diminuindo o potencial inventivo das respectivas nações, perdendo para as grandes potências no segmento de inovação tecnológica. Além disso, observamos uma maior aplicabilidade das NEOEs como potencial citotóxico, isto é, sendo aplicada para a destruição de células patogênicas (bactérias, fungos, protozoários, vermes e células cancerígenas). A maior parte das patentes encontradas pertenciam a instituições de ensino, e poucas à indústria privada. No mundo, pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento de NEOE com aplicação na medicina veterinária, o que a torna um campo pouco explorado, mas com grande potencial uma vez que é uma indústria de alto poder monetário. Apesar de haver uma maior quantidade de produtos voltados para a saúde humana, poucas doenças sistêmicas têm sido estudadas para a aplicação das NEOEs, o que seria mais um campo promissor para o desenvolvimento de futuras pesquisas.
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    O conceito de saúde na representação social de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-06-03) Toledo, Gerlaine Alves; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Com o objetivo de pesquisar a representação social dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, essa pesquisa se utilizou como base de dados textos publicados entre os anos 2012 até 2021 no site Scielo. Foram feitas buscas com os descritores Educação Física Escolar e Saúde e encontradas 12 obras previamente selecionados durante a pesquisa, com parâmetros relevantes para a contribuição do entendimento de como se encontra o conceito saúde na sociedade e entendimento do objetivo deste estudo. Os resultados foram inseridos em um quadro elaborado, identificando os autores, o tipo, objetivos, resultados e ano de publicação do trabalho. Para o levantamento da representação social do conceito de Saúde dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, foi elaborado um questionário, que não pôde ser aplicado presencialmente por motivo de manter o distanciamento social como medida preventiva causada pela Pandemia causada pelo Covid-19. Então, por esse motivo, o questionário foi aplicado de forma on-line através da plataforma Google Forms, utilizando o método de Associação Livre de Palavras, contendo seis perguntas; sendo três para identificação pessoal e três relacionadas ao entendimento sobre saúde. O questionário foi divulgado nos grupos de WhatsApp dos alunos do curso, resultando em um número de 37 voluntários. E como resultado, pôde-se perceber um número maior de respostas obtidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º período, o que resultou em uma relação entre saúde mais direcionada para alimentação. Para entendimento desse resultado deve-se levar em consideração que as respostas dos alunos dos primeiros períodos ainda estão embasadas pelo senso comum e o conhecimento é uma progressão que se obtém durante toda a graduação. Com base nesse resultado, indica-se uma nova pesquisa nos períodos finais de curso com esses mesmos voluntários dos três períodos inicias, para levantamento mais satisfatório da pesquisa, com a desconstrução do senso comum e com embasamento mais científico.
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    O trato com o conhecimento da cultura corporal e sua relação com a saúde nas aulas de educação física
    (2019-02-07) Santos, Hugo Rafael Rodrigues dos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6640529406330169
    O presente trabalho de pesquisa se propõe analisar o trato com o conhecimento saúde nas aulas de Educação Física, identificando a contribuição da produção do conhecimento em Educação Física escolar no Estado de Pernambuco acerca dessa temática e reconhecendo as experiências pedagógicas de professores da área que abordam a saúde em suas aulas com base na Metodologia Crítico-Superadora. A saúde enquanto conhecimento a ser abordado nas aulas de Educação Física tem sido desenvolvido de forma predominante numa perspectiva individual, sendo necessário uma reorganização da prática dos professores para que considerem as especificidades dos sujeitos, assim como o meio no qual eles estão inseridos, levando-os a refletir pedagogicamente, de maneira crítica, sobre a relevância do conhecimento a ser construído. Sendo assim, nos valemos da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, analisada por meio da análise de conteúdo (MINAYO, 2008). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que trata pedagogicamente a saúde em suas aulas, a partir de dois aspectos: a) Concepção de acerca da saúde; b) Metodologia do Ensino. Nesse contexto, afirmamos que é possível abordar a saúde de forma crítica nas aulas de Educação Física escolar, seguindo as contribuições da Metodologia Crítico-Superadora, a qual permite, de modo sistematizado, que os professores organizem o pensamento a respeito da temática dentro das aulas de Educação Física, conduzindo o aluno a usar os conhecimentos construídos para intervir socialmente no meio que vive.
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    Produção do conhecimento em Educação Física escolar: a questão da saúde
    (2021-02-23) Sena, Ângela Souza Pantaleão de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6515200410221210
    O presente trabalho tem como objetivo, analisar as concepções de saúde implícitas nas monografias produzidas no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir do mapeamento dessas produções e identificando suas contribuições para compreensão do conceito de saúde no contexto da formação de professores de Educação Física. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, tendo como principal fonte, as monografias cujos objetos de estudo apresentam a relação entre Saúde, Educação Física e Escola, entregues no período de 2013-2019, considerando àquelas que estavam disponíveis on line até março de 2020, quando se iniciou a pandemia do COVID-19, publicadas no Sistema Integrado de Bibliotecas/UFRPE. Desse modo, percebemos que, das 142 monografias que acessamos para análise, apenas quatro delas estão diretamente relacionadas ao tema em questão, o que indicou que a perspectiva individual ainda é uma forte presença nas referências dos autores, apontando a necessidade de ampliação dos estudos, e uma maior aproximação com as referências que abordem a saúde numa perspectiva coletiva, para a Educação Física avançar em seu campo de intervenção.
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    Rede Saúde na Escola: tecendo as teias dos saberes na promoção da qualidade de vida
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Regino, Fabiane Alves
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    Relação entre saneamento básico e indicadores de saúde: panorama Brasil, Nordeste e Pernambuco
    (2019) Lins, Julia Camila de Barros; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607
    Nas últimas décadas, os indicadores de mortalidade apresentaram considerável melhoria. A partir de 2016, no entanto, o movimento passou a ser inverso e as taxas de mortalidade mostraram tendência de crescimento. Tais fatos coincidem com a estagnação do investimento em saneamento. O presente estudo propõe fazer um panorama temporal sobre as condições atuais de saneamento e saúde em três unidades geográficas: Brasil, Nordeste e Pernambuco. Assim, pode-se também investigar se existe correlação entre os indicadores de saneamento e de saúde. Esse panorama foi construído a partir de dados do IBGE, SNIS e DATASUS, entre os anos de 2006-2016. Constatou-se pela análise feita a estagnação do investimento em saneamento e persistente déficit na cobertura de esgotamento sanitário em todo o país. Concomitantemente, as taxas de mortalidade por morbidade, que vinham em queda significativa até 2008, passaram a ter trajetória irregular desde então em todas as unidades geográficas estudadas. Por fim, a recente epidemia de arboviroses e a prevalência das doenças diarreicas como agentes de mortalidade infantil apontam para uma possível correlação entre saneamento básico e saúde.
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